iOS-apps
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

8 dicas fundamentais para quem quer começar a desenvolver apps para iOS

Muitas vezes uma ajuda inicial faz toda a diferença quando precisamos lidar com uma tecnologia que ainda não conhecemos. Com o desenvolvimento em código nativo para iOS não é diferente.  Pensando nisso, veja 8 dicas com informações básicas, porém fundamentais para quem está começando.

1) Conheça as diretrizes da Apple antes de desenvolver

Diretrizes da App Store

Para disponibilizar um Aplicativo na App Store, você precisa submetê-lo para avaliação da Apple. Para manter a qualidade e segurança, seu app será aprovado somente se seguir as diretrizes de revisão da App Store. Então, leia essas diretrizes antes de começar a desenvolver para evitar a desagradável surpresa de que seu aplicativo não será publicado na loja após a revisão da Apple.

Diretrizes de Design

Quando estamos desenvolvendo para mobile é muito importante conhecer as diretrizes de design e usabilidade da plataforma do aplicativo. O usuário está acostumado com esses comportamentos e desenvolver seguindo os padrões do dispositivo facilita o entendimento das funcionalidades do seu app. Leia o Human Interface Guidelines e as dicas do que fazer e o que não fazer antes de definir como será o design do seu app.

2) Saiba o que é necessário para o desenvolvimento para iOS

Para o desenvolvimento em código nativo, você irá precisar de um Mac com o Xcode instalado. O Xcode é a IDE de desenvolvimento da Apple. Para disponibilizar o app  Apple Store, é necessário uma conta de desenvolvedor da Apple que pode ser obtida em Apple Developer Program (https://developer.apple.com/programs/). A partir do Xcode 7, que ainda está na versão beta, é possível instalar o app no seu dispositivo mesmo sem a conta de desenvolvedor.

3) Identifique para qual das versões do iOS você deve desenvolver seu app

O gráfico abaixo, retirado do próprio site da Apple, mostra que 98% dos dispositivos da Apple utilizam o iOS 7 ou 8. Além disso, a atualização do iOS 6 para o iOS 7 alterou muito os dispositivos, principalmente em relação à Design e UX. Sendo assim, exceto se existir algum requisito muito forte, não é recomendado desenvolver para iOS 6.

ios

4) Escolha entre Swift ou Objective-C

Você deve escolher em qual linguagem de programação irá desenvolver o seu aplicativo. Essa é uma discussão muito longa e mereceria um post específico comparando as duas. (Relaxa, em breve você vê por aqui). Mas de forma bem resumida,   Objective-C é uma linguagem consolidada e com mais referência na internet por já estar sendo usada há vários anos. Swift é uma linguagem mais limpa, mais moderna, mas ainda é muito recente – foi lançada há pouco mais de um ano.

5) Utilizar Storyboard, arquivos Xib ou código para interfaces?

Para o desenvolvimento das interfaces existem as três opções. Os Storyboards suportam o desenvolvimento de várias telas e permitem que as transições entre elas sejam feitas sem utilização de codificação. Mas é importante tomar muito cuidado, pois caso seu app possua um fluxo complexo, a manutenção disso via Storyboard pode se tornar um problema. Os arquivos Xib permitem a componentização e reutilização de views. A codificação de interfaces possui mais recursos e normalmente é utilizada em casos de comportamentos específicos.

6) Conheça os principais componentes

Entenda como funcionam os principais componentes já existentes como Navigation Controller, Tab Bar Controller, Table View Controller e Collection View Controller. Eles podem ajudar a definir como o app será construído e como será funcionamento das telas bem como o fluxo de navegação entre elas. Procure por bibliotecas antes de sair desenvolvendo seus próprios componentes. O CocoaPods (https://cocoapods.org/) é um ótimo lugar para pesquisar.

7) Entenda como funciona o Auto Layout

Para desenvolver telas com comportamentos dinâmicos é fundamental entender o funcionamento do Auto Layout. Entenda como utilizar as prioridades nas constraints para posicionar os elementos na tela.

8) Coloque a mão na massa

Ler e entender os princípios da tecnologia é muito importante para o aprendizado. Mas mais importante é partir para a prática. O site da Apple possui um tutorial Start Developing iOS Apps Today que pode ser feito gratuitamente.

 

Você pode ler mais sobre desenvolvimento mobile aqui, aqui e aqui. Se a sua empresa precisa desenvolver uma solução mobile, entre em contato com a gente.

 

Por: Thiago Araújo e Jéssica Saliba.