Python
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como gerar gráficos usando python

Há muitas formas de se trabalhar com dados e existem algumas ferramentas muito boas, como o próprio Excel. Mas, como gerar conteúdo gráfico dinâmico de maneira simples? Para começar, você precisa ter o python instalado em sua máquina e ter uma boa noção básica com uso da linguagem de programação python. 

O próximo passo é a instalação da biblioteca Matplotlib. Ela possibilita a criação de  variados gráficos com várias modificações, que são possíveis de configurar usando o python. Use o comando abaixo no seu projeto: 

pip install matplotlib 

Nessa mesma pasta, você deverá criar um arquivo python, como, por exemplo, “grafico.py”. Utilizaremos  a biblioteca para criar – ou plotar -gráficos. Portanto, o primeiro passo é importar a parte da biblioteca responsável pela plotagem dos gráficos. 

Agora, simularemos alguns dados fictícios para  gerar um gráfico a partir do exemplo a seguir: 

Imagine que a empresa em que você trabalha deseja visualizar um gráfico em uma apresentação com base nos dados dos produtos e seus respectivos lucros do mês atual. Esses dados lhe foram entregues da seguinte forma:   

  • Produtos A, com 500 reais de lucro total; 
  • Produtos B, com 200 reais de lucro total; 
  • Produtos C, com 400 reais de lucro total; 
  • Produtos D, com 200 reais de lucro total; 
  • Produtos E, com 50 reais de lucro total. 

Agora, criaremos um gráfico das nossas vendas mensais para comparar o lucro. Para isso, precisamos falar para o pyplot quais são os produtos e quais são seus respectivos lucros. Faremos isso criando duas listas, uma com os produtos e outra com os valores. 

Diante disso, basta indicarmos para o pyplot plotar (plot) o nosso gráfico e, posteriormente,  para ele criar o gráfico. O pyplot construirá o gráfico e o guarda em uma região da memória. Para conseguirmos ver o gráfico, guiar o pyplot a mostrá-lo ( show() ): 

Clicando no CTRL + F5, o seguinte gráfico será plotado: 

gráficos usando python

 Perceba que temos um problema: a visualização de lucro do produto D não está visualmente tão fácil de identificar. Por isso, vamos duplicar e acrescentar um terceiro parâmetro na plotagem, deixando o código da seguinte forma:

 gráficos usando python

Clicando no CTRL + F5, o seguinte gráfico será plotado: 

gráficos usando python

 O Matplotlib por muitas vezes é questionado, devido a sua simplicidade. Entretanto, as pessoas que fazem o seu uso têm em mãos uma ótima ferramenta prática para usar em vários momentos de sua vida, sem muitas dificuldades. Gosta de tecnologia, agilidade e transformação digital? Então acessa o nosso podcast “Os Agilistas” lá no spotify e fique por dentro de mais assuntos como este. 

Preencha seus dados para receber nossa newsletter!

Ficou com dúvidas?

contato@dtidigital.com.br
R. Antônio de Albuquerque, 330 – 14° andar
Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-010

Cuidado

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para analisar sua experiência no site e personalizar conteúdos e anúncios durante sua navegação. Ao navegar pelo site, você autoriza a DTI Digital a realizar tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.

You will be redirected to spotify