Como integrar designers e desenvolvedores?

Por Camila Palhares|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Jun 2019

Design e desenvolvimento precisam trabalhar em conjunto. Neste post vamos mostrar como integrar designers e desenvolvedores e discutir porque as equipes de design e desenvolvimento devem ser próximas e como podemos construir uma cultura de interação melhor.

Separados pela maternidade, unidos por pixels

Para algumas pessoas ainda existem obstáculos e tabus na relação entre designers e desenvolvedores. Muitas acreditam que os projetos que tiverem os dois trabalhando juntos terão maiores chances de surgirem conflitos e frustrações. Seja porque um não compreende o trabalho e esforço do outro ou porque muitas vezes estas pessoas estão distribuídas em partes diferentes da empresa.

O primeiro passo para começar a integrar estas pessoas é mudar este tipo de percepção e entender que produtos de sucesso exigem uma colaboração efetiva e comunicação aberta entre elas, afinal ambas estão criando para o mesmo fim.

Quer ver mais conteúdos como esse?

Unindo forças para integrar designers e desenvolvedores

integrar designers e desenvolvedores
Como podemos unir forças e estabelecer um novo tipo de relação entre elas? Apresento abaixo os três “C’s” que podem auxiliar a aproximação.

Converse

Tudo pode começar com uma simples conversa para entender como funciona o trabalho de cada um. Aqui na DTI, designers e devs sentam se lado a lado e estão sempre comentando sobre o trabalho um do outro. Se na sua empresa a estrutura não permite esta proximidade, tente estreitar laços de outras maneiras: seja por meio de um convite para almoçar juntos ou até mesmo de reuniões semanais visando o entendimento dos processos de cada um.

No inicio esse movimento pode parecer estranho e até mesmo pouco eficiente, mas com o passar do tempo você perceberá que quanto mais entendemos o que os outros fazem, menores são as barreiras entre os papéis, contribuindo assim para a construção de um ambiente mais empático e colaborativo para todas as partes.

como integrar designers e desenvolvedores
Quanto mais entendemos o que os outros fazem, menores serão as barreiras entre os papéis.

Cocrie

Envolver os desenvolvedores em nosso processo de criação e nas nossas tomadas de decisão é um outro caminho para essa aproximação. Quando estas pessoas trabalham em conjunto as chances de estabelecer um canal de comunicação aberto são maiores, fazendo com que a troca de ideias e soluções aconteçam com mais liberdade e frequência. Além de deixar todos mais informados e engajados, o processo de cocriação pode trazer novos pontos de vista sobre o trabalho criado, gerando mais ideias de como os fluxos e elementos poderiam funcionar.

Muitas vezes o designer não tem conhecimento sobre as limitações técnicas que a criação trás para o desenvolvimento. Ou o desenvolvedor não tem claro em sua cabeça como a funcionalidade ou comportamentos desenhados pelo designer deveriam funcionar.

Compartilhe

Compartilhar conhecimento e experiências é mais do que válido se estamos buscando empatia e colaboração no ambiente de trabalho. Repasse as jornadas, personas e visões percebidas até então com o restante da equipe de desenvolvimento. Objetivos comuns aumentam o entendimento da função e uso do produto por todos, e assim diminui as chances de surgirem criações impossíveis de se desenvolver ou complicações técnicas desnecessárias.

integrar designers e desenvolvedores

Ao infinito e além para integrar designers e desenvolvedores

Caso sinta a necessidade de iniciar um novo fluxo de interação entre estes papéis, experimente essas dicas na sua empresa. Você descobrirá que esta busca pode trazer muitos benefícios que você nem imaginava.

Na DTI entendemos que a interação entre os designers e desenvolvedores é fundamental para o desenvolvimento das nossas soluções. Por isso além da colaboração buscamos sempre a transparência e empatia. Acreditamos que a cultura de compartilhamento pode se transportar para o nosso dia a dia de trabalho e na forma como nos relacionamos com nossas criações e pessoas.

como integrar designers e desenvolvedores
Se interessou pelo o que estamos fazendo? Venha ouvir nosso podcast ou siga a gente nas nossas redes sociais: Instagram e Linkedin.

Quer saber mais?