Cultura ágil: Ritos e costumes nas organizações agilistas

Por Arthur Almeida|
Atualizado: Set 2021 |
Publicado: Mar 2021

Dentro da abordagem ágil, há diversos processos únicos e característicos dessa filosofia. A divisão dos colaboradores por estruturas é o primeiro passo para manter as dinâmicas do agilismo na empresa. Em segundo lugar, destaca-se a adoção de uma cultura ágil dinâmica e horizontal, junto da aplicação de ritos específicos, capazes de garantir a interação de todos os envolvidos no processo de produção.  

Antropólogos definem a cultura como um complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Em uma empresa ágil ela serve para reunir conhecimentos e compartilhar costumes para o bem comum. Na dti, por exemplo, faz parte da nossa cultura nos reunirmos todos os dias para fazermos a daily. 

Cultura ágil

Então, afinal de contas, o que é a Daily? Por quê a fazemos? Continue a leitura e mergulhe em alguns aspectos da cultura ágil! 

Daily  

Primeiramente, começamos pelo momento da conversa diária: a daily. Ela acontece na intenção de alinhar com os colaboradores do Squad o que está em andamento na equipe (se quer saber mais sobre os Squads, clique aqui). Ademais, é um momento de compartilhar como o dia de trabalho está sendo e se há dificuldade na execução de alguma tarefa.  

Essa interação promove uma atmosfera mais colaborativa e insere todos da equipe no mesmo contexto, sem que haja nenhuma disparidade de funções ou desvio de resultados. Com isso, todo mundo fica na mesma página, o que é essencial para o sucesso de uma equipe!

Quer ver mais conteúdos como esse?

O que é One on One?

Com a cultura ágil, alguns ritos são implementados no dia a dia dos colaboradores. Um deles é a One on One: rito onde duas pessoas conversam a fim de expôr aspectos que não necessariamente estão ligados ao trabalho. É natural que, com o passar do tempo e evolução de nossas carreiras, chegue o momento em que o acúmulo de conhecimento e experiência nos proporcionem uma alavancagem ou novas funções. Essas mudanças nem sempre chegam da maneira esperada, ou podem vir carregadas de novas incertezas: é aí que as One on Ones encontram seu propósito. 

A reunião apresenta um caráter de bate-papo, e tem o objetivo de construir relacionamentos verdadeiros, garantindo que a liderança não se resuma à gestão de atividades e pessoas de uma equipe. O ideal é que essa reunião aconteça, pelo menos, uma vez ao mês.  

Feedbacks mais diretos constroem um bom relacionamento interpessoal e tende a maximizar a performance dos colaboradores ao executarem o trabalho. Em outras palavras, eles são capazes de construir um time mais forte e com o mesmo foco, fundamental para o funcionamento da equipe. 

O que é OKR? 

Certamente, uma das bússolas para a manutenção da cultura ágil é o OKR, que significa Objective Key Result. O OKR tem seu conceito geralmente atribuído ao engenheiro Andrew Grove. Eles arquitetam uma meta – claramente definida – e criam medidas específicas de resultados-chave para a realização de alguma demanda. 

A análise dos OKRs deve ser qualitativa e quantitativa, para que os resultados não deixem de ser desafios e se tornem preocupações doentias que pressionem os colaboradores. Isso pode fazer com que eles percam qualidade no processo. 

Portanto, os OKRs são a definição de como chegar em um objetivo comum. 

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, leia este artigo.

Mission Command 

Esse rito acontece a cada três meses entre o cliente e os membros da equipe responsável pelo respectivo projeto. Ele tem como objetivo a localização o diagnóstico dos principais desafios, objetivos e indicadores (OKRs) para uma das entregas ser feita em questão.  

A partir desse rito essencial para a cultura ágil, é possível alinhar com o cliente qual o principal foco de uma demanda, quanto tempo para finalizar e os caminhos escolhidos para a entrega. 

Integração 

Este é o momento em que trabalho pode – e deve – ficar de lado. Ou seja, trata-se de uma reunião que não tem periodicidade definida e que representa um momento descontraído da equipe. Nela, os colaboradores trocam figurinhas e conversam sobre assuntos em comum, participam de dinâmicas em grupo e, sobretudo, se divertem. 

Sprint  

A Sprint é o período para a realização de entregas pré-estabelecidas pelo time. Antes de entrar de fato em uma Sprint, é necessário pontuar os principais tópicos a serem trabalhados e definir todos os OKRs. Em seguida, a Sprint serve como território fértil para estimular a geração de valor nesse período.   

E se meu OKR não for atingido até o fim da Sprint?  

O pilar da cultura ágil é a adaptabilidade, e o não cumprimento de uma tarefa não deve ser um bicho de sete cabeças. Portanto, o ideal é ter a capacidade de pontuar as dificuldades e impedimentos que causaram o atraso, aprimorando o método em futuras entregas. 

Cultura ágil

Como já abordamos anteriormente neste artigo, a metodologia ágil se guia por princípios do manifesto ágil. Entender quais são esses princípios é o primeiro passo para implementar a cultura ágil em uma organização. Em segundo plano, é preciso saber que adaptação é a melhor amiga dos bons resultados! Isso implica que ter a cultura ágil enraizada na empresa é sinônimo de saber lidar com contratempos e com a instabilidade do mercado.

Em conclusão, esses são alguns dos principais ritos e elementos da cultura ágil dentro e fora da dti. Em nosso podcast Os Agilistas, te contamos mais sobre a disseminação e facilitação da metodologia ágil para empresas. Confira lá e dê play!

Quer saber mais?

Metodologia Ágil

Confira outros artigos

Veja outros artigos de Metodologia Ágil