Design thinking: tudo o que você precisa saber sobre

Por dti digital|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Abr 2017

Sabemos que atualmente o papel do designer vai muito além de prototipar telas bonitinhas. Nesse artigos vamos falar sobre um processo que permeia a ação dos designers aqui na DTI, O design thinking.

O que é design thinking?

É o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Uma forma de resolver problemas, desenvolver produtos e pensar projetos baseado no processo cognitivo que os designers usam. Fazem parte do pacote: pesquisa, brainstorms, seleção de ideias, prototipagem.

Design Thinking é uma abordagem antropocêntrica para inovação que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios”, conceitua Tim Brown, autor do livro Change by Design.

A DTI Digital oferece também este serviço aos nossos clientes. Nossos projetos sempre começam com uma etapa inicial de entendimento do usuário, levantamento das suas necessidades e expectativas para então partirmos para a criação de uma solução, com fase de prototipação e testes antes da aplicação final.

 

Quer ver mais conteúdos como esse?

O que é Design Sprint?

É um processo de 5 dias desenvolvido pela Google Ventures, para responder questões críticas de negócio através do design, prototipando e validando ideias com os usuários. Ao invés de esperar para lançar um MVP (Minimum Viable Product) para descobrir se a ideia é boa ou não, processo esse que pode tomar vários meses, o Design Sprint encurta o caminho para o aprendizado.

 

 

Quando usar Design Sprint ?

  • Para concepção de novos produtos
  • Para idéias que ainda precisam ser amadurecidas
  • Para explorar a fundo uma funcionalidade complexa

Qual o diferencial do Design Sprint? 

O Design Sprint é uma metodologia colaborativa.

A ideia é reunir toda equipe, para evitar meses de discussões intermináveis e idas e vindas de um projeto.

Quem participa do Design Sprint ?

Os integrantes que participam do design sprint são os que compõe o time de produto. Ou seja, Designer(s), os usuários, um product manager e alguém com um background mais técnico (desenvolvedor).

 

ENTENDER E DEFINIR

Antes que os participantes do Design Sprint possam criar alguma coisa, eles precisam entender:

Desafio – Qual problema eles estão tentando resolver?

Personas – Para quem eles estão projetando?

DIVERGIR E DECIDIR

Uma vez que os participantes tem um entendimento do produto e dos seus usuários, é hora de divergir. Nessa fase todas as idéias são bem vindas.

A ferramenta? Brainstorm individual e em time.

Em seguida, é necessário decidir qual ideia será explorada a seguir na prototipação.

PROTIPAR E VALIDAR

Durante essa fase, os participantes trabalham juntos em um protótipo. Essa é uma forma de testar ideias sem investir muito dinheiro, horas ou recursos.

Como prototipar? Criando o UX Flow (Jornada) e alguns protótipos rápidos.

Em seguida o resultado é validado com os usuários e o ciclo pode ser reiniciado.

Quer saber mais?