Desk research: entenda o que é e como realizar uma pesquisa desk
O processo de pesquisa é imprescindível dentro do cenário de Product design, mas nem sempre podemos ter todos os recursos que gostaríamos para realizá-la. Pensando nisso, a Desk Reasearch pode ser a ferramenta ideal para minimizar os impactos das limitações e até para ajudar a iniciar a pesquisa de uma maneira mais orientada. Nesse artigo vamos explicar o que é uma Desk Research e deixar algumas dicas de como você pode utilizar a pesquisa desk de maneira segura e eficiente.
Sumário
O que é desk research?
A Desk Research, também conhecida como pesquisa secundária ou pesquisa desk, é utilizar dados anteriormente mapeados por outras pessoas que se encaixem na sua necessidade de descoberta. De modo geral, essas informações estão disponíveis na internet e em plataformas impressas e se não forem exatamente o que você precisa, pelo menos podem te ajudar a direcionar os seus esforços. Um exemplo prático é visitar páginas como Reclame Aqui e as lojas de aplicativos para ver como soluções do mesmo nicho têm trabalhado a experiência das pessoas usuárias.
Como utilizar desk research?
Antes de iniciar a Desk Research, tente levantar quais são as perguntas que você pretende responder com aquele levantamento, afinal existe uma infinidade de informações na internet. Afinal, se você não delimitar quais são os seus objetivos, você pode acabar se perdendo no processo.
Com as perguntas mapeadas, busque por fontes confiáveis que possam te ajudar a trazer dados reais para embasamento, neste momento é importante compreender em qual meio podem haver mais dados sobre o seu público. Por exemplo, se você está buscando informações sobre jovens entre 14 e 18 anos, provavelmente haverá bons insights nas redes sociais. Mesmo que este meio possa não ser 100% confiável, ao menos conseguirá ajudar na busca de termos e abordagens para sua validação em pesquisas ou artigos.
Além dos tópicos anteriores, um passo muito importante para qualquer pesquisa é conseguir documentar e correlacionar os dados, portanto desde o início procure um meio de consolidar e reunir as informações que está levantando.
Dados para desk research
Um cuidado importante quando falamos em Desk Research é garantirmos a confiabilidade dos dados e das afirmações que levantamos. Afinal de contas, é muito fácil que entrar em uma bolha e acabar trazendo resultados enviesados.
Para evitar problemas de confiabilidade, é importante buscarmos fontes confiáveis de pesquisa e informação. Além disso, se possível, tentarmos validar em mais de um meio se aquele dado está correto e qual amostra foi considerada.
Fontes para desk research
Usar dados fornecidos por fontes confiáveis é o primeiro passo para uma análise certeira para sua pesquisa desk. Para isso, utilize fontes que fujam apenas da internet: ela é uma ótima aliada, mas não é única. Separamos abaixo algumas que podem ser úteis:
Pesquisas acadêmicas
Scielo, Eric, Portal da Capes, DBDTS compilam estudos acadêmicos que atendem aspectos técnicos e metodológicos para a geração de conhecimento baseado em fatos.
Google Acadêmico, Explorer e Trends: o primeiro é uma plataforma que reúne materiais acadêmicos de diversos países, desde artigos até teses de doutorado. O segundo, te permite buscar dados sobre diversos tópicos. Por fim, o Google Trends permite que você acompanhe a relevância de busca de um tema em um espaço de tempo.
Dados governamentais
Os dados públicos são ótimas fontes de referência sobre diferentes áreas. Para ter acesso, busque portais da transparência ou até mesmo o site dados.gov.br são ótimas maneiras de buscar informações verídicas.
IBGE
Recorra aos clássicos! O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um ótimo exemplo de base para dados secundários. O IBGE é muito usado devido ao fato de expor informações confiáveis e relevantes, sempre com fontes oficiais.
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Por: Diulia Almada
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