Product Manager x Product Owner
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Afinal, qual a diferença entre: Product Owner e Product Manager?

Se você trabalha com tecnologia, provavelmente já ouviu falar dos dois termos: o product manager (PM) e o product owner (PO). Mas, até onde vão os papéis e responsabilidades de cada um? 

PO x PM: quem é quem? 

O PO é um papel que surgiu do scrum e, segundo o scrum guide, ele é responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho do time de desenvolvimento, além de gerenciar o backlog. 

Já o PM tem uma definição um pouco mais ampla e estratégicaele trabalha na interseção entre as necessidades dos usuáriosas necessidades e restrições do negócio e a viabilidade técnica da construção da solução. Muito mais do que gerenciar o backlog, o PM deve olhar para o futuro e entender como entregar o que o usuário deseja, ao mesmo tempo que promove o crescimento do negócio em que o produto está inserido. 

De forma bem simples, a grande diferença entre o PO e o PM é que o trabalho do PO é mais operacional e mais próximo do time de desenvolvimento, por outro lado, o trabalho do PM é mais estratégico e focado no futuro do produto e sincronização dos times.  

O que é estratégico/operacional, na prática? 

Para melhor entendimento, é importante definirmos o que é trabalho operacional e o que é trabalho estratégicoE melhor forma para esclarecermos isso é com exemplos, é claro! 

Trabalhos operacionais são atividades como: 

  • Escrita de histórias; 
  • Gestão do backlog; 
  • Participação nos ritos do time; 
  • Tirar dúvidas do time. 

Já o trabalho estratégico inclui: 

  • Análise de dados de uso do produto; 
  • Alinhamentos com stakeholders; 
  • Atividades de liderança, sendo o principal 1-1; 
  • Participação de reuniões com diretoria;
  • Definições de roadmap. 

Para muito além dos nomes 

 O livro Inspired, de Marty Cagan — grande referência em gestão de produto — traz uma visão mais radical: não deveria existir a função de PO. Cagan afirma que as atribuições do PO são, na verdade, parte das atribuições do PM, e que cada time deveria ter seu próprio PM. Sendo essa a pessoa que se preocupará tanto com o estratégico e futuro do produto quanto com as atividades operacionais tradicionais do PO, como gestão de backlog.  

Em resumo, as responsabilidades do product owner são uma pequena parte das responsabilidades de gestão de produto, mas é crucial que o product manager seja responsável pelos dois papéis.” Marty Cagan, autor do livro “Inspired. 

 Em resumo, o que Cagan quer dizer é que um PO que faz apenas o que é considerado papel de PO fica muito limitado no que é descrito pelo scrum guide, e deixa de olhar para as principais técnicas de gestão de produto, uma vez que ele fica muito focado no Delivery e pouco no Discovery. 

Mas é importante dizer também que existem vários níveis diferentes de atuação do PM e, em cada nível, existe uma divisão diferente do balanço entre trabalho operacional e estratégico. Para o PM que está dentro do Squad, a divisão se dá com uma porção maior de operacional e uma parte menor de estratégico. Para o PM que é líder de outros PMs (muitas vezes chamado de GPM – Group Product Manager), o trabalho estratégico aumenta e o operacional reduz, sendo importante notar que ele não acaba por completo. 

O trabalho da gestão de produto é tão importante que é essencial que exista alguém no nível da diretoria que tenha skills de um PM e faça esse papel. Ele pode ser um CPO (Chief Product Officer) ou um VP de Produto. As nomenclaturas variam de empresa para empresa, mas o importante é que a gestão do produto esteja presente nas discussões de diretoria. 

P.O x P.M

Para finalizar, independente se você recebe o nome de PO, PM, GPM ou qualquer outra sigla na sua empresa, tenha em mente que seu papel é cuidar do produto e fazer a gestão dele. Não se limite ajob description e vá além, buscando entregar valor para seu usuário e para o negócio que o produto está! 

Tá na dúvida?

contato@dtidigital.com.br

R. Antônio de Albuquerque, 330 – 14° andar
Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-010