Inglês e Tecnologia
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Inglês e tecnologia: Uma skill que todo profissional deve ter

Neste artigo, a Tammy Senra, Product Owner aqui na dti, fala sobre inglês e tecnologia com alguns insights sobre sua vivência enquanto gestora de produtos digitais e professora de inglês. Ela associa a importância de um segundo idioma no contexto digital e narra em primeira pessoa uma trajetória de diferentes áreas, mas que se relacionam diretamente, sobretudo no contexto ágil.

Minha história com inglês

A primeira vez que eu ouvi um outro idioma diferente do português na minha vida, assim, ao vivo, foi aos cinco anos de idade na casa de uma amiga. O pai dela, que é alemão, havia trazido alguns amigos de lá para visitar o Brasil e naturalmente acabei tendo contato com todas essas pessoas que falavam aquela língua tão diferente da minha.

Eu, criança de cidade pequena do interior de Minas Gerais fiquei maravilhada com aquele idioma, mas também muito incomodada: Como assim eu não conseguia ter o poder de me comunicar com todas as pessoas do mundo? Logo depois desse episódio implorei a minha mãe para estudar algum idioma estrangeiro e a minha história com o inglês começou assim, mas daqui a pouco volto nela…

Inglês e tecnologia: CTA Para episódio 89

Por que aprender inglês?

Existem inúmeras pesquisas, como a feita pela Catho em 2016 que demonstram o porquê, a partir de um aspecto financeiro, falar outro idioma é importante no mercado de trabalho. Segundo a pesquisa, salários de posições de liderança são 61% maiores caso o profissional fale inglês, comparando com aqueles profissionais que não falam o idioma. Mas a importância de se falar inglês e aqui especificamente no mercado de TI, vai muito além da possibilidade de ter benefícios financeiros.

Aprender idiomas é aprender a estabelecer um processo comunicativo e esse processo abre grandes portas. No âmbito profissional pode ser o fator decisivo para a possibilidade de fazer aquele curso essencial para a carreira, tirar aquela certificação que lhe deixará em um patamar acima de outros candidatos em um processo seletivo ou até mesmo a possiblidade de ter acesso a um livro ou conteúdo que hoje só está disponível em inglês.

O mercado de TI é e sempre foi um mercado global, no qual a língua inglesa é sim considerado o idioma universal. Diversos termos e códigos utilizados na área são no idioma, desde os mais simples até os mais específicos. Estar com o inglês em dia não só lhe dará a possibilidade de se comunicar com essa comunidade global com muita facilidade, mas também lhe permitirá estar pronto e preparado para atuar em qualquer área digital e em qualquer time de produto do mundo. Afinal, “Application Programming Interface” é como chamamos APIs tanto no Brasil como no Japão.

É sabido que existe a comunidade do Stackoverflow em português, mas Estados Unidos, Índia e Reino Unido representam juntos, segundo pesquisa de 2020, 37,7% de todos os usuários da plataforma em quantidade de perguntas respondidas. Suas dúvidas poderiam ser tiradas de forma muito mais rápida e muito mais fácil se você conseguisse se comunicar em inglês, não é mesmo?

Além desses aspectos já citados, aprender outro idioma, seja ele o inglês ou não, também traz inúmeros benefícios ao estímulo da criatividade, a memória, a concentração e eu poderia ficar o dia inteiro citando as inúmeras vantagens de se falar uma língua diferente da sua materna. Mas, trazendo para um aspecto mais prático e mais “vida real” quero mostrar um pouquinho como é falar inglês aqui dentro da dti e como isso me abriu portas profissionalmente.

Como é falar inglês fluente dentro da dti?

Recentemente a dti passou a fazer parte do grupo WPP, multinacional britânica que tem seu escritório principal em Londres, na Inglaterra. Então sim, embora no Brasil, o inglês – e com sotaque britânico – também se tornou a língua oficial da dti. Sendo assim, além de termos a necessidade fazer alguns treinamentos exigidos pelo grupo que são todos em inglês, falar o idioma agora nos dá a possibilidade de nos inserir na comunidade da WPP e de também atuarmos cada vez mais com clientes internacionais.

Hoje, alguns squads e tribos já estão aproveitando essa nossa comunidade e estão atuando com produtos que atenderão usuários fora e dentro do Brasil. Nossos times estão se tornando não só cada vez mais interdisciplinares, mas também multiculturais e plurilíngues. Por isso, falar de inglês e tecnologia é falar da essência da dti. 

Inglês e tecnologia: CTA Para episódio 138 de Os Agilistas

Mas antes mesmo de fazer parte da WPP, falar inglês já era uma possibilidade dentro da dti, já que antes mesmo de ser membro deste grupo a dti já atendia empresas que possuíam bases em diversos lugares do mundo, como os Estados Unidos, China, Canadá e até Omã. Sendo assim, falar inglês (e até mesmo outros idiomas) já era uma realidade para os crafters em facilitações de Design Sprint, Discoveries, Reuniões de negócio, Sprint Reviews e Dailies.

Até mesmo o crafter que hoje não atua em um produto ou time internacional tem a possibilidade de colocar o inglês em prática, já que também temos a nossa Guilda Poliglota, que semanalmente estimula a prática, estudo e discussão de diversos idiomas além do da rainha, como alemão, espanhol, francês e libras.

Gerando valor com o inglês no agilismo

É possível dizer que no nosso dia a dia falar inglês também é algo que gera valor para nossos times, os tornando cada vez mais ágeis. Como? Vamos refletir o que são times ágeis, que tal?

Essencialmente, times ágeis são aqueles times que conseguem responder rapidamente a mudanças sem grandes traumas, que entregam mais rápido porque entregam com mais frequência e que geram valor a seus clientes porque são mais assertivos. As principais ferramentas empregadas na tecnologia do dna bilíngue da dti é por meio do contato direto com os clientes. Atuando com um cliente internacional a fluência no inglês permite que o entendimento do negócio, de suas dores e possíveis soluções ocorra de uma maneira mais certeira e rápida, afinal o processo de comunicação se dará com muito mais fluidez.

E caso aquele time ainda não esteja atuando neste contexto, como citei acima o inglês é, a gente goste ou não, o idioma oficial do mercado de TI. Desta forma, inglês e tecnologia andam sempre de mãos dadas e falar essa língua permite que a capacidade de adaptação dos times ocorra com maior facilidade, já que estes terão sim acesso a mais informações, conteúdos e referências que poderão ser utilizados como guias em momentos nos quais respostas a crises precisam ser dadas de maneira muito rápida.

Trajetória com o inglês e tecnologia

Bom e agora voltando a minha história com o inglês e tecnologia: Depois da minha experiência de criança com os alemães minha mãe me matriculou em uma escola de minha cidade quando fiz 10 anos e desde então estudo inglês. Hoje, aos 31 ainda faço aulas de forma a manter o idioma sempre afinado já que sou uma crafter que atua em um produto internacional.

Sendo bem consciente de todas as minhas habilidades profissionais vejo que, talvez, se não falasse inglês eu não estaria hoje atuando com este produto digital e conhecendo tantas culturas diferentes da minha. Falar o idioma me proporcionou experiências profissionais incríveis – até mesmo dei um treinamento sobre o processo de planejamento de uma grande empresa internacional, em inglês, para um libanês e um indiano – e me abriu portas e janelas que nunca mais se fecharão.

inglês e tecnologia

Sei que falo de um local muito privilegiado, mas se você ainda não fala inglês ou não teve a oportunidade de estudar, não desanime, ainda há tempo e tenho certeza de que será uma experiência que lhe renderá muitos frutos. O processo pode ser até um pouco mais difícil, mas estar em uma posição de aprendizado constante e aprendizado constante de outro idioma tem tudo a ver com agilidade, não é mesmo?

As principais ferramentas empregadas na tecnologia do dna dti são aquelas guiadas pelos princípios do manifesto ágil. Então seja no aprendizado de idiomas ou em aplicações práticas do mundo digital, o agilismo será sempre um bom aliado!

Tem interesse em integrar um time que fomenta o aprendizado constante e conta com Guildas e grupos de aprendizado voltados para o inglês? Confira as vagas disponíveis para fazer parte do time dti e venha trabalhar com a gente! Aqui o aprendizado vai além do inglês e tecnologia e alcança todas as áreas! See you there! 

Preencha seus dados para receber nossa newsletter!

Ficou com dúvidas?

contato@dtidigital.com.br
R. Antônio de Albuquerque, 330 – 14° andar
Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-010

Cuidado

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para analisar sua experiência no site e personalizar conteúdos e anúncios durante sua navegação. Ao navegar pelo site, você autoriza a DTI Digital a realizar tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.

You will be redirected to spotify