Inovação Tecnológica: diferencial ou sobrevivência? Saiba tudo sobre o assunto

Por Ariel Thamara|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Abr 2021

Atualmente, vivemos em um contexto que é denominado por muitos como “Mundo Vuca”, ou seja um mundo de mudanças rápidas e com diversas facetas. Portanto, é preciso acompanhar essas mudanças para que você não fique para trás. 

Esse fato pode nos levar a várias questões do tipo: como me destacar no meu mercado, sendo que ele está em constante modificação e evolução? A resposta é uma palavrinha simples, que para muitos pode até ser clichê, mas são poucos que realmente sabem seu significado e importância: INOVAÇÃO. E, é sobre ela que vamos falar hoje! 

O que é a Inovação?

Inovação consiste em criar e pensar novas soluções para um contexto. Para muitos, esse conceito pode parecer raso, ou até mesmo irrelevante. Mas ao decorrer desse texto iremos trazer esse conceito para o contexto empresarial e mostrar o motivo pelo qual inovar deixou de ser um diferencial e se tornou questão de sobrevivência.

Quer ver mais conteúdos como esse?

Quais são os tipos de inovação dentro das empresas?

Há várias formas de se inovar dentro de uma empresa, algumas delas ainda nem foram descobertas. Mas isso não significa que você vai esperar alguma outra empresa descobrir o que o seu setor precisa para seguir os passos dela. Certo? Bem, mas vamos lá, atualmente, existem três tipos de inovação que vem fazendo muito sucesso dentro das empresas: a inovação organizacional, a inovação disruptiva e a tecnológica.

O que é a inovação organizacional?

Por definição, a inovação organizacional é o processo em que a empresa incorpora a prática da inovação como pilar de seu funcionamento e do negócio. Otimizar procedimentos, destravar burocracias e estimular soluções disruptivas são eixos fundamentais da inovação organizacional. Você pode saber mais sobre esse assunto, nesse artigo completo sobre o tema. 

O que é Inovação Disruptiva?

Você deve se lembrar daquela clássica cena: o ano era 2007, um homem entra em um palco, com uma roupa simples, como quem não queria nada, e tira de seu BOLSO, o que pode ser entendido como um divisor de águas no mundo tecnológico. Estou falando de quando Steve Jobs, apresentou o primeiro iphone.

 

Essa pode ser entendida como uma das maiores inovações disruptivas de todos os tempos, uma vez que conceituou muito bem o termo, que significa: um  fenômeno pelo qual uma inovação transforma um mercado ou setor existente por meio da introdução de simplicidade, conveniência e que se preocupa com a acessibilidade.

O que é inovação tecnológica?

Diferente da inovação disruptiva, a inovação tecnológica diz sobre saber fazer um excelente uso das ferramentas que estão disponíveis em empresas que ainda não aproveitavam essas oportunidades. Conceituando melhor: a inovação tecnológica  significa você saber utilizar as ferramentas, técnicas e métodos ágeis e tecnológicos para a criação de produtos e serviços. Nesse processo, a empresa se volta para colocar a tecnologia como centro principal da inovação.

O que a inovação tecnológica tem a ver com a transformação Digital?

A transformação digital é um processo estrutural que envolve, além da adoção de métodos ágeis e de novas tecnologias uma mudança de mindset cultural. Dessa forma, a inovação digital é uma aliada da transformação digital.

Por que as empresas precisam investir em Inovação tecnológica?

Como foi dito anteriormente, em um contexto que está em constante mudança, empresas que sabem inovar se destacam. E, ao contrário do que muitos pensam, a inovação não está presente apenas em empresas de tecnologia. Hoje em dia presente no contexto de vários setores, na maioria deles a inovação anda de mãos dadas com a transformação digital. Confira esses cases:

  • Inovação tecnológica nas indústrias

Hoje, as indústrias são um exemplo do uso inteligente da tecnologia. Os sistemas (ou centros) de inteligência fazem parte dessa grande revolução no setor industrial, promovendo integração entre máquinas e pessoas, automatizando serviços e economizando tempo. 

  • Quais são as inovações tecnológicas no campo?

O quê?? O contrário do que muitos pensam o setor Agropecuário tem sido referência em transformação digital. Confira esse artigo com detalhes sobre  um case de sucesso de inovação nesse setor.

  • Transformação Digital  em Bancos

Por último, mas não menos importante, e menos surpreendente, trouxemos um case de sucesso de transformação digital no setor bancário

Agora que já conceituamos uma das duplas da inovação: a transformação digital. Precisamos falar de outra palavra que você já conhece e que vive de mãos dadas com ela. Se você pensou em criatividade você acertou!

Inovação e Criatividade

Afinal, existe alguma diferença entre a inovação e a criatividade? Bem, a criatividade diz sobre a liberdade de criar, pensar novas possibilidades, sem limites ou restrições. A inovação é a aplicação de soluções criativas, ou seja, resultado da criatividade, em um determinado contexto. Saiba mais sobre criatividade e inovação nesse artigo.

Se assim como eu, você também se apaixonou pelo conceito de inovação e entendeu que sua empresa não pode seguir em frente sem ela. você vai amar os nossos próximos tópicos! Confira:

  • 3 episódios do nosso podcast Os Agilistas sobre inovação que você precisa ouvir:

#28 Reinventar é reagir às Mudanças

#04 O desafio das Organizações não hierárquicas

#37 Digital é experiência

 

O que é uma metodologia ágil?

  • Quais profissionais trabalham com Transformação Digital e Inovação?

Se você leu o texto inteiro e chegou até aqui, a essa altura do campeonato já deve estar claro na sua cabeça que a inovação não é algo que está presa em uma caixinha, pelo o contrário, ela pode, deve e está presente em vários contextos, inclusive profissionais. Portanto, não existe uma profissão que não possa te ajudar a levar isso para sua empresa. 

Porém, existem alguns cargos que possuem em seus escopos atividades que podem ajudar sua empresa de forma mais prática a enxergar possibilidades de inovação. São eles:

  • Growth Hacker;
  • Designer;
  • Ux/UI Designer;
  • Customer Success;
  • Desenvolvedores;
  • Product Owners;
  • Product Managers;
  • Product Designers, entre outros.

Claro, como disse anteriormente, vivemos em um Mundo Vuca. Logo, cargos que podem ajudar na transformação digital da sua empresa estão surgindo a todo instante.

Gostou do artigo? Não perca tempo e confira também o melhor podcast sobre metodologias ágeis do Brasil e tire vários insights para aplicar em sua empresa!

Quer saber mais?