Marketing e vendas na Era da digitalização
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Marketing e vendas na Era da digitalização

dti digital

dti digital

Um dos nossos colaboradores especializados!

Não importa o tamanho ou o segmento da sua empresa, não há mais como escapar do processo de digitalização, principalmente no que diz respeito às áreas de marketing e vendas. 

 

Neste conteúdo, nós compartilhamos insights que ajudam seu negócio a enfrentar esse grande desafio e se adaptar à Era digital. Boa leitura!

A aceleração da transformação digital causada pela pandemia da covid-19 

A transformação digital já estava à porta das empresas, porém muitas delas se mostravam resistentes à ideia, foi, então, que aconteceu a pandemia da covid-19.

Assim, de um dia para o outro o mundo virou de cabeça para baixo e até as áreas de marketing e vendas das empresas mais conservadoras tiveram que se reinventar. Os gestores tiveram que escolher um caminho: digitalização ou morte, ou seja, falência. 

Então, tão rápido como a disseminação do novo coronavírus pelo mundo, milhares de empresas de diferentes setores começaram uma corrida contra o tempo em busca de digitalizar sua operação e de não perder clientes, agora confinados em suas casas. 

A crise mundial causada pela covid-19 fez as empresas abrirem os olhos, definitivamente, para a necessidade de estar presente no mundo digital e de modernizar seus processos. Afinal, a partir dessas mudanças é possível, não apenas sobreviver à crise, mas também expandir sua atuação.

Com a digitalização dos negócios e a mudança de comportamento dos consumidores, quebrou-se a barreira geográfica e surgiu um universo de oportunidades que só quem priorizar o marketing digital vai poder aproveitar. 

As mudanças nos hábitos de consumo

A internet não para de crescer e, com a pandemia e a expansão das atividades online, esse crescimento foi ainda maior. Pessoas que até então pouco usavam a rede, passaram a se comunicar, trabalhar, estudar, se divertir e a comprar por meio das telas.   

 E todo esse crescimento fez com que surgisse um novo modelo de consumo e relacionamento: o cliente ganhou uma voz ainda mais ativa, pulverizada pela velocidade e influência das redes sociais. O consumidor da Era digital está bem informado, bem preparado e muito mais exigente. 

 Assim, empresas que não enxergarem o potencial que o consumidor digital tem de elevar ou reduzir o impacto de um produto ou serviço no mercado poderão não sobreviver a esse novo momento. 

Os desafios da digitalização para as áreas de marketing e vendas 

A digitalização apresenta desafios para toda a empresa. Mas, pensando especificamente nas áreas de marketing e vendas, a principal missão agora é focar na jornada do usuário, do início ao fim do relacionamento. E isso inclui, por exemplo, um pós-vendas eficiente, com soluções digitais e aplicações móveis que possam esclarecer todas as dúvidas do consumidor acerca do produto ou serviço. 

A falta de atenção à jornada de cliente pode trazer danos irreversíveis à marca, potencializados pelo uso das redes sociais. 

Com a digitalização, o cliente, além do poder de definir o que irá ou não comprar, tem também o poder de escolher manter ou não um relacionamento em longo prazo com determinadas empresas. Assim, é preciso que as áreas de marketing e vendas trabalhem em conjunto para criarem conexões de valor e experiências únicas para que o cliente permaneça interessado no negócio. 

Os erros comuns dessas áreas no processo de adaptação à digitalização 

Tudo que é novo exige aprendizado, e não é diferente com a transformação digital nas áreas de marketing e vendas. Mas para ajudar sua empresa a passar por isso de forma mais tranquila, listamos abaixo os três erros mais comuns dessas áreas: 

Não entender como estruturar um funil de vendas

É preciso atrair visitantes, convertê-los para iniciar um relacionamento de fato — que faça a empresa ganhar credibilidade — e, só então, realizar a venda em si. E, depois, é preciso analisar cada passo do processo para otimizá-lo. 

Não ter consistência e paciência

Você deve entender que os resultados não surgem do dia para a noite. É necessário ir aprendendo, ajustando e otimizando as estratégias. Para chegar aos resultados planejados e esperados, é preciso constância nas ações e paciência para ver cada atitude dar seu fruto. 

Não saber bem quem é o seu cliente

Mais do que conhecer técnicas de marketing e vendas, é preciso conhecer muito bem o seu cliente. Descubra quais são os seus interesses, como ele se informa e quais as suas dúvidas e necessidades. 

A importância de focar em vendas e investir em marketing digital neste momento

Como já mencionamos acima, um dos erros mais comuns das áreas de marketing e vendas, no que diz respeito à digitalização, é não compreender bem como funciona o funil de vendas. Porém, uma vez compreendida sua dinâmica, é imprescindível que se faça uso das diversas estratégias de marketing digital existentes. 

Por exemplo, as pessoas só vão seguir nas redes sociais uma empresa que entrega valor e constrói relacionamentos firmes, em vez de ficar oferecendo o produto ou serviço a todo momento. 

Também, para atrair pessoas, não adianta apenas um site moderno e bonito. É preciso produzir conteúdo de qualidade, otimizar as páginas para os motores de busca e comprar mídia. 

No mais, talvez seja necessário um toque humano no processo de vendas para alcançar o sucesso que se espera e fazer toda a diferença no mercado. 

3 dicas que ajudam nas estratégias de marketing e venda na Era da digitalização 

Veja como melhorar suas ações de marketing e vendas: 

Conheça bem sua persona

Você não vai conseguir ter sucesso se não conhecer bem o seu público-alvo. É preciso ter muita clareza sobre os desejos e as necessidades de quem compra da sua empresa. Por isso, invista em entender o que o seu cliente ideal necessita, do que ele gosta e o que ele está buscando. É importante também descobrir quais são suas dúvidas e problemas mais comuns relacionados ao seu produto ou serviço.

Tenha consistência nas ações de marketing digital 

Como já mencionado, o marketing digital é um trabalho de formiguinha e alguns resultados podem levar um tempo para aparecer. Por isso, é importante que suas ações de marketing sejam consistentes, bem planejadas e com foco no perfil da sua persona.

Aqui, o que importa é a direção e a frequência, não a velocidade.

Adapte seu produto ou serviço às demandas de mercado e às necessidades dos clientes 

Seu produto ou serviço deve se adaptar às demandas de mercado e às necessidades dos clientes, e não o contrário.

Por isso, um bom gestor de marketing e vendas deve sempre estar atento às novidades e tendências do mercado e às mudanças de hábito dos consumidores. Se não fizer isso, sua empresa corre o risco de morrer na praia, oferecendo produtos e serviços que ninguém deseja ou precisa. 

Esperamos que este conteúdo seja bem útil para sua empresa. E se você quer transformar as ações de marketing e vendas no seu negócio na internet, fale com a equipe de experts da Galatéia! Somos uma agência especializada em marketing digital e focada em resultados. 

Preencha seus dados para receber nossa newsletter!

Tá na dúvida?

contato@dtidigital.com.br

R. Antônio de Albuquerque, 330 – 14° andar
Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-010

Cuidado

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para analisar sua experiência no site e personalizar conteúdos e anúncios durante sua navegação. Ao navegar pelo site, você autoriza a DTI Digital a realizar tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.

You will be redirected to spotify