Metodologias ágeis: vantagens e desvantagens
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Metodologias ágeis: vantagens e desvantagens

Ao se mostrarem como uma opção eficiente para entregar resultados com qualidade e no prazo esperado, as metodologias ágeis estão cada vez mais presentes no atual cenário do mercado de desenvolvimento de softwares.

Além da melhor geração de valor, as metodologias ágeis trazem outras vantagens, tais como a flexibilidade, a agilidade e o foco no desenvolvimento do software propriamente dito. 

Confira a seguir quais são as principais vantagens e desvantagens possibilitadas pelas metodologias ágeis e como elas podem auxiliar a sua empresa.

Quais são as vantagens das metodologias ágeis?

Quais são as vantagens das metodologias ágeis?

As entregas são mais rápidas

As metodologias ágeis podem ser focadas no desenvolvimento do software em si. A cada etapa do projeto, o cliente recebe um software real com as funcionalidades implementadas, sendo assim, é possível entregar um produto de qualidade em menos tempo. 

Esse cenário é possível porque as empresas que adotam essa metodologia entendem que é mais vantajoso entregar uma parte do software funcionando ao cliente e validar diretamente com ele as mudanças ou alterações necessárias, ao invés de gastar muito tempo fazendo um processo rigoroso de especificação de requisitos para validação posterior.

Metodologias ágeis deixam o software mais flexível

Como é muito improvável que o cliente não vá mudar nada na especificação inicial do software, a cada versão recebida, o cliente tem a chance de enviar uma sugestão de mudanças e a equipe de desenvolvimento já começa a implementar essas alterações para a próxima versão do software. 

Não existe mais aquele ciclo de desenvolvimento rigoroso onde uma mudança só poderia acontecer depois de determinada fase do projeto — isso torna o software desenvolvido mais flexível.

A boa qualidade do software

Durante todo o processo de desenvolvimento de software, nas metodologias ágeis, são executados testes e validações de funcionalidades com o próprio cliente. 

Isso faz com que a qualidade do software final venha sendo assegurada a cada etapa do projeto, baseando-se nas partes do produto que já foram entregues anteriormente, testadas e validadas.

Proximidade entre os stakeholders

Uma das premissas das metodologias ágeis é estimular o contato entre os envolvidos no projeto, por isso, a comunicação entre o cliente e os desenvolvedores deverá ser bem próxima.  

Isso ajuda a evitar problemas de comunicação e ainda facilita à equipe entender o que o cliente realmente deseja. Além de deixar todos mais satisfeitos, evita-se o risco de gastar muitas horas de trabalho em algo que o cliente não está gostando.

Gerenciamento de riscos

Com a constante comunicação entre a equipe de desenvolvimento e o cliente, além de receber as versões do software, o cliente é capaz de identificar possíveis problemas e reportá-los diretamente aos desenvolvedores para que os mesmos sejam solucionados o mais rápido possível. 

Além disso, a possibilidade de ter essa visão do software final ajuda no processo de tomadas de decisões que podem impactar no seu desempenho.

Quais são as desvantagens das metodologias ágeis?

Quais são as desvantagens das metodologias ágeis?

Necessidade de uma equipe dedicada

Para trabalhar com as metodologias ágeis não é essencial que a sua equipe seja especialista acerca dos métodos, mas é preciso que todos os membros sejam dedicados, interessados em aprender e otimizar sua performance – tanto individualmente quanto coletivamente.

Além disso, é fundamental que os integrantes do seu time estejam dispostos a se adaptarem conforme as necessidades de cada demanda. 

O que podemos concluir?

O que podemos concluir?

Todas as características positivas são consideradas benefícios do desenvolvimento de software baseado em metodologias ágeis. 

Também é importante entender que as metodologias ágeis não abandonam a análise e a documentação, elas apenas dão maior prioridade à construção do produto final, mantendo o seu nível de qualidade e tentando alcançar o objetivo o mais rápido possível.

Você já conhecia todos esses benefícios das metodologias ágeis? Agora que sabe tudo sobre as metodologias ágeis: vantagens e desvantagens, entenda melhor sobre como gerar valor através da automação de negócios!

Tá na dúvida?

[email protected]

R. Antônio de Albuquerque, 330 – 14° andar
Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-010