Métodos ágeis: vantagens e desvantagens

Por Ana Clara Souza|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Jul 2021

Métodos ágeis: vantagens e desvantagens

Os métodos ágeis vem se mostrando como uma opção eficiente para entregar resultados com qualidade e no prazo esperado. Também, eles estão cada vez mais presentes no atual cenário do mercado de desenvolvimento de softwares.

Além da melhor geração de valor, os métodos ágeis trazem outras vantagens, tais como a flexibilidade, a agilidade e o foco no desenvolvimento do software propriamente dito. 

Confira a seguir quais são as principais vantagens e desvantagens possibilitadas pelas metodologias ágeis e como elas podem auxiliar a sua empresa.

Metodologias ágeis
Metodologias ágeis

Quais são as vantagens dos métodos ágeis?

As entregas são mais rápidas

Os métodos ágeis podem ser focados no desenvolvimento do software em si. A cada etapa do projeto, o cliente recebe um software real com as funcionalidades implementadas. Assim, é possível entregar um produto de qualidade em menos tempo. 

Esse cenário é possível porque as empresas que adotam essa metodologia entendem que é mais vantajoso entregar uma parte do software funcionando ao cliente e validar diretamente com ele as mudanças ou alterações necessárias, ao invés de gastar muito tempo fazendo um processo rigoroso de especificação de requisitos para validação posterior.

Métodos ágeis deixam o software mais flexível

Como é muito improvável que o cliente não vá mudar nada na especificação inicial do software, a cada versão recebida, o cliente tem a chance de enviar uma sugestão de mudanças e a equipe de desenvolvimento já começa a implementar essas alterações para a próxima versão do software. 

Não existe mais aquele ciclo de desenvolvimento rigoroso onde uma mudança só poderia acontecer depois de determinada fase do projeto — isso torna o software desenvolvido mais flexível.

A boa qualidade do software

Durante todo o processo de desenvolvimento de software, nas metodologias ágeis, são executados testes e validações de funcionalidades com o próprio cliente. 

Isso faz com que a qualidade do software final venha sendo assegurada a cada etapa do projeto, uma vez que ele é desenvolvido com base nas partes do produto que já foram entregues anteriormente, testadas e validadas.

Proximidade entre os stakeholders

Uma das premissas das metodologias ágeis é estimular o contato entre os envolvidos no projeto, por isso, a comunicação entre o cliente e os desenvolvedores deverá ser bem próxima.  

Isso ajuda a evitar problemas de comunicação e ainda facilita à equipe entender o que o cliente realmente deseja. Isto é, além de deixar todos mais satisfeitos, evita-se o risco de gastar muitas horas de trabalho em algo que o cliente não está gostando.

Gerenciamento de riscos e métodos ágeis

O cliente é capaz de identificar possíveis problemas e reportá-los diretamente aos desenvolvedores para que os mesmos sejam solucionados o mais rápido possível, otimizando as entregas. Isso se torna possível devido a uma comunicação constante entre a equipe de desenvolvimento e o cliente.

Além disso, a possibilidade de ter essa visão do software final ajuda no processo de tomadas de decisões que podem impactar no seu desempenho.

Metodologias ágeis
Metodologias ágeis
Quer ver mais conteúdos como esse?

Quais são as desvantagens dos métodos ágeis?

Necessidade de uma equipe dedicada

Para trabalhar com as métodos ágeis não é essencial que a sua equipe seja especialista acerca dos métodos. Porém, é preciso que todos os membros sejam dedicados, interessados em aprender e otimizar sua performance – tanto individualmente quanto coletivamente.

Além disso, é fundamental que os integrantes do seu time estejam dispostos a se adaptarem conforme as necessidades de cada demanda. 

Metodologias ágeis
Metodologias ágeis

O que podemos concluir?

É importante entender que as metodologias ágeis não abandonam a análise e a documentação, elas apenas dão maior prioridade à construção do produto final, mantendo o seu nível de qualidade e tentando alcançar o objetivo o mais rápido possível.

Você já conhecia todos esses benefícios das metodologias ágeis? Agora que sabe tudo sobre as metodologias ágeis: vantagens e desvantagens, entenda melhor sobre como gerar valor através da automação de negócios!

Quer saber mais?

Metodologia Ágil

Confira outros artigos

Veja outros artigos de Metodologia Ágil