Papel do Designer: Como esse profissional atua no agilismo?

Por Vinicius Freitas|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Jun 2021

No seu time tem designer? Você sabe como esse profissional pode elevar seu produto? Venha que hoje vou te contar como o papel do designer não é visto apenas na qualidade visual da entrega, mas em vários pontos da geração de valor, além de especificar quais suas atuações dentro dos times. 

O papel do designer é fazer tela, né?

De cara, já te digo que sim, fazemos telas bonitas! Se é provado que um produto agradável aos olhos é mais convidativo, gera uma experiência superior e até mesmo a sensação de ser mais fácil de usar, por que não faríamos? E, para isso, estudamos as melhores práticas de design visual, hierarquia da informação, microinterações, heurísticas de Nielsen, acessibilidade e etc, levando o usuário do ponto A ao ponto B de forma rápida e satisfatória.

E entregar ganho ao usuário através de um fluxo de interação não é somente pelos pixels da tela, estamos presentes naquilo que você ouve (sound design da nova mensagem no whatsapp) e o que fala (design conversacional para tocar a próxima música com a Alexa).

Mas isso tudo é somente a ponta do iceberg.

O Papel do Designer no agilismo

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Tá, mas então quando o papel do Designer é visto? 

Imagine que um cliente vislumbra uma solução digital para uma necessidade de seu negócio e procura uma parceria com a dti. Mas…para quem é voltada essa solução? Quem sofre essa necessidade no dia a dia? É uma necessidade real e atual? Essa solução aí é única e de fato sana aquela necessidade? Tem certeza que você vai gastar tempo e dinheiro com essa proposta pouco explorada? Nesse momento, entram os primeiros atributos do designer no processo: diminuir as incertezas e consequentemente os riscos de uma empreitada dessas. 

Utilizando ferramentas investigativas de Design Thinking, damos um passo atrás para tentar responder as perguntas que cercam a necessidade levantada, identificando as pessoas que a sofrem, em que momento de suas jornadas e porquê. Com essa representação mais palpável do cenário, derrubamos ou exaltamos as crenças iniciais e partimos para a confecção de uma proposta de valor menos nebulosa.

Design Thinking também é papel de quem? Dele mesmo: do Designer

Se entendemos bem o problema, fica muito mais fácil resolvê-lo, não é mesmo? Mas isso não significa que existe somente uma única solução possível. Por isso exploramos várias opções em sessões de ideação conjunta e selecionamos a ideia favorita. 

Agora é só produzir, né? Calma! Ainda podemos reduzir mais incertezas dessa aposta ao transformar essa ideia em um experimento, um teste com poucos recursos (muitas vezes um protótipo simples mas que carrega a essência da proposta de valor) que vai pras mãos dos usuários e seu resultado trará mais insights e menos dúvidas.

Importante frisar, que esse processo (que está na moda chamar de Discovery) não é uma garantia de um produto de sucesso, mas sim um levantamento de evidências que ajudam o cliente na assertividade da aposta (se o resultado apontar para o fracasso, pelo menos economizamos seu dinheiro!).

Todo esse trabalho antes sequer de pensar em criar uma tela.

Papel do Designer dentro dos Squads

Agora sim! Com uma maior segurança dos porquês de fazer telinhas que vão gerar valor para os usuários, é hora de sentar com o time de desenvolvimento e construir a primeira versão do produto que será lançado. Nesse momento, o designer assume um papel de guardião da experiência do usuário dentro do time, conciliando limitações técnicas com desejos de negócio e validando o andamento deste produto. E, se o conceito de Squads ainda está um pouco nebuloso para você, temos um artigo completo que aborda o tema no agilismo de forma leve e descontraída. Vale a pena conferir! 

Voltando para o Designer, nosso papel no time é compartilhar o “porquê” e o “para quem”, para que em seguida a gente coloque a mão no “como”. Bons designers não só se preocupam com os detalhes de toda a interação do produto, mas abrem espaço para que todo o time compartilhe ideias.

Papel do designer no agilismo

Discovery Contínuo no agilismo 

Então depois que o produto é lançado, o papel designer some? Felizmente, não. Devemos entender que mesmo o produto lançado – já em uso e gerando valor – é uma hipótese em constante validação.

Construímos produtos que vão se expor ao dinamismo do mundo, novos comportamentos e necessidades imprevisíveis podem emergir de um dia para o outro e, para isso, o designer  acompanha a vida daquele produto e seu meio – como se fosse um cientista – através de pesquisa, testes e métricas que vão apoiar na criação de insights para conferir continuamente àquela iniciativa o seu propósito de existir. Em outras palavras, se o produto é uma aposta contínua do negócio, o Discovery também é! 

Então assim segue o ciclo do squad de descobrir oportunidades de valor para acoplar no produto, implementar, testar e descobrir de novo.

Design ops significado

De maneira resumida, usamos o termo DesignOps (ou DesOps) há mais tempo que você imagina. E é o que parece:  sua origem vem do termo DevOps, que no campo do desenvolvimento tem tarefas e atribuições distintas. Ainda antes do termo Design Ops se tornar popular, o papel de DesignOps já existia e pessoas desempenhavam essa função de diferentes maneiras. Há alguns anos, Gerentes de Produto/Projeto (ou Product Managers) assumiam esse papel. Mas por profissionais que tinham um foco maior em processos do que em projetos propriamente ditos.

Designer também entrega valor

Espero que, ao final desse texto, eu tenha te mostrado um pouco mais da nossa rotina e todos os elementos técnicos. Tanto de negócios e quanto de pessoas que temos que amarrar para finalmente traduzir em uma interação.

A tela é aquilo que normalmente você vê se não está acompanhando de perto. Mas 80% do nosso trabalho está nos bastidores, garantindo que o contato com essa interface gere valor.

Gostou dos insights apresentados acima? No nosso podcast, o Os Agilistas, você confere mais informações ricas sobre a metodologia ágil e como as outras áreas podem estar relacionadas a ele. Te esperamos lá!

Quer saber mais?