Produto em empresas de consultoria de TI: a realidade

Por dti digital|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Fev 2022

Com a crescente competitividade no mercado de tecnologia as empresas precisam se reinventar todos os dias. Neste cenário, a tecnologia tornou-se uma grande aliada, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte; garantindo assim o seu desenvolvimento e posicionamento de mercado.  

Com os contínuos avanços em processos, produtos e serviços tecnológicos, as empresas começaram a dar maior importância e a se preocuparem mais com este setor. O que acontece é que muitas delas não possuem expertise para uma gestão tecnológica efetiva e necessária. Mas como para cada dor existe alguém pensando em uma solução, temos aqui as empresas de consultoria de TI dedicadas justamente a ajudar essas empresas a alcançarem seus objetivos. Sabemos que neste segmento de consultoria de TI existem muitas empresas. A dti digital é uma dessas empresas, que compreendendo o mundo VUCA – volátil, incerto,  complexo e ambíguo. Atua diretamente com seus clientes na melhoria dos seus processos operacionais, estruturação e organização, através do desenvolvimento do mindset ágil,  proporcionando desta maneira sua transformação digital.

Se ficou curioso para saber mais sobre essas empresas, continue a leitura deste artigo, pois vou trazer um pouco da minha experiência e visão trabalhando neste segmento junto a dti digital. Abordarei alguns pontos, como: o que realmente fazemos, qual o nosso papel, como é o dia a dia de trabalho e sobre os profissionais que aqui atuam. 

O que faz uma empresa de consultoria de TI

Uma empresa de consultoria, seja ela tecnológica, de negócios ou ambos – ou de qualquer outro segmento específico – tem como principal objetivo utilizar de sua expertise na sua área de atuação (tecnológica por exemplo) para auxiliar os seus clientes a atingirem seus objetivos da melhor forma possível.

Para entendermos melhor, vamos fazer uma analogia: imagine que você precise chegar no alto de um prédio, porém não sabe como fazer, acredita que uma escada poderia ajudá-lo, mas não possui uma. Ou, imagine ainda que você até possua a escada, mas não sabe como pode usá-la ou se essa é realmente a melhor opção para se chegar ao topo do prédio. Você vive um impasse: não sabe como chegar, ou até sabe, mas não tem certeza se dará certo!

Aqui você tem dois caminhos: desistir de chegar ao topo do prédio e seguir por outro caminho, ou arriscar a utilizar a escada e arcar com as consequências de sua decisão. Mas pense comigo, você não precisa tomar essa decisão sozinho, você pode pedir ajuda a pessoas que tenham passado pelo mesmo problema, ou que tenham mais conhecimento sobre o assunto para auxiliá-lo a encontrar o melhor meio para chegar ao topo do prédio.

Mas agora vamos substituir, o ‘chegar ao topo do prédio’ por ‘o objetivo da empresa’ e ‘pessoas’, por ‘empresas de consultoria’! Ficou fácil agora né?! Percebe que o papel dessas empresas é auxiliá-lo a encontrar o melhor caminho para alcançar o seu objetivo, ou até mesmo (gerando um pouco de polêmica!) te ajudar a entender se este é mesmo o melhor objetivo para sua empresa no momento em que ela está.

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Como é o dia a dia de trabalho de um PO em uma consultoria de TI

O trabalho em uma empresa de consultoria é uma vivência única, uma experiência desafiadora, porém ao mesmo tempo instigante. É um trabalho totalmente fora da nossa zona de conforto – até me arriscaria a dizer que nesses tipos de empresas elas não existem – você é desafiado constantemente. 

Você pode até dizer: ”Ah …mas se tenho minha função definida, eu simplesmente tenho de fazer o meu trabalho, não tem erro!’’. Sim, de certa forma está correto! Em empresas que trabalham com consultoria, você também vai ter a sua função definida e suas responsabilidades, da mesma forma que em uma empresa tradicional. Porém o que difere é que você vai ‘desempenhar sua função’ ou ‘fazer o seu trabalho’ em diversos clientes e em várias empresas

O grande diferencial é: ao contrário de trabalhar em apenas um contexto ou em um produto específico, trabalhamos em empresas com produtos diferentes, culturas diversas e dos mais variados ramos ou segmentos de mercado, e em situações totalmente diferentes. Para mim, é justamente aqui que está a mágica neste tipo de trabalho: conhecer, aprender e conviver com o diferente a todo instante!

Claro que, trabalhar em empresas com esse tipo de atuação tem suas vantagens e desvantagens. Vamos falar sobre elas?!

Por que eu escolheria trabalhar em uma consultoria de TI

Das vantagens de se trabalhar em empresas de consultoria, acredito que a que mais se evidencie seja a dinamicidade e possibilidades das áreas de atuação. A oportunidade de se trabalhar com os mais variados contextos, lhe garante um aprendizado contínuo, proporcionando um nível de desenvolvimento e crescimento profissional incrível.

Neste cenário você, como profissional, é exposto a desafios constantes de temáticas diversas e interessantes, sendo possível assim, se imergir no universo de seus clientes, entendendo suas áreas de atuação, compartilhando de suas culturas e conhecendo diferentes realidades empresariais.

Claro que devemos mencionar também que um dos pontos relevantes é o ambiente de trabalho totalmente colaborativo, que lhe traz network com profissionais talentosíssimos, e lhe permite aprender com suas próprias experiências.

Mas nem tudo é céu!

O dia a dia em uma empresa de consultoria pode ser muito intenso e trazer alguns desconfortos para o profissional desta área. Não os listaria como desvantagens, mas sim, como pontos que podem não ser tão interessantes e empolgantes como os listados na seção anterior. Vale dizer que isso depende muito do perfil de profissional que se identifica, e o quão disposto você esteja a sair da sua zona de conforto. Mas deixa de papo e vamos a eles!

Acredito que um dos principais desta lista seja a falta ou a mudança de rotina constante. Sabemos que como trabalhamos para os clientes, algumas vezes até internamente, precisamos seguir os seus horários e agendas. Aqui é importante que tentemos encontrar um ponto de equilíbrio interessante para ambos. 

A mudança de mindset do cliente também pode ser um grande desafio no nosso dia a dia de trabalho. Muitas vezes essa dificuldade está em fazer com que entendam e comprem a nossa ideia e forma de trabalho e estejam totalmente abertos a mudanças. Mudança essa que, na maioria das vezes, não ocorre. Podemos atrelar isso à cultura da empresa ou mesmo à resistência ao novo. Neste quesito, é importante trabalharmos a empatia e sermos cautelosos e persistentes, a mudança pode ser complicada e trabalhosa, mas não impossível!

Será que dá match?

Dentre tudo que conversamos nos itens anteriores vimos que, o trabalho em empresas de consultoria é bastante específico e peculiar, e é claro que não é todo profissional que se identifica, e, está tudo bem!

Porém para aqueles profissionais que se identificam com esta área ou que tenham interesse em investir, existem algumas habilidades que eu diria que são essenciais. São elas:

  • Capacidade de solução de problemas complexos;
  • Capacidade analítica;
  • Comunicação assertiva;
  • Agilidade;
  • Transparência e visibilidade;
  • Trabalho em equipe;
  • Disposição a aprender;
  • Autoconhecimento;
  • Inteligência emocional.

Acredito que você já saiba, mas não custa lembrá-lo: habilidades podem (e são) adquiridas com o tempo, e principalmente com as nossas experiências. Podemos sim ter maior facilidade com uma ou outra, mas para aquelas que ainda não dominamos, podemos ficar melhores nelas, basta dedicação e principalmente exposição a situações que vão nos auxiliar a prática-lás. Portanto, se você deseja algo: desafie-se! 

Como profissional de produto, qual é o melhor caminho?

Provavelmente após discutirmos sobre tudo isso, ficamos nos questionando se nós como profissionais de produto, devemos seguir por um caminho onde nossa atuação seja totalmente direcionada ao desenvolvimento de um produto próprio de uma empresa. Ou então, vale a pena investir em uma atuação em uma empresa de consultoria, onde poderemos auxiliar no desenvolvimento de vários produtos.

Eu me arriscaria a dizer que não existe uma resposta única para esse questionamento! Como já mencionei, muito vai do seu perfil profissional e o que você busca como trajetória. Da mesma forma que em empresas tradicionais você tem mais foco a um único produto e assim possa atuar em todo o seu ciclo de vida, se especializando neste tipo de produto, por outro lado em empresas de consultoria você tem a possibilidade de viver vários cenários, desenvolver vários produtos e ter expertise em produtos diversos.

Existem os prós e os contras em cada uma das opções, o que te sugiro é pensar: qual atuação vai em direção a trajetória profissional que almejo? O que estou disposto a enfrentar? E se não souber a resposta: experimente!

Minha experiência como Product Owner em uma consultoria de TI

Nós, como pessoas de produto, temos um papel fundamental no desenvolvimento do produto. Afinal, é o nosso papel garantir que o produto seja desenvolvido da melhor forma. Além disso, garantimos que ele atenda às expectativas do negócio e acima de tudo que gere valor a pessoa usuária. Tanto em empresas tradicionais ou em empresas de consultoria, poderemos e devemos utilizar de todo nosso arsenal e experiências para garantir esse resultado. O que muda é que na maioria das vezes a forma que você fará isso vai ser um pouco diferente de uma para outra.

Pode ser que em alguma empresa você precise ser mais didático. Isto é, trabalhar no desenvolvimento das pessoas quanto a visão de produto primeiro e evidenciar que isso realmente funciona. Em outras você pode ser mais técnico e já colocar as coisas pra rodar, pois eles já possuem uma maturidade ágil e da visão de produto. Porém, nem sempre (na maioria das vezes) essa forma de lidar com os clientes vai ser a mesma com todos. Você vai ter de aprender a lidar com cada cliente de uma forma única e que faça sentido, mas não se preocupe, isso tudo vem com o tempo!

Não existe receita de bolo que atenda a todos os gostos. Você vai ter de descobrir e escrever essa receita junto com cada cliente que atender. Acredito que esteja justamente aí a magia: muito mais do que desenvolver um produto, nós estamos ensinando e despertando um olhar mais atento dos nossos clientes a uma visão de produto e a uma nova forma de trabalhar!

Outras perspectivas de Product Owners em consultoria de TI


“Trabalhar com Produto em uma empresa de consultoria é saber que o produto em questão pode adquirir diversas formas de acordo com a natureza e a necessidade da demanda/cliente. O produto nem sempre terá experiência de usuário. Mas é necessário saber que ainda é um produto e que deve ser constantemente avaliado e medido. Isso pode ser essencial para o sucesso de demandas como esta. 

As boas práticas de gerenciamento de produto em diversos clientes mais tradicionais devem ser “conquistadas/vendidas” ao longo do dia-a-dia. É importante ter armas (conhecimento) e poder de negociação para provar que determinadas práticas podem ter um resultado melhor do que os clientes fazem há 20 anos.” – Rafael Silva Ono

“Eu acredito que o ponto forte é ir muito além do delivery de produto e muito além do papel do PO do Scrum. É ter uma visão mais holística da gestão de produto como um todo que entrega resultados significativos para o negócio. O produto é visto como centro de resultados e não centro de custos.” – Eduardo Viana Rezende 

 

Episódio de Os Agilistas pessoas de produto não são super-heróis

 

No podcast Os Agilistas você confere de perto a percepção DTI sobre o agilismo e como aplicá-lo de maneira eficiente em uma equipe. Te esperamos lá! E se você tem interesse em fazer parte de um time que entende de cultura ágil e te dá a oportunidade de trabalhar com Produto, na prática, se inscreva em nossa página de carreiras e venha ser DTI!

Por: Felipe Soares

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