Qual o papel do Product Manager? 

Por Arthur Almeida|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Abr 2021

Com o contexto digital em que vivemos e a ascensão da tecnologia, os produtos digitais ganham cada vez mais espaço no mercado. Esses produtos dependem da presença de um Gerente para sua execução: é aí que entra nosso querido Product Manager

Como essa é uma tendência cada vez mais presente no mundo dos negócios, muitas dúvidas sobre esse profissional surgem. Neste artigo, vamos abordar o universo dos Product Managers e explicar como eles atuam em uma empresa. Bora lá? 

Product Manager - Os Agilistas  

Qual o papel do Product Manager? 

O Product Manager tem um papel fundamental para a evolução dos produtos no contexto digital. Dentre as responsabilidades mais comuns, se destacam: 

  • Gestão de Roadmap (organização das tarefas, definição de prioridades e OKRs). Assim, ele tem a possibilidade de enxergar prioridades e realizar entregas constantes. 
  • Descrição de histórias de usuário: é importante conhecer o usuário. Saber para quem o produto está sendo feito define todo o projeto que antecede sua execução. 
  • Análise de dados e testes. A possibilidade de experimentação é crucial para que o PM (Product Manager) descubra quais as vantagens e desvantagens de diferentes métodos. Além, é claro, de conseguir visualizar o que mais deu certo em números. 
  • Customer experience ou experiência cliente: entender o cliente é o primeiro passo para a realização dos produtos. Uma conversa clara entre o cliente e o PM faz toda a diferença na parte de produção. Por isso, as prioridades e métodos devem estar sempre bem alinhados. 

Product Manager - Os Agilistas

Lembramos que essas competências citadas acima nem sempre serão realizadas apenas pelo Gerente de Produto. O trabalho em equipe deve se fazer presente em todo o método do time. O papel do PM é guiar, ter estratégias e acompanhar do início ao fim os desenvolvedores, UX, Redatores, etc.  

Quer ver mais conteúdos como esse?

Product Manager ou Product Owner? 

A diferença entre Product Manager e Product Owner é uma das dúvidas mais frequentes em ambientes que trabalham com produtos digitais. Embora os nomes nos induzam ao pensamento de que o Product Owner é o dono do produto, e o Product Manager é o gerente, esse é um conceito equivocado

O PO é um modelo pensado dentro do sistema de SCRUM, uma das metodologias ágeis. Dessa forma, qualquer organização que seja adepta ao método ágil, pode – e deve – ter um Product Owner. O Product Manager, por sua vez, é um conceito exclusivo de qualquer empresa que trabalhe com produto, não necessariamente que seja adepta ao agilismo. 

Oportunidades e Mercado 

Além do crescimento exponencial do mercado digital, a mudança na visão das empresas também torna o terreno fértil para quem trabalha com Produto. Essa área engloba o Product Manager diferentes profissionais com diferentes competências, o que a torna um leque de possibilidades em uma área promissora.

A crista da onda no atual momento é o investimento em tecnologia, tema que anda de mãos dadas com o Produto Digital. 

Manager, Design ou Owner? 

O Product Design, por exemplo, tem a função de pensar na arquitetura do projeto, concebendo seu “esqueleto” e desenhando seu processo de pré-produção. 

O Product Owner, assim como citado no último tópico, define qual o objetivo do produto. Além disso, a ideia de backlog é pensada por esse profissional: organizando e localizando as demandas do time, fazendo com que o Product Manager compreenda o projeto. 

O Product Manager acompanha o roadmap do time, guiando o ciclo do produto desde sua concepção até sua execução.  Suas responsabilidades também caminham entre todas as etapas, mas sempre junto ao time. Lembramos que resumimos bastante as funções do PM. Para mergulhar melhor em cada um dos conceitos, precisamos de um outro artigo para cada uma dessas especificidades de Produtos Digitais. 

Product Manager - Os Agilistas

Dicas de quem vive na prática

Nossa referência em Produto na dti digital, Vitor Rangel, separou algumas dicas fundamentais para quem quer trabalhar como Product Manager. Separamos abaixo os destaques que ele levantou:

  • Nunca diga “não” logo de cara para nenhum pedido. Isso quebra a expectativa do solicitante e demonstra certo desdém. Gaste, pelo menos, 5 minutos pensando sobre o pedido. Vale a pena!
  • Não confie só na sua memória, ela pode falhar. Você será envolvido em todas as reuniões, em todas as demandas e todos os e-mails que envolvem o projeto, então a organização é extremamente necessária. 
  • Diariamente somos bombardeados com novos frameworks usados no Google, Netflix e outras empresas de tecnologia. Mas o que funciona para eles não necessariamente funciona na sua empresa. Use o framework como inspiração, use os princípios, mas não se martirize tentando usar exatamente igual. 
  • Matrizes de priorização nos ajudam muito e são um ótimo aliado do PM, mas cuidado para não virar refém dela. Algumas vezes é preciso ouvir o óbvio e jogar fora o que priorizar e ouvir o que o usuário e mercado está falando.

Como se tornar um Product Manager? 

Os principais pilares para o exercício da profissão de um PM é a paixão por tecnologia, conhecimento em UX (User Experience – ou experiência do usuário, em tradução livre) e um olhar atento para as tendências do mercado e de comportamento. Essas são qualificações básicas e necessárias para ser um PM, é claro que buscar outras competências também agrega valor ao profissional.  

Muito além dessas características citadas acima, o Product Manager precisa ter domínio sobre o produto o qual vai gerir. É importante saber dizer para o time o que de fato o cliente precisa (quem fez a solicitação do produto) e como as dores dele podem ser atendidas e resolvidas por meio do produto solicitado. 

Algumas empresas ainda não absorveram ou aplicaram o conceito do PM em um time. Isso faz com que o produto não responda diretamente à demanda do cliente. Ainda assim, é necessário buscar em ambientes onde o papel do PM se faz presente e necessário. Aqui na dti, por exemplo, o Product Manager é base de nossos serviços prestados. 

Sintetizando 

O Product Manager trabalha de forma ampla no time, mas com um só foco: o melhor resultado para o produto. Com as mudanças que o mercado tem apresentado, é importante ficar atento nessas novas vertentes do mercado de trabalho, sobretudo aquelas que envolvem tecnologia. Neste artigo, sintetizamos alguns conceitos que rodeiam o Product Manager, mas é sempre válido buscar novas ideias e artigos sobre o tema. Que tal mergulhar ainda mais nesse universo?

Em nosso blog, alguns artigos abordam essa esfera do mercado. Além do blog, temos nosso podcast, o Os Agilistas, que traz informações ricas de maneira clara sobre o agilismo e a tecnologia no meio corporativo. Os episódios semanais trazem o agilismo para perto, desmistificando essa filosofia e explicando mais essa tendência. Vale a pena dar o play!

Quer saber mais?