Sentimentos, locais e Material Design: conheça o Tangerine, sua nova rede social.

Por dti digital|
Atualizado: Set 2023 |
Publicado: Jul 2015

Imagine a emoção de ver o time vencer no “Gigante da Pampulha”. Lembrar daquele barzinho onde você conheceu sua alma gêmea. O sabor refrescante daquele picolé artesanal da sorveteria do bairro. A deliciosa sensação de um fim de tarde no parque com a família. Aquele show que marcou a sua história. Imagine poder registrar a sensação de todos esses momentos baseados nos lugares em que você frequentou. Essa é a ideia do Tangerine, uma rede social em forma de aplicativo na qual você pode postar fotos, textos, áudios, vídeos: tudo para expressar e registrar a sua sensação naquele local e compartilhar para que mais pessoas possam não só ter acesso ao que você sentiu, mas, quem sabe, tentar sentir o mesmo que você! A diferença do Tangerine para outras redes sociais é que as sensações serão compartilhadas não só com os seus amigos, mas com qualquer pessoa que passar pelo local que você escolheu. No Tangerine, o espaço é o formador do elo entre a sensação das pessoas. Quanto mais likes no Tangerine Hearts seu post alcançar, maior a distância que ele será visto! Já pensou sua sensação num barzinho da Savassi ser vista da Pampulha, de Juiz de Fora ou Salvador? O Tangerine é a plataforma para o compartilhamento de emoções que valem a pena serem lembradas e revividas pelas pessoas que passarem por ali.

O Desenvolvimento

Totalmente desenvolvido a partir dos preceitos do Material Design, da Google, a programação do aplicativo para Android foi feita em Java com a utilização do Android Studio como a IDE, além de diversas bibliotecas que auxiliam na utilização do mapa, no upload de arquivos, no banco de dados interno do aplicativo, entre outros requisitos. Os servidores de teste e produção foram montados na nuvem da Amazon (AWS) com Node JS como servidor da aplicação, uma tecnologia de alta escalabilidade, fator determinante para o desenvolvimento do app. Também foi usado Mysql para o banco de dados relacional e Mongodb para ser o banco de dados não relacional. O Node JS facilita a integração entre bancos de dados.

Quer ver mais conteúdos como esse?

Mas por que Tangerine?

No filme Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004), de Michel Gondry, a personagem Clementine, interpretada pela atriz Kate Winslet, é apelidada por Joel (Jim Carrey) de Tangerine (Tangerina, em inglês), quando pinta seu cabelo de ruivo. O filme gira em torno de um personagem que opta por apagar de seu cérebro, por meio de um tratamento que remete à lavagem cerebral, lembranças e, consequentemente, sensações, de sua ex-namorada. Por fazer referências à lembranças e sensações, (além de ser um filme emocionante), aludimos ao longa e a esta cena em peculiar para batizar o aplicativo de Tangerine. Quer mais um motivo? Tangerina é sinônimo de mexerica, fruta caracterizada pelo sabor e cheiro marcantes. “Quando você come mexerica, todo mundo fica sabendo”. Assim nasce o Tangerine, app desenvolvido pela DTI.

O aplicativo está disponível para Androids e será disponibilizado para IOS no futuro.

Baixe agora o Tangerine na Google Play e compartilhe suas emoções. Todos os serviços são gratuitos.

Por Hudson Ferreira e Jéssica Saliba.

Quer saber mais?