Sybase banco de dados
Sybase banco de dados
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Sybase banco de dados: 5 boas práticas para armazenamento de informações

No post de hoje, trazemos algumas dicas e insights sobre boas práticas para desenvolvimento em Sybase banco de dados ASE. O assunto é técnino, porém divertido ele também será, Jovem Padawan.

“Um pouco mais de conhecimento ilumina nosso caminho” – Mestre Yoda.

O que é Sybase?

First things first! Ou, em tradução livre, vamos começar do começo. Por mais redundante que essa afirmação seja, preciso começar definindo o conceito-chave deste artigo.

Primeiro, vamos chamar o DBMS Sybase Adaptive Server Enterprise, ou Sybase ASE, para não ser confundido com Sybase Enterprise. Assim como o banco de dados Oracle é o principal produto da Oracle, às vezes os criadores são confundidos com biologia.

Grande parte dos DBAs (Administradores de bancos de dados) acreditam que Sybase ASE é sinônimo de um produto com data de validade e vida útil. Com base em dados coletados online, é possível inferir três comportamentos: um DBA Oracle mostrou aversão ao Sybase. Em contrapartida, um DBA SQL Server sequer sabia da existência de materiais didáticos voltados para SGBD.

Confira abaixo algumas dicas (discutidas) sobre Sybase e como aplicá-lo em bancos de dados.

  1. No Sybase banco de dados, índices precisam existir.

Índices estão diretamente relacionados ao bom desempenho de um banco de dados. Eles são usados pelo otimizador para reduzir o tempo das consultas, mas devem ser atualizados a cada inserção, atualização ou exclusão de registro na tabela.

Portanto, a criação de um índice deve ser muito bem analisada.  Por exemplo, se uma tabela tem muitos registros (ordem de milhões) e eu praticamente só consulto a tabela (inserções são raras e não necessariamente precisam ser rápidas), a criação de um índice pode melhorar a performance da consulta na ordem de dezenas.

Mas ao contrário, se a coluna que é índice é atualizada constantemente em uma operação que deve ser rápida, a performance da inserção será pior do que se não houvesse índice. Portanto, nesse segundo caso, se a consulta não é realizada frequentemente e não tem requisitos fortes de performance, talvez a criação do índice seria desnecessária. O query plan de uma consulta é uma ferramenta de análise muito importante nesse caso.

Use a força e a solução o encontrará, e Sybase banco de dados é sobre isso.

  1. Você deve usar Datatypes corretos em Sybase banco de dados.

Eventualmente acontece de passarmos desapercebidos pelos tipos de variáveis nas consultas que fazemos.

A coluna no banco de dados é NUMERIC (10, 0) e quando montamos a consulta, usamos uma variável INT na cláusula WHERE. Aparentemente, os datatypes são equivalentes, mas o que acontece é que o otimizador não consegue usar índices nesse caso, e sua consulta vai ficar muito mais lenta. Muito mais lenta mesmo.

Em um dos casos em que atuamos, conseguimos reduzir o tempo médio da consulta em mais de 20 vezes, de 4 minutos para menos de 12 segundos, simplesmente corrigindo o tipo da variável na consulta.

Os 3 minutos e 48 segundos restantes podem ser acumulados e usados para assistir o episódio VII, por exemplo.

Sybase banco de dados

  1. Funções boas são, evitadas em cláusulas WHERE e JOIN necessitam ser, porém.

Funções escalares aplicadas a uma coluna com índice impedem que o índice dessa coluna seja utilizado na cláusula WHERE, ou em um JOIN. O desempenho da sua consulta será comprometido, mesmo caso do item anterior.

  1. BEGIN TRANS para tarde ficará, COMMIT/ROLLBACK para cedo ficará.

Em resumo, atrase o máximo possível o início de suas transações; e adiante o máximo possível o fim delas.

Isso porque transações custam caro para o Sybase banco de dados , já que ele deve manter um controle muito mais rígido de seu estado interno. Se você abre uma transação e fica fazendo várias consultas de preparação para sua atualização, ele mantém um estado interno que pode ser desnecessário durante essas consultas.

Sybase banco de dados

  1.  SP devem substituir consultas muito executadas.

Consultas que são executadas com muita frequência ou que tenham o texto muito extenso podem ser substituídas por STORED PROCEDURES.

Com essa mudança, o tempo de compilação dos comandos SQL é reduzido e o tráfego de rede também. Essa interpretação sobre SP é de extrema relevância para a área de Sybase, pois esssa substituição das consultas otimizará o processo e todos o STORED: Por isso mantemos essa recomendação.

Como é trabalhar com Sybase banco de dados?

Existem diferentes tipos de Sybase, como já apontamos anteriormente. Dentre eles, se destaca o Sybase ASE: Integra diferentes funções e se torna um Sistema Gerenciador de Banco de Dados de boa qualidade e extremamente recomendável. Dentra as funções do ASE, trouxemos a In-Memory Database, a qual possibilita o banco de dados a “carregar” totalmente sua memória e armazenamento interno.

Para destacarmos uma vantagem desta estratégia, precisamos eliminar um obstáculo: O desempenho do banco de dados, ou, em outras palavras, leitura e gravação em disco.

Para além do conteúdo técnico, recomendamos muito estudo prático sobre Sybase e suas variação no universo de Data Science. É importante se especializar e entender melhor as diferenças entre eles. Analise os mais relevantes para sua trajetória e os que mais estão em alta no mercado, afinal de contas, a demanada é quem vai ditar onde haverá oportunidades!

“Por aqui o treinamento devo terminar”.

Para todas suas perguntas, as respostas aqui você não encontrou, Jovem Padawan; mas lembrar-se: de continuar estudando você deve; e, “sempre passar o que você aprendeu”, claro que é.

“Que a força esteja com você.”

Tem interesse em fazer parte de um time que entende de metodologia ágil na prática e transformação digital? Conheça nossa página de carreiras e se inscreva para a vaga que mais tem a ver com o seu perfil!

Preencha seus dados para receber nossa newsletter!

Ficou com dúvidas?

contato@dtidigital.com.br
R. Antônio de Albuquerque, 330 – 14° andar
Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-010
Sybase banco de dados

Cuidado

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para analisar sua experiência no site e personalizar conteúdos e anúncios durante sua navegação. Ao navegar pelo site, você autoriza a DTI Digital a realizar tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.

You will be redirected to spotify