A transformação digital em bancos

Por Giulia Tonon|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Jan 2018

Aqueles que não acompanharem as mudanças vão perder muito mercado. Especialmente nesse tipo de segmento, que lida com alto volume de informações de indivíduos e empresas, as transformações serão mais rápidas e impactantes.

transformação digital em bancos - report seguros

Nosso Gerente de Projetos, Lucas Kneipp, me falou da sua experiência transformação digital em bancos, aqui na dti. Uma parcela de nossos clientes é desse segmento, então estamos continuamente evoluindo com as transformações do setor. Confira:

Qual a importância das soluções digitais em bancos? E quais são os tipos de soluções mais usados?

Principalmente com o surgimento das fintechs, as instituições financeiras tradicionais foram praticamente obrigadas a rever seu posicionamento.

Hoje ninguém quer se submeter ao deslocamento até uma agência bancária, seja para realizar um pagamento, transação, ou até mesmo abrir sua conta corrente/investimento naquela instituição. Todos queremos realizar nossos trâmites bancários por meio de nossos celulares de forma simples e ágil.

As soluções de internet banking nas plataformas mobile são aquelas que possuem maior adesão dos usuários. As pessoas estão sempre em busca de simplicidade e agilidade no momento de realizar suas atividades financeiras.

Quer ver mais conteúdos como esse?

Qual o maior desafio nesse processo de transformação digital em bancos?

Em um primeiro momento, o desafio é não perder seus clientes para outras instituições financeiras, que oferecem os mesmos serviços, por meio de plataformas digitais modernas e focadas na experiência do usuário. E, como se não bastasse, com tarifas reduzidas ou até mesmo isentando seus clientes das tarifas.

Após vencer esta primeira barreira, essas instituições querem ser “desejadas” pelos clientes. Seja pelos jovens que irão abrir pela primeira vez uma conta, ou por aqueles clientes que não estão satisfeitos com os atuais serviços prestados em outras instituições.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM BANCOS

E aí, depois que uma solução foi aplicada? É isso, é um processo fechado?

A transformação digital em bancos nos mostra que as iniciativas devem ser contínuas. As mudanças são sempre bem-vindas e com foco nos usuários. A medida que atendemos aos anseios destes usuários, novas necessidades surgem. Isto é intrínseco a nós seres humanos, o sempre querer mais, melhor e no menor intervalo de tempo possível.

Um software que não reage às mudanças morre. Dessa forma, é fácil entender que é um processo contínuo, que demanda muito esforço. Precisamos ter times de desenvolvimento e design coesos e focados no negócio de nossos clientes.

Veja o case dti liderado por Kneipp, no Banco Mercantil:

Qual o seu papel (e da dti) nesse processo de transformação digital nos bancos?

O nosso papel consiste em realizar parcerias com as instituições financeiras que estão em busca desta transformação digital. Contamos com um time multidisciplinar e com experiência comprovada na aplicação das melhores práticas de desenvolvimento de software. Utilizamos tecnologias atuais que promovem esta transformação. 

Temos um mindset focado nas necessidades de nossos clientes. Contamos com um time de design dedicado, que nos permite um entendimento completo dos processos. Isso promove um ambiente mais fértil para o desenvolvimento do software, evitando desperdícios de tempo e recursos.

Adotando as metodologias ágeis na gestão dos projetos, fomentamos entregas de valor em curto prazo. Além de diminuir a ansiedade do time de negócios dos nossos clientes, os métodos ágeis também nos permitem um aprendizado mais rápido.

Temos foco em relacionamentos contínuos, pois possibilita que nossos times conquistem enorme sintonia com a área de negócios e TI de nossos parceiros. Assim, enfrentamos com maior eficiência os novos desafios propostos

Como você chegou na dti?

Recebi o convite para fazer parte do time da dti, com a missão de atender as necessidades de nossos clientes de maneira diferenciada.

Sou responsável pela gestão dos projetos, conquista de novos clientes, e principalmente, por cuidar de forma “paranoica” do bom relacionamento com os clientes.

Sou engenheiro eletricista de formação. Desde o início de carreira me envolvi com gestão de projetos, que foi o segmento que optei em dedicar. Realizei cursos, pós-graduação e certificações na área. Gerenciei projetos nas áreas de mineração, óleo e gás e siderurgia. Na dti, tive meu primeiro contato com projetos no setor de T.I.

 –

Nossas parcerias com instituições financeiras na transformação digital estão crescendo cada vez mais. Diferenciação e inovação são essenciais nesta nova realidade. É exatamente isso que buscamos para nossos clientes. Para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato conosco!

Quer saber mais?