Obliq: impulsionando a transformação organizacional

Por dti digital|
Atualizado: Jun 2021 |
Publicado: Jul 2020

Antes vistas como motivos de apreensão e receio no mundo empresarial, hoje, a mudança e inovação são vitais para o cumprimento dos objetivos da organização. Isso é um dos efeitos da expansão da transformação digital: ela estimula essa necessidade de mudar. 

Até aqui, um longo caminho foi percorrido: foi preciso que os mais diferentes setores saíssem de uma antiga zona de conforto e se conscientizassem sobre a necessidade de acompanhar as rápidas dinâmicas externas. Mas, até o próprio processo de mudança passa por transformação. Hoje, não adianta somente desejar uma transformação organizacional, deve-se mudar do jeito certo.  

 

Transformação organizacional por meio de ações oblíquas 

O que significa pensar a transformação de maneira oblíqua? Como a mudança não é um processo previsível, as ações oblíquas têm como objetivo tangenciar as tensões organizacionais, as atingindo indiretamente e criando condições para que sejam resolvidas. Essa é a proposta da Obliq. 

A Obliq surgiu da ideia de expandir para outras empresas a agilidade que já colocamos em prática na dti. A partir da premissa “changing how we change, a solução procura catalisar a transformação organizacional dos clientes de maneira semelhante ao que fazemos em nossos processos e serviços na dti 

Por que catalisarPorque a mudança quem promove é você! A Obliq é uma consultoria ágilcom o objetivo de GUIAR a sua organização, ou o seu time, nessa trajetória contínua de mudanças.  

 

Quer ver mais conteúdos como esse?

Obliqconsultoria ágil de gota gota 

Apesar de adaptável a cada contexto, a transformação ágil apresenta alguns princípios que são globais e que se repetem na trajetória de qualquer organização. O primeiro deles: é impossível mudar toda a estrutura e cultura de uma organização da noite para o dia. Esse é um processo gradual e contínuo, que demanda tempo e cuja evolução deve estar sempre no horizonte. Por isso, é importante definir um ponto de partida. 

transformação organizacional - os agilistas

Diante dissoa consultoria Obliq trabalha com base em algumas etapas. São elas: 

  •  Liminal Space: definição do time pelo qual iniciaremos o projeto piloto.  
  • Taxonomiamapeamento detalhado dos fluxos de valor da organização e suas dores, para que, com base nisso, definamos missões de longo prazo que guiarão as entregas do time.   
  • Priming: consiste em treinar a equipe quanto aos princípios e crenças do ágil. 
  • Looping: o time passa a rodar ciclos de aprendizagem contínua, identificando tensões organizacionais e propondo experimentos para solucioná-las.  

looping obliq

  • Scalingnessa etapa, é esperado que os conhecimentos obtidos pelo squad durante o piloto comecem a ser compartilhados por toda a organização. 

 

Transformação organizacional na prática: o case Bayer 

A Bayer é uma empresa com mais de 150 anos no mercado, e seu nome já é consolidado em todo o globo. Então, por que propor mudanças em algo que, aparentemente, já está funcionando muito bem? 

As dinâmicas que guiavam o mercado 10 anos atrás são completamente diferentes das dinâmicas atuais. Hoje, focar-se nos feedbacks dos clientes e, com base nisso, reagir de forma ágil é uma necessidade até em setores tradicionais 

Quer saber como a Bayer colocou isso em prática, com a ajuda de nossa consultoria ágil? Então confira nosso material “Obliq – impulsionando a mudança na organização”! 

transformação organizacional - material

 

Você está esperando o que para dar início à transformação organizacional no seu negócio?

Quer saber mais?

Metodologia Ágil

Confira outros artigos

Veja outros artigos de Metodologia Ágil