Web Design
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que é Web Design: A atuação do web designer no contexto digital 

O termo Design é debatido há décadas e sempre traz consigo diferentes interpretações e contextos. Seja programando, projetando ou até desenvolvendo, o Web Design está presente na vida de milhares de pessoas, e tende a estar ainda mais. Esse crescimento exponencial é devido às transformações que acompanham a tecnologia e suas plataformas. 

O Web Design está presente nos pontos visíveis e invisíveis aos nossos olhos, por mais que a gente  pense nele apenas como algo estético. Incluir a tecnologia e as mudanças digitais nesse conceito mais amplo sobre o que é o design, é fundamental para o compreendermos em um mundo ágil

O que é e como nasceu o design? 

Como já dissemos no início deste artigo, há diferentes formas de conceituar o design. Ainda assim, podemos tentar encaixá-lo em alguns termos mais palpáveis, como: Utilidade, Pessoas, Problemas, Soluções e Projeto. O conceito de Design ser atrelado à arte não é equivocado, mas o design tem um compromisso com soluções rápidas e otimizadas, diferente da arte propriamente dita. 

WebDesign

Voltando para as aplicações do Design na tecnologia, em cada um dos termos acima existe uma vertente diferente de atuação, ou seja: são muitas áreas possíveis. E que bom que seja assim! Uma vez que esse termo abrange diferentes processos, é possível ser um designer profissional com autonomia e multifacetado. 

Qual a diferença entre o web designer e os outros designers? 

São inúmeros tipos de designs. Conhecemos Designer Gráficos, de roupas, UX, de softwares, OPS, etc. Todos eles compartilham do título de Design, embora suas atuações sejam bem distintas e sempre complementares. A tecnologia atua como um vetor de junção entre todos, uma vez que as demandas do mercado são sempre versáteis e nada presas em uma área só. 

O Design Thinking, por exemplo, é um conceito que na prática é baseado em uma metodologia. Já o Web Design, foco do nosso artigo, pensa especificamente em sites. Os sites, na verdade, são os melhores amigos desse profissional, que trabalhará diretamente com eles. Do layout ao design, tudo em algum domínio passa pelos olhos do web designer. 

Como o web designer atua no mercado de trabalho? 

Conhecimento técnico é um ótimo primeiro passo para quem quer atuar no espaço de web designer. Além dele, é importante se lembrar de ter flexibilidade para lidar com diferentes projetos. Isso porque muitos web designers se prendem a um projeto único, nos quais ele atua.  Além de compreender as diversas faces que a profissão tem, é preciso compreender os aspectos técnicos.

O dia a dia de um Web Designer é relacionado à criação e desenvolvimento de layouts para plataformas digitais (sites, apps, etc) e criação de conteúdo.

Web Design

Geralmente, os programas mais usados por web designers são o Adobe Dreamweaver, CMS, WordPress e o clássico HTML. Entender todos não é uma exigência – pelo menos não na maioria das vagas – , mas compreender as diferenças entre elas e dominar pelo menos uma é necessário. Outro fator de destaque no mercado é o entendimento sobre experiência do usuário (User Experience).

O UX é importante não apenas para quem trabalha com design, porque ela é uma competência que abrange inúmeras áreas. Aqui na dti, a UX é atrelada à metodologia ágil, e usada pensando no usuário a todo momento. Se você quer saber mais sobre essa competência, acesse nossos insights! 

 

Como atuar no web design? 

Não existe uma receita de bolo, muito menos há um manual com prescrições exatas sobre como se tornar um web designer. Ainda assim, alguns cursos e especializações são essenciais para a profissão:

  • Cursos profissionalizantes: é uma dica um pouco óbvia, mas segue sendo o principal método de adquirir conhecimento em qualquer área 
  • Leituras: recomendamos o “Princípios do WebDesign Maravilhoso”, do Jason Beaird, mas vale a pena experimentar novos insights 

Web Design

  • Converse com profissionais já atuantes no mercado: entender as dores e os prazeres de uma profissão é um ótimo primeiro passo. Assim, os dois lados já lhe serão apresentados sem medos, sem contar que isso ajuda na construção de um bom networking. 
  • Procure empresas que estão inclinadas para o mercado digital: saiba para onde a correnteza está indo, assim é mais fácil nadar na crista da onda tecnológica. 

WebDesign

Se você nos acompanhou até aqui, sabe que um Web Designer pode atuar de diferentes maneiras e com competências diferentes. Além de fazer sites, há um universo inteiro de formas de atuar em um mundo de transformações, como é o digital. Se você quer acompanhar de perto essas transformações, escute Os Agilistas, nosso podcast que fala sobre tecnologia e mercado de trabalho, tendo o agilismo como a base das discussões. Te esperamos lá! 

Preencha seus dados para receber nossa newsletter!

Tá na dúvida?

contato@dtidigital.com.br

R. Antônio de Albuquerque, 330 – 14° andar
Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-010

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para analisar sua experiência no site e personalizar conteúdos e anúncios durante sua navegação. Ao navegar pelo site, você autoriza a DTI Digital a realizar tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.

You will be redirected to spotify