Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Case GERDAU SUMMIT

Quando a parceria é para valer, ela nunca morre. 

A nossa história com a Gerdau é antiga e já somos próximos há muito tempoMas, foi através da Gerdau Summit que essa relação atingiu um novo patamar e se fortaleceu, consolidando definitivamente a nossa parceria.  

A Gerdau Summit e o nosso desafio 

A Gerdau Summit foi criada em 2017, a partir da Joint Venture entre Gerdau, Sumitomo Corporation e The Japan Steel Works (JSW). Entre as principais atividades da empresa está a potencialização da linha de cilindros de laminação em Pindamonhangaba, São Paulo.  

Foi nesse campo de atuação que se iniciou a parceria Gerdau Summit + dti: no primeiro semestre de 2019, a empresa nos demandou uma plataforma para monitorar os pedidos e o uso dos cilindros de laminação. Nas fábricas dos clientes da Gerdau Summit, esse acompanhamento era feito manualmente, por meio de planilhas de Excel, o que resultava em um monitoramento errático e em confusão de informações. O impacto nos fluxos de produção era direto: uma má gestão poderia levar à falta de cilindros e, sem cilindros, não há produção de chapas e lâminas de ferro. Em casos extremos, a fábrica poderia parar. 

Iniciamos então o desenvolvimento de um sistema que realizasse uma melhor gestão do processo de laminação de chapas planas com cilindros. A ideia inicial era a implantação de um piloto em uma das fábricas clientes da Gerdau Summit e, caso bem sucedido, investiríamos na expansão do produto para todos os clientes da empresa. É aí que nasce o Smart Rolls. 

Smart Rolls: solucionando gargalos antigos 

No primeiro Design Sprint, foram determinados os objetivos do Smart Rolls: prever demandas, realizar cálculos e análises qualitativas e unificar as informações relacionadas a desempenho, estoque e custo dos cilindros em um só lugar. Além disso, definimos a entrega de 5 versões do Smart Rolls, cada uma abrangendo uma fase do processo de gestão dos cilindros. A quinta e última entrega será a versão final e completa do produto. 

Os “MVPs” 

Depois de 4 Sprints foi realizada a entrega do MVP1, como ficou conhecida essa primeira versão da solução. Ao solucionar vários problemas de gestão de estoque, o MVP1 e parte do MVP2 preveem antecipadamente a falta de cilindros na fábrica e a interrupção da produção 

Além disso, as primeiras entregas trouxeram um outro valor agregado: um melhor planejamento da compra de cilindros. A partir dessa otimização da gestão, o Gerente de Oficina tornou-se capaz de fazer estudos mais precisos e estratégicos sobre o estoque de cilindros, evitando dessa forma desperdícios e gastos desnecessários. 

A parte final do MVP2, o MVP3 e parte do MVP4 funcionam como uma plataforma comparativa do desempenho dos cilindros: com eles, o usuário consegue comparar a performance das peças da Gerdau Summit em relação aos concorrentes. Essa função do Smart Rolls permite uma análise de custo/benefício mais assertiva, auxiliando o setor de compras na hora de escolher o melhor fornecedor de cilindros. Isso já gerou uma economia de milhares de reais na fábrica onde o projeto piloto está sendo implementado. 

Gerdau Summit + dti: presente e futuro 

Com a proximidade das entregas finais do MVP4 e MVP5, e, finalmente, o lançamento dSmart Rolls completo, as nossas expectativas não poderiam ser melhores. Porém, o próprio presente já é motivo de muito orgulho: o Smart Rolls solucionou problemas antigos e já gera grande valor para a Gerdau Summit. Diante dos resultados, não nos resta dúvidas: nossa parceria ainda nos reserva um futuro de muito sucesso pela frente.  

Tá na dúvida?

Fique à vontade para falar com a gente!

[email protected]

R. Antônio de Albuquerque, 330 – 14° andar
Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-010