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Case MRV

Inserindo a revolução digital no conservador mercado imobiliário. 

Apesar de ser um dos mais fortes do cenário brasileiro, o mercado imobiliário é, geralmente, resistente a mudanças. Optando por trilhar um caminho contrário, a MRV observou que a transformação, principalmente a digital, é imprescindívelEm parceria com dti, a empresa dá então partida a sua própria revolução digital. 

O cliente no centro da estratégia 

transformação digital mrvTudo começou com uma única premissa: o cliente deve estar no centro de toda a estratégia da MRV

Kit Acabamentos foi um dos maiores exemplos de como isso foi colocado em prática

O desafio era desenvolver um e-commerce, mas fizemos muito mais do que isso: Kit Acabamentos da MRV representou não somente a realização do sonho da empresa de disponibilizar seu catálogo de acabamentos online, mas também garantiu aos clientes a liberdade de montar o apartamento de forma personalizada e de escolher diferentes combinações de acabamentos, o que não era possível anteriormenteO sucesso foi tão grande que impulsionou, até mesmo, as vendas face a face.  

 

transformação digital mrv

O Meu MRV é outro exemplo de desenvolvimento totalmente focado no cliente: o app permite que o usuário acompanhe tudo em relação ao seu apartamento à distância de um clique, eliminando burocracias desnecessárias. A ferramenta aproximou a MRV do consumidor e iniciou uma nova fase nessa relação com o público.

O nosso último lançamento foi uma plataforma de vendas totalmente online, a fim de reduzir burocracias e melhorar a experiência do consumidor ao comprar o seu apartamento.

No mercado imobiliário, geralmente, as negociações duram dias até a assinatura do contrato. Com essa nova plataforma, o objetivo é que as transações sejam realizadas no mesmo dia, otimizando o tempo tanto dos clientes, quanto da MRV.

“MRV passa a vender imóveis de forma totalmente digital; ações saltam até 7% nesta quarta. Produto integra a estratégia da companhia em se tornar uma plataforma de soluções habitacionais” Infomoney, 29/01/2020

O sucesso foi imediato: logo após o lançamento da nova plataforma, as ações da empresa dispararam! 

Agora o papo é chatbots”! 

transformação digital mrv

O êxito atingido pelas soluções citadas abriu o nosso caminho na empresa, nos levando a

o desenvolvimento de uma das ferramentas mais utilizadas hoje pela MRV, tanto internamente quanto externamente: os chatbots. O Maria Rosa foi o primeiro deles.  

A Maria Rosa era, até então, apenas o rosto do call center da MRV. Portanto, o nosso primeiro passo foi desenvolver o seu potencial. Isso resultou na expansão do chatbot para o Meu MRV, Facebook, Portal de Relacionamento e WhatsApp, servindo de instrumento de conexão entre o cliente e o mundo digital.   

A partir daí, entramos em ritmo acelerado com o desenvolvimento de chatbotsPassamos pela automatização de chamados para a T.I., compreendida pelo MRV Atendimento, até o acompanhamento das solicitações para a área de suprimentos, do Suprimento e Obras

Além, é claro, do atendimento ao cliente da Maria Rosa e do MR. V. Durante esse processo, as nossas skills relacionadas à customização de chatbots foram (e ainda são) muito bem aproveitadas.

Com estratégias, públicos e linguagens específicas para os respectivos contextoscada chatbot é único e pensado para gerar valor naquele exato processo no qual está inserido. Isso proporcionou uma grande evolução nas experiências dos usuários envolvidos, sejam eles internos ou externos.

Organizando de dentro para fora 

Mas é claro que, para que o cliente seja alcançado da melhor forma possível, os processos internos devem estar muito bem definidos e funcionando plenamente. Para isso, foi necessário o desenvolvimento de uma série de soluções. Iniciamos por adicionar mobilidade ao Simulador de Margem Bruta (SMB)que simula os diferentes fatores que podem influenciar o valor de margem de venda de um empreendimento, e ao MRV Obrasque acompanha a execução das obras. A mobilidade das ferramentas impactou muito positivamente o Índice de Produtividade (IP) – importante benchmark da construção civil – da MRV. 

Continuando as soluções internas, o MRV Preços chegou para facilitar o processo de pricing dos empreendimentos, substituindo o desestruturado sistema antigo. Em união com o MRV Negócios, que calcula as margens de lucro e as distorções de viabilidade, as ferramentas introduziram uma estratégia analítica de valores mais inteligente e precisaElas minimizaram a intervenção manual nesses cálculos, o que, consequentemente, aumentou a segurança dos dados analisados e obtidos. O resultado foi um impacto direto na receita da empresa.  

MRV + dti: presente e futuro 

Do início da nossa parceria, há quase três anos atrás, até hojea mudança e evolução são nítidas em ambas as partes envolvidas. Nós, como empresa, nos tornamos cada vez mais confiantes na qualidade de nosso serviço, principalmente à medida que somos reconhecidos como autoridade quando o assunto é a união entre tecnologia e metodologias ágeis. Enquanto isso, a MRV aderiu ao ágil não somente em sua relação conosco (contratações por escopo fechado, por exemplo, ficaram para trás), mas também internamente: a adoção de ferramentas como retros, sprints, gestão à vista e daily’s trouxeram resultados perceptíveis 

Ficamos muito felizes em fazer parte da história dessa gigante do mercado imobiliário, e estamos animados pelo o que o futuro reserva à nossa parceria. 

Tá na dúvida?

Fique à vontade para falar com a gente!

[email protected]

R. Antônio de Albuquerque, 330 – 14° andar
Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-010