case Vale

Vale + dti: transformação nos negócios a partir da integração da cadeia de valor.

Tecnologias:
.net core, Java, Angular, React, d3.js, Cloud Azure, Power BI, Cosmos, Ionic, PWA, microsserviços

Contexto e desafio

Em 2014, as indústrias de mineração passaram por uma grande crise e o minério de ferro perdeu muito valor comercial. Naquele cenário desafiador, a Vale percebeu que a chave era a integração da cadeia de valor e sua operação – desde a produção na mina até a distribuição para o cliente final – seria um diferencial para detectar rapidamente as mudanças de mercado.  

Em uma operação tão complexa, o desafio foi repensar os fluxos e ferramentas a fim de proporcionar uma visão global da cadeia de produção. Para isso, foi necessário integrar sistemas desde a área de planejamento de produção (planejamento das minas, embarque nos portos e nos trens) a marketing de produto, proporcionando soluções de execução e distribuição, com simulações de cenários e possibilidades. 

Resultados

O COI da Vale é capaz de detectar rapidamente as mudanças no mercado, avaliar suas implicações sobre o negócio e amparar a tomada de decisões, através de informações internas e externas, visando adaptar as estruturas globais e regionais para otimizar toda a cadeia produtiva.  

Baseado na metologia IBP (Integraded Business Planning) e por meio de uma análise completa dos dados, a plataforma desenvolvida estuda o mercado consumidor e entrega insights para o aprimoramento da experiência do cliente.  

Veja mais sobre a metodologia IBP!

Os resultados de negócio gerados pela integração da cadeia de valor abrange todo o processo de produção, além de facilitar a colaboração na tomada de decisão, sendo muito mais ágil e promovendo resultados: 

29 Sistemas de informações de origem da cadeia de valor integrados;

US$ 600 milhões de ganhos anuais;

100% dos cálculos automatizados;  

100% dos dados utilizados no planejamento integrado originados na plataforma;

COI Vale Mobile

Outros resultados:

Inconsistência dos dados menor que 5%;  

131 Indicadores monitorados pela plataforma; 

Todas as dashboards atualizadas em tempo real, facilitando o trânsito e a universalização das informações entre as unidades de negócio dos países em operação;

Ficou curioso em saber como chegamos a esses resultados?