case VLI

Gestão de Equipagem na VLI: tomada de decisão para otimização de escalas e redução de custos

Tecnologias:
React, .Net Core, Azure Function, Docker, Java

Contexto e Desafio

A gestão de diversos profissionais, unidades de negócio diferentes e equipamentos era um grande desafio da VLI. A operadora logística multimodal identificou a necessidade de apoiar o planejamento e a tomada de decisão quanto à alocação dos maquinistas aos trens. E assim nasceu o Portal Equipagem, visando uma gestão eficiente da tripulação.

Resultados

A solução proposta consiste numa plataforma online de gestão de equipagem centralizada, focada em otimização das escalas e atendimento à legislação trabalhista. Por ter uma visão holística sobre pontos de troca, horas a serem cumpridas na jornada e programação dos trens, o portal trouxe ganhos na otimização de recursos e apoio à tomada de decisão, além de ter gerado redução de custos. 

A implementação do Portal de Equipagem resultou em:  

  • 70% das jornadas são planejadas via plataforma 
  • 14% de redução da duração da jornada efetiva 
  • Redução de 35% das atividades improdutivas 
  • Visão estratégica a longo prazo, visão operacional/tática mensal e visão do dia a dia.  
Gestão de equipagem VLI logística

Outros resultados

  • Capacidade de realizar replanejamento em tempo real, visando atender às regras trabalhistas e evitar custos adicionais. 
  • Apontamento remoto por meio do ponto móvel, e acompanhamento de escala com emissão de alertas. 
  • Integração da informação relativa à execução da escala pela equipagem. 
  • Checagem da consistência das escalas realizadas. 
  • Painéis de controle e emissão de alertas em caso de inconformidades, como por exemplo, execução de horas extras. 

 

Ficou curioso em saber como chegamos a esses resultados?