Logo Entre Chaves

Entre Chaves #73 – Tokenismo dentro das empresas

Estritamente falando, tokenismo é uma inclusão simbólica e superficial que consiste em fazer concessões a grupos minoritários, seja em empresas, no cinema, na mídia e diversos outros meios. O conceito de tokenismo emerge em meio à luta pelos direitos civis de pessoas negras durante as décadas de 1950 e 1960 nos Estados Unidos.

Empresas contratam um percentual mínimo, um grupo minoritário que sofreu e ainda sofre algum tipo de preconceito, ou discriminação. Então coloca-se esse percentual mínimo para trabalhar, pra aparecer nas suas campanhas, para apenas falar que ali “há uma representatividade”. Porém estamos mesmo falando sobre representatividade? Ou estamos falando de Tokenismo? Vem que a gente te explica.

Você pode nos acompanhar em www.instagram.com/entre.chaves ou mandar a sua pergunta/dúvida no email entrechaves@dtidigital.com.br

Instagram: @entrechaves
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC6ratNUQLfQXgRZwOr1xz-A

Assine nossa News e faça parte da transformação do mercado