eficiência digital.
A transformação digital já é uma realidade, e para que as empresas alcancem seus objetivos, a eficiência dos ambientes digitais deve estar entre as prioridades.
Nós acreditamos que a eficiência digital é o resultado da integração de três disciplinas indispensáveis para o sucesso dos negócios:
Alinhamento Estratégico
Onde queremos chegar?

A resposta para esse questionamento é clara dentro da organização?
Promover o alinhamento estratégico é garantir que os times conheçam bem os objetivos estratégicos da empresa, que sejam organizados da melhor forma para serem capazes de gerar valor e que entendam o impacto do seu trabalho no fluxo de valor em que atuam e no todo.
Além dos impactos nas pessoas, a clareza de objetivos impulsiona uma gestão eficiente do portfólio, facilitando a priorização e dando clareza sobre o sentido de existência de cada frente.

"Entendendo melhor as decisões que a gente precisava tomar, numa cadeia bastante complexa, percebemos o diferencial da Vale são os produtos premium no mercado de atuação, e que isso iria fazer alavancar o resultado (...) constatamos que a gente precisava mudar a forma como atuávamos no mercado, para conseguir resultados diferentes"
Fábio Eugênio - Head de Tecnologia e Operações Integradas, Vale

"As pessoas estão enxergando outras possibilidades que não enxergavam antes. Isso é que é legal. Aí sim é a transformação deixando de ser mera digitalização para transformar, de fato, com possibilidades de novos negócios mesmo. É impressionante."
Breno Cerqueira - CTO da PRODAP
Execução Impecável
Como vamos fazer?

Os times que têm clareza dos resultados que precisam gerar, focam em encurtar caminhos para tornar esses objetivos em ações práticas e reais. Entender como executar uma estratégia, é o próximo passo, e é indispensável que essa execução seja impecável.
O ponto de partida para a execução impecável, é a construção de uma operação ágil que reúne disciplinas fundamentais no desenvolvimento de produtos digitais:

Design de experiência
o design de experiência, garantindo que as soluções partem das perspectivas dos usuários finais;

Gestão de produto
a gestão do produto, garantindo que os objetivos estratégicos são desdobrados em indicadores acionáveis que permitem a verificação das principais hipóteses;

Engenharia de software
a engenharia de software, que garante que as decisões arquiteturais e práticas de desenvolvimento mais adequadas ao contexto do produto que está sendo desenvolvido são adotadas.

Operação Ágil
os habilitadores de todas as disciplinas num fluxo de operação ágil, que garante entrega em curto prazo e aprendizado contínuo.
Aprendizado Contínuo
Estamos no caminho certo?

Para alcançar níveis de excelência entre alinhamento e execução, é importante priorizar o aprendizado continuo, e estar aberto a mudanças estruturais e criação de novas capacidades.
E isso só acontece por meio de envolvimento ativo do c-level e rituais de aprendizado, que garantem uma análise crítica dos resultados obtidos, à luz tanto de métricas de negócio quanto de métricas de operação.
Esses rituais de aprendizado – os learning loops – garantem que a organização esteja continuamente refletindo sobre sua jornada rumo à eficiência digital. Seu principal resultado é um backlog habilitador cuja execução culminará nas execuções das mudanças estruturais e criação das capacidades necessárias para que a organização atinja a agilidade empresarial.