Era Digital e Futebol: Tecnologia em Campo

Por dti digital|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Fev 2016

Nos últimos anos, temos visto com frequência a busca de novas tecnologias por parte das organizações, que tentam manter diferenciais em mercados cada vez mais competitivos. E no futebol? Será que os clubes estão buscando soluções tecnológicas e entrando na era digital?
Na Europa, parece que isso já é realidade. A utilização de sistemas está presente em diversos setores dos clubes: gerenciamento, relacionamento com os torcedores, obtenção de informações, tanto dos jogadores do elenco, quanto dos seus adversários.
O Borussia Dortmund, por exemplo, um dos maiores clubes da Alemanha, utiliza um equipamento chamado Footbonaut, que permite trabalhar diversas habilidades necessárias para o jogador de forma muito intensa. Esse vídeo mostra o seu funcionamento.

Além de aprimorar domínio de bola, passe, finalização e tempo de reação, o equipamento produz dados e estatísticas de cada jogador proporcionando um relatório para o treinador decidir quais as melhores situações de jogo e as possíveis utilizações de cada atleta do elenco.
Há pouco mais de um ano, o Real Madrid, maior campeão europeu, anunciou uma solução para viabilizar um maior relacionamento entre clube e torcedores. Utilizando Cloud Computing e BI, o clube pretende proporcionar uma experiência diferenciada aos seus fãs disponibilizando informações, estatísticas, transmitindo jogos e treinamentos no app do clube.

Era Digital e o futebol

A seleção da Alemanha – atual campeã do mundo – utiliza, desde a última copa, um sistema que monitora o campo de jogo com câmeras e também jogadores que possuem GPS debaixo de seus uniformes. Os dados coletados pelo sistema (aproveitamento de passes, frequência cardíaca, velocidade, aceleração, finalizações certas, posicionamento no campo e outros) servem de suporte para avaliação do desempenho da equipe e de cada atleta, contribuindo para a melhoria contínua do time.

Além disso, os atletas conseguem acessar o conteúdo em apps instalados em seus tablets e celulares.

Era Digital e o futebol 2

Esses equipamentos armazenam uma grande quantidade de dados, que em seguida passam pela triagem adequada: são identificadas informações relevantes e recorrentes, como, por exemplo, situações que facilitaram a chegada ao gol do adversário ou a tomada de gols. Assim a comissão técnica pode trabalhar para corrigir os problemas e aprimorar as jogadas em cima de dados acertivos. O futebol está ficando cada vez mais competitivo e na maioria das vezes, são os detalhes que resolvem as partidas.

A tecnologia também melhora a relação com o público. Num mundo cada vez mais digital, o mobile ganhou muito espaço na vida da população. Trazer uma paixão popular como o futebol para o mobile é manter uma relação íntima com o torcedor. Essa proximidade e dinâmica é essencial para manter o interesse da nova geração de torcedores e por conseguinte, atraí-los para o estádio e gerar mais receita.

Essa realidade é promissora e já está acontecendo, mas ainda não chegou nos clubes nacionais. Será que a era digital ainda demora muito para chegar de verdade em nosso futebol?

A tecnologia da informação tem potencial para se tornar um fator decisivo nos próximos campeonatos. Fique de olho!

Por: Thiago Araújo
Revisão: Dandara Chaves

Imagens: App Store e Saphana

Quer saber mais?