A inovação é a chave do sucesso. O que você deve aprender com a Toyota?

Por dti digital|
Atualizado: Jun 2021 |
Publicado: Jul 2015

Inovação: questão de sobrevivência

De tão utilizada quando pensamos no funcionamento do mercado comercial, a palavra inovação, além de constante, chega a ser uma questão de sobrevivência na hora de apresentar produtos ou serviços. Sinônimo de novidade ou renovação, o conceito de inovação ultrapassa a noção comum e passa a representar o pré-requisito do que se espera de uma nova oferta: algo que seja capaz de alterar a forma como encaramos determinado produto, serviço ou empresa e ofereça um benefício inédito em relação ao que era oferecido anteriormente.

Um excelente exemplo da inovação de produto são os smartphones. Eles substituíram completamente os antigos telefones celulares que apenas ligavam e mandavam mensagens e inauguraram uma nova forma de se relacionar com o aparelho. A inclusão de uma tecnologia capaz de acessar a internet, bem como as inúmeras outras funcionalidades agregadas ao telefone, abriu precedentes para alterar de forma integral a maneira como entramos em contato uns com os outros.

Já se tratando de modelos de negócios, podemos citar as sandálias Havaianas. O reposicionamento da marca fez com que ela deixasse de ser considerada a sandália para pessoas de baixo poder aquisitivo para se tornar objeto de desejo, inclusive fora do Brasil. Para exemplificar a inovação em processos podemos falar das metodologias ágeis para o desenvolvimento de software e também do Lean Production, que é o sistema de produção desenvolvido pela Toyota.

O que aprender com a Toyota

Na década de 80 a Toyota inovou na estratégia de produção, com o objetivo de otimizar os recursos e aumentar a satisfação do cliente. O sistema Toyota de produção é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios: super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. Eliminando esses desperdícios, a qualidade é automaticamente melhorada e o tempo e custo de produção consequentemente diminuem.

A DTI possui uma vasta experiência na utilização de metodologias ágeis de desenvolvimento de software desde 2001,  como, por exemplo, o Scrum, um conjunto de valores, princípios e práticas que dividem o projeto em ciclos, melhorando o acompanhamento da produção. Além disso, também nos inspiramos no Lean Manufacturing, que você pode entender melhor aqui. Somadas, essas metodologias permitem a otimização do prazo e a melhoria na qualidade das entregas, eliminando o desperdício de tempo e recursos no desenvolvimento de projetos. Essa experiência pode – e deve- ser aplicada também fora do mundo da programação de software e da orientação a objetos, assim como a Toyota fez com seu processo de produção.

Otimizando processos

Muitos processos são executados de forma pouco produtiva, apenas por não terem sido revisados e adaptados à nova realidade do mercado, dos avanços tecnológicos ou das novas estratégias da empresa. Em algumas situações apenas a alteração do processo é suficiente para obtermos significativos ganhos na produção. Em outros casos é sugerida ou mesmo necessária a alteração de sistemas, para automatizar ou garantir mais conformidade aos processos definidos e eliminar gastos desnecessários.

Como inovar

É possível inovar de diferentes maneiras ao executar processos, como, por exemplo, o tipo de inovação incremental, radical ou de ruptura. Na inovação incremental,  na qual é pensada a melhoria contínua dos processos, podemos alterar o patamar produtivo, diminuir custos, aumentar os ganhos e evitar o desperdício. Sempre que pensar em um novo sistema, avalie antes o processo de negócio para que o sistema se adapte a ele. Se ainda não sabe muito bem como aplicar estes princípios na sua empresa, mas acha que pode otimizar seu processo produtivo, converse com a gente. Temos soluções personalizadas que farão a sua empresa atingir o objetivo desejado.

Por: Fabiana Lima e Jéssica Saliba

Quer saber mais?

Metodologia Ágil

Confira outros artigos

Veja outros artigos de Metodologia Ágil