Eficiência digital com copilot: um caso de uso do GitHub

Por Marcela Assis|
Atualizado: Jul 2024 |
Publicado: Jul 2024

Em um mundo em constante evolução tecnológica, otimizar o tempo e potencializar a eficiência digital se torna cada vez mais crucial. Portanto, vamos apresentar alguns experimentos que estão sendo implementados com o Git Hub Copilot em busca de maior eficiência digital.

Certamente quem nos acompanha sabe que estamos experimentando e introduzindo as melhores ferramentas de IA em nosso processo, o dti evolve. Assim como nós, na dti, um dos nossos clientes de fintech, reconhecendo a importância de estar à frente no cenário digital, apostou no GitHub Copilot para o desenvolvimento de software. Como o GitHub Copilot é uma ferramenta de IA generativa acoplada ao ambiente de desenvolvimento, sua promessa é facilitar o cotidiano dos desenvolvedores promovendo maior eficiência digital. Contudo, será que essa promessa se traduz em resultados concretos? Segue o fio!

Eficiência digital com copilot: um assistente para os desenvolvedores

Imagine um assistente inteligente integrado ao seu ambiente de desenvolvimento, capaz de prever seu próximo passo e te auxiliar em tarefas repetitivas? Essa é a promessa do GitHub Copilot.

O GitHub Copilot é como ter a assistência de um programador experiente. Enquanto o desenvolvedor digita o código, o assistente oferece sugestões inteligentes, acelerando o processo de desenvolvimento ao se alimentar de um vasto conhecimento prévio.

Em síntese, ele é uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pela GitHub em parceria com a OpenAI e funciona como um plugin integrado a editores de código populares, como o Visual Studio Code, e atua como um “copiloto” para o desenvolvedor.

Com uma interface amigável, similar a um chat, o Copilot atua como um verdadeiro copiloto para o desenvolvedor. Ele oferece sugestões de código em tempo real, completando linhas de código automaticamente e até mesmo gerando código a partir de comandos em linguagem natural.

Além disso, também auxilia na identificação e correção de erros, na documentação do código e na criação de testes, simplificando o dia a dia do desenvolvedor e elevando a produtividade dos desenvolvedores.

Imagem resumo do experimento realizado com 95 desenvolvedores envolvendo o uso da ferramnta Git Hub Copilot.  Contém gráfico resumo da diferença de produtividade entre as duas amostras do experimento.

Fonte: Research quantifying GitHub Copilot’s impact on developer productivity and happiness

Quer ver mais conteúdos como esse?

55% de ganho de eficiência digital com copilot

Segundo um artigo da própria ferramenta, em pesquisas feitas com mais de 2000 desenvolvedores, os efeitos do uso do copiloto abrangem diversos aspectos como maior confiança e menos frustração no desenvolvimento, apoio no foco e na manutenção do flow, menor esforço mental em tarefas repetitivas, além, claro, do ganho de tempo na execução das tarefas.

Resultados concretos: um caso de aceleração e aprendizado no segmento de Fintech

Com base no que temos dito sobre o nosso processo metodológico, estamos sempre atentos a como as diversas ferramentas de IA generativa podem apoiar as etapas de desenvolvimento de software. Você pode saber mais sobre como temos conduzido neste artigo.

No contexto da Fintech, um de nossos clientes, o GitHub Copilot já era uma ferramenta incentivada e disponibilizada para todos os desenvolvedores. Além da utilização no dia a dia, usufruindo da assistência do copiloto para as diversas atividades de apoio já citadas, resolvemos desenvolver a ferramenta para nos apoiar em desafios mais específicos, veja-os abaixo.

Decifrando a complexidade: visualizando o código legado

Um dos grandes desafios enfrentados por desenvolvedores é a compreensão de códigos legados, muitas vezes extensos e complexos. Então, para facilitar e acelerar a compreensão das regras de um sistema legado, criamos um prompt personalizado dentro do chat do Copilot, solicitando à ferramenta que analisasse um código legado complexo e gerasse um diagrama PlantUML correspondente.

Com esse prompt, conseguimos uma representação visual clara e concisa da estrutura e fluxo do código e podemos acelerar o processo de compreensão dos sistemas legados. Além disso, o diagrama gerado pelo prompt facilita as tomadas de decisões sistêmicas e de manutenção.

Criando uma base de dados com as melhores práticas de código

Outro projeto que está em refinamento é um prompt para aprimoramento de código com as melhores práticas de código da Fintech. A partir de uma base de conhecimento de boas práticas que o banco possui, incluindo todas as recomendações para o desenvolvimento na empresa, conseguimos educar o copiloto para acelerar a revisão de código.

O prompt, usado dentro do chat, continua em processo de testes e aprimoramento. Contudo, já atua conciliando a leitura do arquivo que o desenvolvedor está trabalhando simultaneamente à leitura da base de conhecimento da Fintech. Assim, conseguimos comparar o que o desenvolvedor fez com o que a empresa considera como boas práticas. Acreditamos estar caminhando para simplificar significativamente o processo de revisão de código.

Conclusão: vemos resultados concretos de eficiência 

Em resumo, a experiência com nosso cliente e o GitHub Copilot demonstra o poder da inteligência artificial em transformar o desenvolvimento de software. Ao passo que estamos vendo resultados concretos em termos de produtividade, satisfação e capacidade de lidar com desafios complexos, o Copilot vai se consolidando como uma ferramenta essencial para o desenvolvedor.

Concluindo, ao investir em ferramentas que de fato aceleram a produtividade, apoiamos nossos clientes a se posicionarem na vanguarda da transformação digital. Assim, estarão mais prontos para enfrentar os desafios do futuro com agilidade, eficiência e muita produtividade.

Quer saber mais?