A integração entre os departamentos da empresa é fundamental para o sucesso e crescimento de qualquer negócio, e para isso todas as equipes devem estar engajadas e orientadas para resultados comuns. Uma gestão assertiva depende de uma série de variáveis e informações, que circulam em todos os níveis das organizações, em forma de relatórios, controles, indicadores, projetos e, principalmente, da tomada de decisões estratégicas.
No cenário atual, TI tem uma grande relevância dentro de todas as empresas, pois é responsável por suportar toda essa variedade de dados, de forma que possam estar condensados, compilados e disponíveis, sempre que necessário. E exatamente por isso, é essencial que TI esteja próximo dos demais departamentos, como parceiro estratégico, a fim de colaborar sensivelmente para os bons resultados do negócio.
Conheça algumas sugestões para integrar o TI aos demais departamentos da empresa
O papel estratégico de TI
Para que o departamento de TI se torne um parceiro estratégico da organização, é fundamental que a equipe entenda profundamente a empresa. É preciso compreender questões que envolvem os valores e cultura corporativos, bem como as peculiaridades, demandas e responsabilidades e limites de cada departamento, além de conhecer produtos, serviços, novos projetos, processos diretos e indiretos, e todas as interligações entre esses pontos. Com base nesta análise, é possível elaborar um plano contendo as programações necessárias para garantir a infraestrutura obrigatória, bem como equipamentos, softwares e demais recursos.
Além de estar atento ao mercado externo, novas tendências e tecnologias que podem ser úteis à empresa e colaborar para a criação de um diferencial competitivo. Deve ficar claro que o papel de TI é apoiar o negócio.
A participação de TI nas decisões da empresa
É fundamental que a TI, através de seu CIO (Chief Information Officer), esteja presente nos processos de decisão que envolvem a empresa, através do Comitê Executivo. Cabe ao CIO analisar as demandas e propostas, discutidas internamente e avaliar como a TI pode realizar ou facilitar a implementação destes novos projetos. É preciso uma visão crítica, técnica, mas, ao mesmo tempo, integrada e com foco em resultados.
Investir em comunicação
Os canais de comunicação interna são ferramentas básicas para uma gestão com foco em resultados. Assim, costumam ser utilizados para informar, orientar e engajar os colaboradores e podem ser bastante úteis a TI. Através deles, é possível divulgar políticas importantes, envolvendo aspectos como segurança da informação, uso de dispositivos móveis, compartilhamento de dados, acesso à internet ou instalação e utilização de softwares. Criar canais amigáveis, com linguagem apropriada ao usuário e, principalmente, com conteúdo prático, é uma iniciativa interessante no sentido de aproximar o TI dos demais departamentos.
Otimizar os processos e ganhar velocidade
Assim como todos os demais departamentos, a TI precisa buscar alternativas para otimizar seus processos e, assim, se tornar mais ágil, sempre com foco nos resultados da empresa. Desta forma, é adequado adotar uma gestão efetiva, diminuir as burocracias e apostar em iniciativas como o empowerment, ou seja, delegar autoridade e responsabilidade aos membros da equipe que se destacam, por competência e experiência. Assim, o processo de tomada de decisões conquista um outro ritmo. Além disso, é essencial que TI tenha um plano de trabalho, enxergando todas as exigências imediatas e futuras. Desta maneira, é possível definir como atuar e distribuir os recursos, de maneira inteligente e acertada. Também é importante que a TI tenha prioridades muito bem definidas, que atendam às necessidades dos demais departamentos, já que estes são, de fato, clientes internos.
Equipes multidisciplinares
As equipes multidisciplinares costumam colaborar muito para a aproximação de TI aos demais departamentos da empresa. Por isso, vale a pena investir na criação de grupos de trabalho, com colaboradores dos setores envolvidos, para condução e implantação de projetos específicos. A convivência e a troca de experiências e de conhecimentos melhoram aspectos como o senso de complementariedade e coletividade, estabelecendo relacionamentos produtivos e saudáveis.