React Native: o que é, para que serve e por que adotar?

Por dti digital|
Atualizado: Nov 2023 |
Publicado: Nov 2022

O que é e React Native e quais as suas vantagens?

Desenvolvedores estão sempre em busca de recursos e ferramentas que simplifiquem e otimizem suas atividades, e, entre os desenvolvedores de aplicativos, é o React Native que tem feito sucesso, sendo adotado por um número crescente de empresas. Mas você sabe o que é o React Native?

Caso esteja em busca de um framework para desenvolver aplicativos multiplataforma, ele pode ser a solução. Mas antes, leia este artigo e aprenda seu conceito, funcionamento e usabilidade, além de características, vantagens e desvantagens. Vamos lá?

O que é React Native?

Se você quer saber como utilizar o React Native, mas ainda sabe pouco a respeito, a definição mais básica é que se trata de um framework

Em português, a definição de framework é estrutura. No universo da programação decerto, ele representa um conjunto de códigos, usados no desenvolvimento de sites e aplicativos. 

Por se tratar de códigos prontos, os frameworks costumam agilizar o andamento de projetos, aumentando a qualidade e reduzindo tempo e custo. Podemos dizer, então, que um framework é como uma peça de quebra cabeça, que conecta as linhas de códigos. 

Voltando para o React Native, trata-se de um framework de aplicativos móveis multiplataforma (iOS e Android), baseado na linguagem Javascript. Isso significa que ele viabiliza a construção de aplicações mobile para ambos os sistemas a partir de uma mesma base. 

Por sua característica híbrida, após os códigos serem desenvolvidos no React Native, eles são convertidos para a linguagem nativa do sistema desejado. 

História do React Native

Para falar sobre o nascimento do React Native, é preciso antes lembrar o cenário pré-React.

Já existiam soluções híbridas que ajudavam o desenvolvedor na construção de seus códigos. Entretanto, as soluções nativas exigiam o apoio de uma aplicação, que conseguisse rodar os dois sistemas operacionais.

Por conta desse processo — e do uso de linguagens diferentes para cada sistema —, os códigos eram pouco aproveitados entre os projetos, tornando-os longos e custosos.

Foi em um Hackaton, em 2003, que desenvolvedores do Facebook criaram o que seria o React-Native. O projeto foi lançado em 2015, e em menos de três anos se tornou um dos frameworks mais usados na construção de aplicativos.

Leia também: arquiteto de software: como esse profissional atua?

Quer ver mais conteúdos como esse?

Quais são os conceitos por trás do React Native?

Agora que você já sabe o que é o React Native, que tal conhecer os principais conceitos relacionados a ele? Abaixo listamos quais são. 

Framework

Como já mencionamos, o framework é simplesmente um pacote de códigos prontos. Desenvolvedores têm acesso a eles para usar na produção de sites e aplicativos.

Por já estarem prontos, eles dão mais velocidade aos projetos, aumentando a produtividade.  

React

Em um primeiro momento você pode até achar que se trata da mesma coisa, mas React e React Native são diferentes. 

O Facebook criou o React. Porém, ele é uma biblioteca Javascript, usada para construir interfaces e viabilizar a conexão entre componentes de uma página e a linguagem de programação usada. 

O React Native, acima de tudo, é baseado no React para renderizar aplicações para os sistemas operacionais.

Linguagem JavaScript

O JavaScript é uma linguagem de programação. Por sua versatilidade, é uma das mais populares e usadas em todo o mundo. Com ela, o desenvolvedor pode gerar interatividade para a página, como a resposta ao clique de um botão ou animações.  

TypeScript

TypeScript é uma linguagem de código aberto construída em cima do JavaScript. Sua função é melhorar o JS, para que possibilite recursos como tipagem estática para a etapa de desenvolvimento. Com ela, há menos chances e erros no código, tornando a programação mais dinâmica. 

HTML

HTML é a sigla para Linguagem de Marcação de Hipertexto. Basicamente, ela compõe a maioria das páginas de internet e aplicativos, tendo como função dizer a um servidor o estilo e estrutura de um documento. 

Para que serve o React Native?

A principal função do framework React Native é permitir que o desenvolvedor crie versões de um mesmo aplicativo nativo para sistemas operacionais diferentes. Assim, o código se mantém praticamente o mesmo, evitando retrabalhos.

Se antes esse processo exigia que o profissional criasse duas versões de código de um mesmo aplicativo para os diferentes sistemas, que não se conversam, hoje é possível otimizá-lo para uso em ambos. 

Outros frameworks semelhantes ao React Native

Ainda que o RN seja a escolha de grande parte dos desenvolvedores, há quem prefira trabalhar com outros sistemas. Entre as alternativas mais usadas, que cumprem funções semelhantes a deste framework, estão:

  • Cordova;
  • Flutter;
  • Ionic Framework;
  • Xamarin.

Entre esses nomes, o Flutter é um dos mais populares. Ele foi criado no mesmo ano do React Native e por outra grande potência da tecnologia: o Google. Mas qual deles é melhor?

Se ambos fossem competidores, não existiria um ganhador. Isso porque, as vantagens e desvantagens de cada um estão diretamente relacionadas ao tipo e necessidades de cada projeto.

Pessoas que estão familiarizadas com o Javascript, por exemplo, provavelmente será a favor do uso do RN. Já pensando exclusivamente em interface de usuário e na resistência às atualizações dos sistemas operacionais, o Flutter pode ser uma boa opção. 

Quais são as principais características do React Native?

Se você está considerando um framework para o seu projeto ou querendo aprender mais sobre como funciona o React Native, veja suas principais características:

  •       Multiplataforma e com o uso de recursos nativos: como dissemos ao longo desse artigo, o RN permite a criação de aplicativos que podem ser consumidos pelos dois sistemas operacionais mais usados: iOS e Android. Além disso, o projeto pode considerar o uso de recursos nativos.
  •       Uso de componentes: os componentes permitem que uma página seja fragmentada em diversos pedaços. Assim, o desenvolvedor tem mais liberdade para trabalhar em áreas específicas. O React-Native conta com diversos componentes e o profissional ainda pode gerar os seus próprios.
  •       Atualização com Live Reload: Essa solução permite que o código desenvolvido seja atualizado quase que instantaneamente. Portanto, elimina a necessidade de compilação e envio a um simulador, pois as atualizações são realizadas diretamente no aplicativo.

Quais as vantagens e desvantagens do React Native?

Assim como qualquer sistema, programa ou recurso, o React Native tem vantagens, mas também desvantagens. E se você está considerando levá-lo para o seu projeto, conhecê-las é fundamental.

Vantagens do React Native:

  •       Baixo custo: é possível realizar um reaproveitamento de códigos entre as plataformas. Dessa forma, o projeto pode ter custos reduzidos.
  •       Tempo: assim como o custo, outra vantagem de usar um framework que conversa com dois sistemas diferentes é reduzir o tempo de produção.
  •       Velocidade: carregamento mais rápido dos aplicativos, bem como de suas atualizações ou alterações (decorrente do uso de componentes).
  •       Experiência: o cliente se beneficia de uma navegação fluida, proporcionada pela conversão do JavaScript em linguagem nativa do sistema.
  •       Fácil manutenção: Ajustamos e replicamos uma única base de código para as versões do projeto, tornando a manutenção simples.

Desvantagens do React Native:

  •       Desempenho: é claro que, quando comparado a um aplicativo nativo, o React Native pode ficar para trás em desempenho.
  •       Atraso nos recursos: além disso, comparado às aplicações nativas, recursos e funcionalidades podem demorar mais para serem entregues aos usuários do RN.
  •       Dependência do Facebook: normalmente a relação entre o React Native e seu desenvolvedor é vista como uma coisa boa, afinal, estamos falando de um dos gigantes da tecnologia. Entretanto, falhas ou a suspensão de backups para esse framework podem ser uma ameaça.
  •       Segurança: o JavaScript muito adotado pelos desenvolvedores, entretanto, há quem se preocupe com sua segurança. Portanto, é necessário atenção ao trabalhar com RN.

Por que as empresas estão adotando o React Native? 

Se você chegou até aqui, já sabe o motivo de as empresas estarem utilizando esse framework. São inúmeras as razões que justificam sua popularidade, mas entre as principais estão:

  • Baixo custo;
  • Facilidade no desenvolvimento de aplicativos;
  • Velocidade na entrega de projetos;
  • Versatilidade.

Por que escolher o React Native para o seu projeto?

Após explorar os conceitos, características e vantagens do React Native, certamente fica evidente por que esse framework tem conquistado cada vez mais desenvolvedores e empresas. Com sua abordagem multiplataforma, essa linguagem de programação permite criar aplicativos para iOS e Android a partir de uma mesma base de código, reduzindo custos e tempo de produção.

A utilização de componentes facilita o desenvolvimento, proporcionando maior liberdade para trabalhar em áreas específicas da aplicação. Além disso, a atualização com Live Reload agiliza o processo de desenvolvimento, dispensando a necessidade de compilação e envio a um simulador.

Entre as principais vantagens do React Native estão o baixo custo, a rapidez na entrega de projetos, a experiência de navegação fluída proporcionada pela linguagem nativa do sistema e a facilidade de manutenção com uma única base de código. Por outro lado, é importante considerar as desvantagens, como o desempenho comparado a aplicativos nativos, possíveis atrasos nos recursos e a dependência do Facebook para suporte.

Diante da popularidade crescente do React Native e das diversas razões que justificam sua adoção pelas empresas, cabe a você avaliar suas necessidades e objetivos para decidir se esse framework é a escolha ideal para o seu projeto. Enfim, cabe a você escolher se esse o React Native é o framework ideal para o seu projeto!

 

Quer saber mais?

Desenvolvimento de Software

Confira outros artigos

WhatsApp Business na sua estratégia: muito além de um chatbot

Podemos dizer adeus a conversas monótonas com chatbots limitados e sem personalidade. Daqui em diante, veremos interfaces conversacionais oferecendo experiências digitais cada vez mais sofisticadas. Em outro artigo, abordamos como mais experiências estão sendo convertidas, progressivamente, em conversas e como essa tendência é potencializada pelos avanços nos modelos de Inteligência Artificial e nos canais de […]

Desenvolvimento de Software

inteligencia-artificial-ia-como-otimizacao-para-grandes-empresas

A Inteligência Artificial (IA) e otimização operacional nas empresas

Sumário1 Como a Inteligência Artificial (IA) pode otimizar operações empresariais e aumentar a eficiência? Descubra aqui!  2 Automatização de tarefas repetitivas e demoradas 2.1 Exemplos de IA para economia de tempo2.2 10 exemplos de como utilizar a Inteligência Artificial (IA) para automatizar tarefas repetitivas e/ou demoradas: 3 Melhoria da eficiência e redução de custos com Inteligência Artificial (IA)3.1 […]

Desenvolvimento de Software

Desenvolvimento Android e iOS

Desenvolvimento Android x iOS: 10 recomendações para o desenvolvimento produtivo

Entre agosto de 2022 e junho de 2023, o mercado de aplicativos móveis experimentou um crescimento notável, projetando um aumento anual de 13,4% até 2030, alcançando um mercado estimado em US$ 187,58 bilhões. E, certamente, a tendência é que essa expansão continue exponencialmente nos próximos anos.  Portanto, agora é a hora de explorar as oportunidades […]

Desenvolvimento de Software

Veja outros artigos de Desenvolvimento de Software