Dual Track Agile: trilhas de discovery e delivery

Por dti digital|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Mar 2022

O ágil mudou como o design atua. Existem vários diagramas e workflows abordando principalmente a ideia de duas trilhas onde design e ágil trabalham juntos, sendo o dual track agile a trilha de discovery e trilha de delivery.

A existência das trilhas do discovery e delivery contribuem para uma maior visibilidade, planejamento e organização do processo de design no contexto ágil. Porém, ainda existe muita experimentação tanto na visão geral quanto por necessidades de times específicos e pode ser desafiador realizar os processos de design e ágil funcionarem dentro da organização do seu time.

É importante lembrar que Discovery e Delivery são trilhas e não funções. Dessa forma, as pessoas designers não são as únicas responsáveis pela trilha de Discovery e as pessoas desenvolvedoras não são as únicas responsáveis pelo Delivery. As diferentes funções devem trabalhar juntas para descobrir e entregar a solução.

Trilha de Discovery

Nessa trilha, o importante são os aprendizados e validações. Entender sobre os problemas que estamos resolvendo, aprender e avaliar o caminho, questionar e responder perguntas, testar ideias e mitigar risco, priorizando itens essenciais.

trilha de Discovery deve gerar embasamento necessário para que a ideia avance para a próxima etapa.

Logo, é preciso ter um objetivo muito claro do porquê realizar um tipo de discovery, de quais são as informações deseja-se obter. Sugerimos que considere:

  • Esforço: o que precisa realizar exige muito esforço e por isso precisamos de um tipo de discovery para ter muita certeza?
  • Risco: existem riscos relevantes? Ou é seguro experimentar sem Discovery?
  • Evidência: existe algum embasamento, mesmo que empírico para avançarmos para a próxima etapa?

Reforçando, a ideia é que essa trilha não seja exclusiva para designers e outras áreas de produto, mas que possa contar com checkpoints ou outra forma de aproximar a equipe de desenvolvimento do problema que eles estão resolvendo e antecipar riscos e possíveis limitações técnicas.
​​​​​

Trilha de Delivery

O objetivo dessa trilha é a execução.
​​​​​​​Para a equipe de Design, a responsabilidade inclui a definição de como a solução será desenvolvida e o acompanhamento com o time de desenvolvimento para garantir a qualidade das entregas.

Priorização na prototipagem

Durante a etapa de Delivery, é preciso avaliar o risco de usabilidade:

  • o que precisa ser prototipado em alta fidelidade;
  • o que pode ser apenas um wireframe ou
  • transmitido para o desenvolvimento a interação de maneira mais simples.

 

 

Organizando as trilhas Discovery e Delivery no Dual Track Agile

Sugerimos destinar os primeiros dias da sprint para:

  • construir a interface ou o protótipo de acordo com a prioridade definida em conjunto com o time para que o ciclo com o desenvolvimento possa estar sempre em movimento,
  • acompanhar o desenvolvimento das histórias, tirando dúvidas do desenvolvimento e fazer ajustes nas interfaces;
  • repassar a história com DL e uma pessoa desenvolvedora;
  • testar e validar a interface e experiência.

Para os outros dias da sprint, poderia começar a pesquisar o que será desenvolvido na sprint seguinte e/ou explorar aprendizados:

  • entrar em contato com PO para entender o que provavelmente será priorizado;
  • entrar em contato com usuários do produto para esclarecer possíveis dúvidas sobre uma funcionalidade ou processo.

Caminhos simultâneos

Para organizar a casa e não se perder com a simultaneidade das duas trilhas ao longo das sprints, é importante que a gestão das tarefas seja clara e que mantenha a documentação como um item entregável. Dessa forma, além de estruturar as etapas para o time, facilita a dar maior visibilidade e gerar valor para as tarefas de design junto ao cliente.

Descartar ideias é normal

Cada ciclo leva a uma decisão sobre a ideia, seja construir, descartar, continuar aprendendo. Tudo isso faz parte do processo.

Controle os ciclos de descoberta

​​​​​​​Para evitar que os ciclos fiquem longos demais, busque organizar as tarefas, as dinâmicas e os objetivos de cada etapa.

Dicas para começar a implementar o Dual Track Agile

Cenário sem Backlog definido

  • comece reunindo todas as ideias que flutuam ao redor do produto e crie um acúmulo de ideias.

Cenário com Backlog existente, avalie junto com a pessoa PO

  • quais são os riscos de usabilidade que as estórias apresentam?
  • quais são os riscos de negócio/valor que as estórias apresentam?

Depois disso

  • envolva uma pessoa líder tecnicamente (DL) na avaliação das histórias antes que elas cheguem à frente da equipe de desenvolvimento;
  • em seguida, comece a criar protótipos para os casos mais óbvios;
  • uma vez que a equipe esteja acostumada com a ideia e o processo, encontre maneiras de fazer um protótipo para cada incremento significativo de valor.

Quer saber mais?

Metodologia Ágil

Confira outros artigos

Veja outros artigos de Metodologia Ágil