liderança
Liderança
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Liderança: qual sua importância para se adaptar à pandemia? 

Denilson Castro

Denilson Castro

Desenvolvedor Líder

Liderança: qual sua importância para se adaptar à pandemia? 

Não sei se você percebeu, mas dentro de um grupo de indivíduos, em algum momento irá emergir alguma liderança, que no mínimo faça o papel de porta-voz para representar os interesses de todos. A importância do líder vem da necessidade de alguém como referência dentro de um grupo de pessoas com objetivos semelhantes. Esse é um fator essencial e intrínseco na evolução da sociedade. 

Quando estamos na escola, por exemplo, acontece frequentemente de alguém ter que “assumir as rédeas” para instruir e ajudar os demais em suas responsabilidades e garantir a construção do trabalho em grupo seja realizada até a data estipulada pelo professor. 

Mas isso não quer dizer que se você não foi o representante de turma na sua adolescência, suas chances de ser uma boa liderança serão menores. No seu dia a dia aparecerão diversas oportunidades, que muitas vezes parecerão simples, mas que aos poucos vão te tornar uma referência para todos que estão à sua volta. 

E não me venha com a “síndrome do impostor” me dizendo que você não nasceu para ser um líder, pois todos podem conquistar qualidades de liderança com a expertise adquirida no dia a dia! 

O que é preciso para ter liderança? 

Dentre as diversas skills que você deve ter para ser um bom líder, para mim essas são as três mais importantes: 

Empatia com as pessoas 

Antes de pensar em fazer cobranças aos seus liderados, tomar decisões ou dizer coisas que podem afetá-los emocionalmente, é importante buscar conhecê-los, e estar sempre aberto para escutar o que eles têm a dizer. Valorizar o lado humano de qualquer pessoa afeta muito positivamente sua confiança e produtividade dentro da equipe. No universo DTI temos alguns ritos que costumamos fazer para colher esses sentimentos dos integrantes como: 

  • One a one: são momentos em que duas pessoas têm alguns minutos para conversar sobre qualquer assunto (qualquer assunto mesmo). Para o líder é a oportunidade de saber um pouco mais da vida do seu liderado, saber quais são seus objetivos de vida, e como ele pode ajudá-lo a alcançá-los.
  • Feedback estruturado: esse é um momento em que não só o líder, mas todos os outros integrantes da equipe, podem apresentar suas visões sobre uma pessoa, como por exemplo, mostrar o que ela têm feito de bom e incentivá-la a continuar fazendo, juntamente com algumas coisas que ela pode começar a fazer ou pode melhorar no seu dia a dia.
     
  • Integração: são momentos que a galera junta para tomar um açaí, comer uma pizza ou realizar a jogatina para fazer com que todos os integrantes criem entre si uma ligação que vai além do profissional. 

 

Liderança servidora 

Uma boa liderança deve ser servidora. O verdadeiro líder é aquele que vive na linha de frente da fronteira e que demonstra para toda sua equipe que está com ela para o que der e vier. Isso com certeza aumenta sua credibilidade como referência. 

Lembro que, quando entrei no meu primeiro squad na DTI, o meu DL (desenvolvedor líder) adotava uma postura de não só fazer a ponte entre a equipe técnica e a equipe de negócio. Porém, sempre quando necessário, dava apoio, mostrando na prática como deveriam ser as boas práticas operacionais no squad e no desenvolvimento, colocando a mão na massa quando era exigido. 

Entusiasmo para liderar 

Um líder tem ciência que é importante criar um ambiente favorável e produtivo, por mais que a equipe esteja passando por um momento turbulento. É importante condicionar momentos de conversas mais leves e descontraídas para criar um ambiente mais alegre dentro do grupo. Manter a equipe focada e motivada a chegar no seu objetivo é um ponto que deve ser muito bem acompanhado pelo líder. 

Eu sei… Tem dias que realmente não acordamos na nossa melhor versão, mesmo assim isso não é uma desculpa válida para descontarmos sobre os que estão à nossa volta. Nos momentos em que os sentimentos estiverem mais aflorados, evite ter conversas mais sensíveis com seus liderados, para não criar um clima ruim motivado por emoções momentâneas. 

Liderança na pandemia 

Sabemos que um líder presente é aquele que sempre está próximo de sua equipe. Mas como manter essa proximidade e sinergia com seus liderados, no cenário atual em que vivemos onde, o mais próximo que conseguimos chegar de outra pessoa, é via chamada de vídeo ou áudio? 

Aqui vai algumas dicas que aplicamos no dia a dia de muitos squads na DTI: 

  • Deixe agendado previamente os momentos de conversa e integração: Visto que a mobilidade e a facilidade de participar de uma agenda aumentou o nosso número de reuniões por dia, tente sempre agendar esses momentos com antecedência. E enfatiza e explica a importância da participação de todos, para promover o engajamento.
     
  • Não precisa esperar a agenda de feedback para dar feedbacks: agora está ainda mais fácil. Se o liderado mandou bem, já manda lá no chat dele! Se existe algo que ele pode melhorar, já o instrua. Isso demonstra o quanto você se importa com a evolução profissional do seu time. 
  • Incentive agendas com câmeras ligadas: O cenário virtual nos dá a comodidade de não precisarmos estar apresentáveis diante as câmeras 100% do tempo, porém é muito importante deixar as câmeras ligadas momentos que exijam um engajamento maior de todos. Quando as câmeras estão ligadas, pelo menos conseguimos ter uma impressão de que não estamos falando sozinhos para as paredes. Não temos o contato olho no olho, mas o fato de ver as expressões faciais, já dá um alento para quem está com a palavra. 

Liderança e criatividade

Enfim, levando as dicas apresentadas nesse artigo para dentro de sua equipe, acredito que relacionamento entre liderança e liderados ficará muito mais próximo, mesmo estando fisicamente a quilômetros de distância um do outro. E lembre-se: ser líder não é ter certeza em 100% do tempo. Mostrar para seus liderados que existem coisas que você não tem conhecimento, não é uma fraqueza, mas sim uma bela oportunidade de seu time lhe ajudar no seu crescimento! 

Quer saber mais sobre o ambiente digital e como a liderança o influencia? Em nosso podcast, Os Agilistas, você confere mais insights como esse. As conversas são compartilhadas por líderes de diferentes organizações de todo Brasil! Te esperamos lá!

Preencha seus dados para receber nossa newsletter!

Ficou com dúvidas?

contato@dtidigital.com.br
R. Antônio de Albuquerque, 330 – 14° andar
Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-010
liderança

Cuidado

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para analisar sua experiência no site e personalizar conteúdos e anúncios durante sua navegação. Ao navegar pelo site, você autoriza a DTI Digital a realizar tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.

You will be redirected to spotify