Manifesto ágil: pilares do agilismo

Por Marcelo Szuster|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Abr 2021

Empresas de tecnologia estão familiarizadas com a gestão de projetos e tomam a dianteira quando o assunto é identificar melhores práticas para entregas mais efetivas e de alta qualidade em ambientes de extrema incerteza, como é o caso de desenvolvimento de softwares. É por causa deste pioneirismo que hoje os pilares do agilismo e os princípios do manifesto ágil fazem parte da estratégia dessas organizações e servem como ponto de partida para outros tipos de projetos. Dessa maneira, compreender a essência dos métodos ágeis e suas diretrizes para o desenvolvimento de projetos mais afinados com as necessidades do mercado é essencial para que a sua empresa se torne mais competitiva e rentável. Nesse artigo vamos falar sobre a criação, as motivações e o impacto dos pilares do agilismo.

O Manifesto ágil e os pilares do agilismo 

O termo desenvolvimento ágil apareceu pela primeira vez em fevereiro de 2001 em Utah. Nessa data, 17 profissionais estavam inquietos com os modelos de desenvolvimento existentes e se reuniram para pensar em alternativas para agilizar e melhorar esse processo, sempre se baseando nos princípios do manifesto ágil. O conteúdo dessa reunião foi documentado e depois foi otimizado e se tornou o famoso documento que hoje conhecemos como O Manifesto Ágil. Esse “guia” serve como um dicionário de principiante para pessoas e entusiastas do mercado que querem entender mais sobre as metodologias ágeis e suas aplicações no setor de digitalização. 

Quer ver mais conteúdos como esse?

Quem criou o Manifesto ágil?

O manifesto ágil foi criado pela  famosa “Aliança Ágil” conta com as seguintes pessoas:

O último, Dave Thomas, voltou a tocar no assunto em 2015, falando a sua percepção do que o Manifesto Ágil se tornou, os desdobramentos positivos e negativos desde os princípios do Manifesto ágil para os pilares do agilismo. Ele critica a forma que algumas corporações usam o termo Agile, apenas se preocupando em utilizar essa palavra em seu discurso, mas na prática agirem de outra forma. Confira:

 

 

O que é uma metodologia ágil?

O que é uma metodologia ágil?

A gestão de projetos tradicional, ou seja, em cascatas, tem sido eficaz a seus propósitos. Contudo, conforme a tecnologia avança e o ambiente de projetos se torna inconstante e desafiador, baseado na inovação, nos princípios do manifesto ágil e na agilidade que o mercado exige, é preciso atender a esse novo contexto de outra forma, ou seja, acelerando o desenvolvimento de projetos sem perder a qualidade e aderência do produto final aos propósitos dos clientes.

É aí que surge o conceito de metodologias ágeis de projetos, uma maneira de responder ao mercado através da aplicação de melhores práticas que primam pelo desenvolvimento iterativo e incremental de softwares e outras soluções, entregando valor ao longo do projeto através de ciclos de menor duração (de 1 a 4 semanas), com produtos parciais e em funcionamento a cada fase. Com fases menores e recursos incrementais, a equipe de projetos pode atender rapidamente a mudanças de cenário, preservando recursos e garantindo a adequação do produto final às reais necessidades do cliente – primeiro dos 12 princípios do manifesto ágil.

Entendendo as metodologias ágeis

Para compreender melhor os conceitos apresentados anteriormente ou até mesmo para aplicá-los na prática, precisamos entender o propósito dessas metodologias e seus ritos. Bom, essa gestão de times por meio de times reduzidos, independentes e que prezam pelo aprendizado constante começou no universo da TI: Por incrível que pareça. A “fórmula” e os princípios do manifesto ágil deram certo na dti, e se estendeu para demais áreas, e hoje temos Squads de marketing, RH, Design, etc. Isso apenas reforça que pensar essas estruturas para além do meio técnico fez sentido e se mantém até hoje como uma maneira de otimizar o processo produtivo.

Na prática, essas metodologias ágeis se manifestam com as incertezas que, inevitavelmente, surgem no ambiente de trabalho. Ter esses ritos e grupos estabelecidos antes é uma forma de colocar em prática o agilismo e entender melhor o coração e as dores da organização: Atitude que fará uma empresa mapear suas dificuldades e forças, melhorando todo o processo de descobrimento entre colaboradores e clientes.

O que diz o manifesto ágil? Quais os pilares dos agilismo?

Com a ideia em mente, um grupo de profissionais da área de tecnologia desenvolveu os princípios do Manifesto Ágil, que traz 4 valores básicos para o desenvolvimento ágil de projetos e 12 princípios, os quais são o foco do nosso artigo. Os valores preconizados pelo Manifesto Ágil são:

  1. Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
  2. Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  4. Responder a mudanças mais que seguir um plano.
manifesto agil pilares basicos
manifesto agil pilares basicos

Os itens que se apresentam em negrito são os fundamentos dos métodos ágeis, priorizando pessoas e soluções em detrimento dos processos burocráticos do modelo tradicional de gestão de projetos. Os 12 princípios do manifesto ágil e dos métodos ágeis são desdobramentos desses valores.

1. Satisfação do cliente através da entrega contínua

O primeiro dentre os princípios do manifesto ágil diz muito sobre a metodologia em si. A confiança do cliente é de suma importância para a equipe do projeto e é conquistada através de entregas contínuas, realizadas a cada nova iteração (ciclo) de desenvolvimento. Esta ação permite planejamento em fases e reduz o grau de incertezas da equipe em relação ao desenvolvimento do projeto, sempre pensando no que se encaixa dentro dos princípios do manifesto ágil.

Baixe nosso e-book completo sobre experiência do cliente

2. Mudanças são bem-vindas: Pilares do agilismo 

Ao contrário da gestão de projetos tradicional, que evita mudanças a todo custo, os métodos ágeis aceitam a mudança como algo natural em um projeto, dando abertura para adequações de projetos, inserção ou abandono de funcionalidades e maior agilidade no desenvolvimento de uma solução mais condizente com o que o cliente espera.

3. Entrega de software funcional com frequência

A cada nova iteração um software funcional é entregue ao cliente, permitindo que a implantação do projeto seja feita gradualmente e de maneira ordenada, priorizando-se as funcionalidades que mais geram valor ao negócio e a eficiência e eficácia do projeto como um todo.

4. Executivos e desenvolvedores trabalham em conjunto

O envolvimento do cliente é essencial na gestão ágil de projetos, facilitando a comunicação e cumprimento dos requisitos do sistema com primazia. A visão de negócios aliada à visão tecnológica permite uma melhor tomada de decisões e maior agilidade no desenvolvimento da solução.

5. Desenvolvimento de projetos em torno de pessoas motivadas

As equipes de projetos que trabalham com métodos ágeis são auto gerenciáveis, ou seja, conhecem suas atribuições e as desenvolvem sem a necessidade de supervisão constante, criando um clima de confiança e colaboração inestimável para a conclusão do projeto.

6. Interação face a face é um dos pilares do agilismo 

A melhor maneira de transmitir informações e estabelecer padrões de ação e comportamento é através da conversa face a face, por isso os métodos ágeis levam em consideração reuniões diárias de alinhamento, assim como interações de maior complexidade a cada iteração para rever o que foi feito e planejar os próximos passos.

7. O progresso é medido através de softwares funcionais

O foco dos métodos ágeis é a entrega de um software funcional a cada iteração, ou seja, em resultados palpáveis e de alto valor agregado para o cliente. Outras formas de controle são secundárias e, muitas vezes dispensáveis, visando manter a agilidade do processo de desenvolvimento.

8. Desenvolvimento constante e sustentável é um dos pilares do agilismo

A agilidade do desenvolvimento do projeto está ligada à capacidade de produção da equipe, sendo que horas extras e esforços adicionais não são recomendados. A sustentabilidade das ações e entregas é mantida através de um número de horas de trabalho adequado, que permite à equipe o descanso devido para uma nova fase de desenvolvimento.

9. Excelência técnica acima de tudo

A gestão de projetos baseada nos métodos ágeis é incremental. Ou seja, uma fez atingida a excelência técnica, outros fatores como design e adequações são desenvolvidos a cada nova iteração sem impactar na agilidade do desenvolvimento da solução.

10. Os pilares do agilismo são sobre simplicidade 

Reduzir a carga de trabalho sem perder na qualidade da solução é uma medida importante para um time ágil de projetos. Evitar o retrabalho e esforços desnecessários permite que o cliente receba a solução em menos tempo e assim possa rentabilizar seu investimento.

11. Times auto gerenciáveis

O comprometimento do time de projetos é fundamental para uma metodologia ágil, por isso o trabalho executado atinge um nível de excelência acima do normal. As pessoas sabem o que precisam fazer e o fazem, sem perda de tempo ou de recursos.

12. Busca pela efetividade e métodos ágeis 

A tempos regulares, o time de projetos se reúne para avaliar o seu desempenho e desenvolver novas maneiras de se tornar mais efetivo, contribuindo para que se torne ainda mais ágil e eficaz na execução de suas atribuições.

Com a correta implementação dos métodos ágeis na organização, a empresa aumenta sua capacidade de resposta a mudanças. Além disso, gera valor para os acionistas, eleva o ROI (retorno sobre o investimento) e minimiza os riscos inerentes ao negócio, atingindo níveis excelentes de eficiência e eficácia. Também temos um artigo desmistificando os princípios do manifesto ágil e listamos um por um, trazendo suas principais abordagens de maneira mais aprofundada. Clique aqui e fique por dentro!

Princípios Do Manifesto Ágil

Se você ficou interessado em implementar os métodos ágeis na sua empresa com base nos princípios do manifesto ágil, continue acompanhando o blog da dti. Frequentemente compartilhamos conhecimentos preciosos para que você aumente a efetividade dos seus negócios! Além do nosso blog, você pode fazer parte do time dti e colocar os métodos ágeis em prática com a gente! Se inscreva pela nossa página de carreira e escolha a caga que mais se encaixa no seu perfil!

 

Quer saber mais?

Metodologia Ágil

Confira outros artigos

Veja outros artigos de Metodologia Ágil