manifesto ágil
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Manifesto Ágil: Revisitando seus valores, cultura e princípios

Até muito pouco tempo atrás, poderia arriscar a dizer que se você é da área de tecnologia, muito provavelmente já teria ouvido falar do Manifesto Ágil, nem que fosse em uma conversa de corredor. No entanto, com a aceleração da transformação digital nas empresas e com este tema tão em alta no mercado, ter ouvido falar do “tal manifesto ágil” não é mais uma exclusividade “do pessoal da TI”. Mas não se preocupe se, ainda assim, você nunca ouviu falar de agilidade, manifesto ágil, scrum, Kankan, etc. Este artigo vai ajudar você que não faz a menor ideia se o manifesto ágil é de comer ou beber e até você que vivencia a cultura ágil no dia a dia, afinal, aprendizagem contínua é um dos princípios da agilidade. 

O que é o Manifesto Ágil?  

Em fevereiro de 2001, um grupo de desenvolvedores de software, cansados de encarar as falhas dos projetos conduzidos da forma tradicional, waterfall, se reuniu para discutir formas de melhorar o processo de desenvsolvimento de software. Neste grupo havia adeptos do Extreme Programming, SCRUM, DSDM, Crystal, Feature-Driven Development entre outros métodos de desenvolvimento e gestão de projetos de software.  

Manifesto ágil

A ideia do manifesto era compilar os principais pontos em que estas pessoas acreditavam ser os fatores que independente do método utilizado, deveriam ser respeitados, ou melhor, deveriam ser buscados em todo e qualquer projeto, inicialmente de software, mas com o passar dos anos já vemos o ágil e seus princípios serem aplicados em diversas áreas do conhecimento por meio da cultura ágil. 

Em resumo, ele é composto por algumas diretrizes que são traduzidas em 12 princípios do manifesto ágil e 4 valores, sendo eles: 

Doze princípios do manifesto ágil: 

  • Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado. 
  • Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente. 
  • Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo. 
  • Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto. 
  • Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho. 
  • O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face. 
  • Software funcionando é a medida primária de progresso. 
  • Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente. 
  • Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade. 
  • Simplicidade–a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado–é essencial. 
  • As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis. 
  • Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo. 

Valores do manifesto ágil

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas 
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente 
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos 
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano 

Obs.: Um dos principais pontos de atenção, e que levam muitas pessoas a acreditarem que as metodologias ágeis são bagunçadas, que não têm documentação, é uma má interpretação, ou negligenciamento de uma observação extremamente importante que segue logo abaixo da apresentação dos 4 valores do ágil: “Mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos MAIS os itens à esquerda” ou seja, existe SIM valor em documentação, em processos, em contratos e em planejamento. Portanto, o principal objetivo é entender qual o nível necessário em cada um destes, lembrando que os itens da esquerda devem ser priorizados. 

Objetivos do Manifesto Ágil

O desenvolvimento de software era pensado até então como projetos de outras engenharias, civil, mecânica etc. Sendo assim, acreditava-se que quanto melhor fosse o detalhamento e tentativa de previsão do que precisava ser feito, melhor seria o resultado, no entanto notou-se que sob esta ótica, a qual se atribuía o fracasso à um detalhamento errado ou insuficiente, os projetos não atingiam seus objetivos.  

Princípios do manifesto ágil

Os criadores pensaram em uma forma de quebrar esse paradigma e através dos valores e princípios do manifesto ágil, traduziram o que de fato deveria ser considerado e perseguido para que um projeto de desenvolvimento de software estivesse mais propenso ao sucesso.

Portanto, ao dizer que Software funcionando é a principal medida de progresso, o objetivo é mostrar que de nada adianta medir o progresso de outra forma que não seja o software entregue e na mão do usuário final, não adianta um cronograma em dia, um levantamento de requisitos extenso e entregue no prazo, o objetivo é entregar o produto funcionando, as demais entregas são secundárias e devem suportar o software em funcionamento, não o contrário. 

Se atentando aos valores e princípios do manifesto ágil, independente da metodologia utilizada, você priorizará o que realmente importa independente da área do conhecimento do seu projeto. Como notamos, não existe uma prescrição sobre uma fora ou outra, temos diretrizes a serem consideradas em todo o ciclo de vida de um projeto. 

Tem interesse em fazer parte de um time que fomenta o aprendizado constante e te dá a chance de atuar diretamente na cultura ágil e com base no Manifesto Ágil? Então acesse nossa página de carreiras, escolha a vaga que mais se encaixa no seu perfil e venha ser dti!

Preencha seus dados para receber nossa newsletter!

Ficou com dúvidas?

contato@dtidigital.com.br
R. Antônio de Albuquerque, 330 – 14° andar
Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-010

Cuidado

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para analisar sua experiência no site e personalizar conteúdos e anúncios durante sua navegação. Ao navegar pelo site, você autoriza a DTI Digital a realizar tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.

You will be redirected to spotify