Programa de mentoria
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Mentoria: A importância do aprendizado contínuo no Agilismo 

Antes de falar sobre mentoria, é importante entendermos o Agilismo e seu impacto na cultura da dti. A metodologia ágil é pautada por um conjunto de princípios que visam a priorização das pessoas frente aos processos. Isso garante a entrega com qualidade acima de processos burocráticos que visam a colaboração contínua e construção de times antifrágeis, preparados para constantes mudanças e transformações.    

A dti tem como missão levar o Agilismo e toda a transformação que ele acarreta para os clientes, perpetuando a transformação digital, que é vivida de maneira genuína dentro da própria dti. Podemos dizer, que o cerne da nossa organização é compartilharmos essa experiência com pessoas engajadas e que se sintam capazes de alcançar seu potencial da melhor maneira possível. 
 

programa de mentoria

Sendo assim, o Agilismo nos possibilita um ambiente no qual os colaboradores podem ser protagonistas de suas jornadas, assumindo responsabilidade por seu aprendizado constante, visto que este está sempre em movimento junto com o desenvolvimento do indivíduo.  

Para auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador, que temos, portanto, o Programa de Mentoria como uma das ferramentas possíveis para tal, assim como temos as Guildas, Learning Loops, Tech Shots, Knowledge Transfer, entre outras. A mentoria existe para apoiar os crafters a triunfarem dentro da dti, aproximando pessoas e reforçando a rede de colaboração e para tal ela conta com três princípios que a sustentam:  

  • Aprendizado único: cada dupla da mentoria cria sua melhor forma de aprender, com o formato da mentoria livre é possível experenciar o surgimento de formas de aprendizado das mais diversas, criativas e também com maior engajamento, pois é algo que surgiu do mentor(a) e do mentorado(a) em conjunto.  
  • Protagonismo do colaborador: aquele que busca pelo aprendizado através da mentoria, ou outro meio, está tendo a possibilidade de crescer pessoal e profissionalmente e é seu interesse, suas motivações que levarão essa pessoa a alcançar o que ela deseja, alcançar seu potencial.  
  • Capacitação e conexão de pessoas: as duplas são formadas tanto por pessoas de contextos totalmente diferente e que muitas vezes nem se conheciam previamente, quanto pessoas do mesmo cenário, que estão dispostas a se apoiarem naquele contexto complexo.  

 

Atualmente, a Mentoria conta com mais de 100 mentores e mais de 130 duplas ativas. O Programa de Mentoria é, portanto, um grande auxiliar no processo de aprendizado constante dos colaboradores inseridos na cultura do Agilismo dentro da dti. É através dessa busca por conhecimento que é possível manter um local de trabalho prazeroso, permeado de crescimento e colaboração.  

Então, se o Programa de Mentoria é uma ferramenta dentro do Agilismo, como ela funciona, certo? Vamos sanar abaixo um pouco sobre isso.  

O que é Programa de Mentoria e para que ele serve? 

É um Programa que visa desenvolver pessoal e profissionalmente os colaboradores, no tema que seja do interesse deles e que esteja ao alcance da dti.  

Quais os benefícios da mentoria? 

Há inúmeros benefícios já apontados pelos próprios usuários do programa, como auxiliar na reflexão sobre a própria trajetória, poder compartilhar conhecimento com alguém, ter a possibilidade de ensinar e aprender ao mesmo tempo, acelerar o desenvolvimento sendo acompanhado por alguém experiente, aumentar as conexões na rede da dti, ter aprendizados na prática, entre outros.  

Como funciona um processo de mentoria? 

Os crafters solicitam pela plataforma Round a mentoria de interesse, nós buscamos mentores de acordo com a descrição que eles fazem ou eles mesmos também podem buscar os próprios mentores caso já tiverem pessoas de referência em mente.  

Quando o mentor é encontrado, a dupla faz uma conversa inicial para alinharem as expectativas e se conhecerem e se organizarem, estruturando o formato que farão, qual será a cadência dos encontros, podendo esta ser semanal ou quinzenal. 

A partir de então, é realizado um acompanhamento periódico de um mentor ou mentora da dti que tenha um maior nível de experiência na área de interesse escolhida pelo mentorado ou mentorada. A dupla se encontrará periodicamente durante 6 a 9 meses da mentoria para a troca de conhecimento. 

Uma vez por mês é realizado um acompanhamento mensal para troca de informações entre os participantes, tirarmos dúvidas e trocarmos o conhecimento que foi apreendido entre as duplas.     

programa de mentoria

Quais as áreas de mentoria? 

As áreas são basicamente os papéis que temos na empresa, como de Liderança, Liderança técnica, Product Owner, Arquitetura de Software, Desenvolvimento de Software, Marketing, Growth Haking, Design, entre outros.  

Quer saber os resultados da mentoria na prática e como pessoas que passaram por ela se destacaram no contexto dti?

Tem interesse em fazer parte de um ambiente que está sempre fomentando o crescimento profissional? Então confira nossas vagas disponíveis na página de carreiras e venha ser dti 

Preencha seus dados para receber nossa newsletter!

Ficou com dúvidas?

contato@dtidigital.com.br
R. Antônio de Albuquerque, 330 – 14° andar
Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-010

Cuidado

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para analisar sua experiência no site e personalizar conteúdos e anúncios durante sua navegação. Ao navegar pelo site, você autoriza a DTI Digital a realizar tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.

You will be redirected to spotify