O que é motion graphic
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Motion Graphics: O que é e pra que serve?

 Eu particularmente sou muito fã de motion graphics em geral. Até brinco de tentar fazer algumas animações  também. Elas ajudam a interagir públicos de diferentes idades e de forma com que uma imagem ou um texto não faria, e assim, aproximam ainda mais o cliente com o produto.

O que é motion?

Falando de significados, os designers classificam o motion graphics, como o nome já diz, como gráficos em movimento. O motion graphics é uma forma de animação em que o design possui grande importância. Ele é a junção dos princípios aprendidos no design com os princípios de animação e filmagem. A técnica do frame by frame, ou animação quadro por quadro também é utilizada, porém o mais comum entre os profissionais é o keyframe, que facilita o processo de motion grafic. Os profissionais também levam em conta todos os princípios de animação, propostos pela Disney, para a composição e confecção dos projetos.

 Nesse artigo, vou falar mais das animações dentro do after effects, mas não é apenas nesse programa em que se pode ser “considerado motion graphics”, é apenas o mais comum.

Onde é aplicado o motion

Essa forma de interação com o público, é aplicada principalmente em comerciais de tv, vídeos que promovem algum produto ou idéia, microinterações em sites ou aplicativos, vídeos explicativos e até mesmo clipes de músicas. No geral, qualquer conteúdo digital que quer passar informação para prender o público e chamar atenção, ou expor uma idéia, é válido o uso do motion design.

Em cada área, o papel do motion graphics pode ser diferente, adaptando ao necessário em cada caso. Em clipes de música por exemplo, o motion graphics muitas vezes aparece como um lyric video, adequando o texto com a música que está sendo tocada em background, mas também é possível observar clipes onde o motion design é aplicado junto com o artista, como é o caso do clipe da Anitta, já exemplificado anteriormente. 

 Porém, a utilização em propagandas ou promoções de cursos ou produtos ainda é a mais utilizada atualmente. Esse tipo de vídeo com a junção do motion design faz com que o espectador crie mais afinidade com o produto, afetando a emoção do usuário ao assistir um vídeo em que a produção se adequa ao conteúdo, podendo levar mais animação, tristeza, alegria, fome e outras sensações.

Um exemplo recente, é o vídeo promocional do Lollapalooza Brasil, realizado pela Bradesco. O papel do motion graphics no vídeo foi enaltecer a experiência que é ir em um lollapalooza, com uma técnica chamada Liquid Motion, que é uma das áreas do motion design. O vídeo proporciona ao usuário uma sensação de animação, entusiasmo e alegria, o que faz com que o usuário se sinta inspirado a ir ao evento e, consequentemente, fazer o esperado pela Bradesco com o vídeo promocional.

Os benefícios de motion graphics 

Porque utilizar o motion graphics? Explicar isso para um cliente é essencial para ele ter noção do alcance e do impacto que o produto dele pode causar no espectador. Primeiramente, o impacto visual que o produto ganha já é um ponto positivo, pois irá trocar um ator que fala sobre o produto para uma animação elegante, divertida e atrativa para todos os tipos de público, desde criança até idosos. Além disso, ele prende mais a atenção do observador pelo movimento constante e a utilização de efeitos sonoros para complementar ainda mais o vídeo. Outro aspecto é o poder que esse tipo  de animação tem de explicar mais facilmente os conteúdos que devem ser mostrados em um vídeo, pois mostra uma versão simplificada do que está sendo falado de forma clara e visual.

Como o motion graphics é um vídeo, a divulgação do produto pode ser disseminada em vários lugares, atingindo um maior número de pessoas, além de  não exigir um esforço mental para a leitura, gerando mais conforto para quem está vendo. Ele também pode se adequar a diferentes tipos de empresas e anúncios, levando as sensações desejadas para cada tipo de público.

 

Estilos de Motion

Dentre como um vídeo de motion graphics pode ser feito, há vários estilos a serem explorados. Não vou explorar  esse assunto de maneira mais específica, porém aqui ficam alguns exemplos de diferentes estilos.

  • Liquid Motion
  • Tipografia cinética
  • Flat Animation
  • Character Animation
  • Entre outros…

Motion designer

O profissional que atua com motion é chamado de motion designer, e sua atuação é variada. Como já falamos anteriormente neste artigo, a função acro é fazer e criar motion graphics. Portanto, a pessoa que atua com motion pode ser formada em Design Gráfico e ter especializações em animações digitais, computação gráfica e especialidades da área. O importante é que esse profissional entenda a necessidade da criatividade para a área na qual eçe trabalha, portanto exercitá-la é sempre muito importante para projetos gráficos mais impactantes.

Assim como qualquer outro processo criativo, cada artista tem o seu: variando de plataforma de animação, tempo gasto em determinada produçã, etc. É importante que o motion tenha seu fluxo narrativo bem estruturado, para guiar seu trabalho e a história que se deseja contar com os motion graphics.

Onde procurar motion graphics

Para ter mais referências sobre as tendências de animações e até mesmo como aprender a fazer, o youtube e o vimeo são os lugares mais recomendados para os curiosos. Canais no youtube em português, que ensinam o conteúdo de forma clara e bem explicada são os: Vida de Motion, Layer Lemonade, Pedro Aquino FX e o AEDicas. Além disso, para quem conhece a língua do Tio Sam, há uma infinidade de conteúdos a serem explorados, como por exemplo o canal do MtMograph e, o mestre dos magos dos animadores, na minha opinião, Emanuele Colombo.

É isso, espero que tenha dado pra introduzir o incrível mundo que existe no motion graphics e inspirado alguém a tentar aprender ou melhorar! Valeu! Se você tem mais interesse nesse ou em outros assuntos, confira nosso podcast, o Os Agilistas. Nele, diferentes conceitos relacionados à tecnologia são debatidos e pensados por pessoas que entendem do assunto! Te esperamos lá! 

 

Além do podcast, se você tem interesse em trabalhar em um time que fomenta a cultura agil e o crescimento constante de seus colaboradores, considere fazer parte do time dti! É só acessar nossa página de carreiras e se inscrever na vaga que mais tem a ver com o seu perfil.

Preencha seus dados para receber nossa newsletter!

Ficou com dúvidas?

contato@dtidigital.com.br
R. Antônio de Albuquerque, 330 – 14° andar
Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-010

Cuidado

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para analisar sua experiência no site e personalizar conteúdos e anúncios durante sua navegação. Ao navegar pelo site, você autoriza a DTI Digital a realizar tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.

You will be redirected to spotify