As principais tendências do Marketing Digital em 2022

Por dti digital|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Fev 2022

O ano começou e chegou a hora de saber quais são as tendências do marketing digital em 2022.

Na era da Internet, a inovação acontece de forma rápida e contínua. A cada dia surgem novas tecnologias, plataformas, aplicativos e programas para atender os usuários.

Por isso, as empresas que investem em atividades de marketing digital devem se adequar aos hábitos e costumes de seus consumidores, sempre de olho nas tendências.

A seguir, você confere as principais tendências do Marketing para este ano, incluindo:

  • Marketing de conteúdo;
  • Newsletters;
  • Mobile Marketing;
  • Redes sociais emergentes.

São informações fundamentais para se posicionar na web, portanto, não perca!

5 tendências de marketing digital para 2022

Conheça algumas das principais estratégias que vêm sendo usadas e devem permanecer relevantes ao longo do ano:

Experiência por voz

A jornada do usuário, desde a pesquisa até a compra, utiliza cada vez mais recursos de voz. De acordo com um estudo recente da Juniper Research, as compras por voz tendem a crescer exponencialmente até 2023.

Além disso, o uso de assistentes virtuais está ganhando popularidade com o surgimento de novas funções para ajudar nas tarefas diárias.

Marketing de conteúdo

Estratégia já clássica, o Marketing de Conteúdo continua sendo uma grande tendência para este ano. É cada vez mais comum investir em conteúdo relevante e criativo para captar a atenção do usuário.   

O marketing de conteúdo, além de fornecer informações aos usuários, também aprimora as estratégias de marketing, promove as atividades comerciais e atrai mais pessoas por meio do conteúdo gerado.  

Uma das tendências de marketing para 2022 será o conteúdo orientado por dados e análises mais profundas, para tornar toda a estratégia mais valiosa e assertiva.

Newsletters

Há tanto conteúdo acessível na internet que é fácil se perder e não saber para onde olhar. As newsletters são formatos perfeitos para disponibilizar conteúdo segmentado, para além de campanhas de Twitter Ads e derivados.

O papel de analisar e filtrar informações e notícias sobre um nicho pode e deve ser desempenhado pelas empresas. 

Desde que o foco seja nos interesses dos clientes, o potencial é enorme. Iniciativas como o Substack e os editores de newsletters do LinkedIn e Twitter estão dando ainda mais vida a esse canal, amplificando as vozes de quem já trabalha nessas redes e promovendo espaço para novos criadores.

TikTok

Nos últimos tempos, o TikTok vem se consolidando como a rede social do momento. A plataforma de vídeos curtos e virais dita as regras em termos de tendências e consumo de materiais instantâneos.  

O app também deve crescer muito como canal de aquisição em marketing digital. Para se atualizar sobre o que os jovens vêm produzindo e assistindo, é só baixar o TikTok e conferir o conteúdo postado nele.

Dessa forma, você pode descobrir como posicionar sua marca nele de maneira orgânica e bem-sucedida.

Mobile Marketing 

Atualmente, é inconcebível desenhar uma estratégia de Inbound Marketing que não leve em conta a otimização para aparelhos móveis.

No Brasil, 79% do tráfego total vem de tablets, laptops e, principalmente, smartphones. A previsão é que os números sejam ainda mais impressionantes em 2022.

Portanto, é fundamental considerar o mobile na execução de suas ações de marketing. Sites sem design responsivo perderão clientes. Se você está investindo em publicidade online, é essencial começar a veiculá-la em plataformas mobile-friendly.

A tendência que vemos continuar a crescer nesse ritmo no próximo ano é o uso de aplicativos: o Brasil ocupa o segundo lugar no mundo na lista dos países que mais usam aplicativos a cada mês.

Diante disso, é claro que as empresas que investem em aplicativos vão favorecer suas estratégias de marketing digital!

 

Quer ver mais conteúdos como esse?

Aposte nas estratégias multiplataformas

As tendências destacadas aqui não deixam mentir: para 2022, o foco é apostar nas estratégias multiplataformas.

Estar onde o público está nunca foi tão abrangente. O ideal é estudar o comportamento do seu público-alvo para, então, definir quais serão as redes sociais e os formatos utilizados.

Com isso em mente, comece a se planejar para seguir fazendo bons negócios na web!

Os computadores, tablets e smartphones são partes indissociáveis da vida de milhares de pessoas. É preciso aproveitá-los para captar leads e converter clientes, usando a criatividade e a análise de dados!

Por: Ideal Marketing

Quer saber mais?