Como gerar gráficos usando python

Por Gustavo Lemos|
Atualizado: Ago 2023 |
Publicado: Mar 2021

Você está iniciando seus estudos em Python mas ainda está encontrando alguns desafios na hora de criar os gráficos? Esse artigo é para você!
Há muitas formas de se trabalhar com dados e existem algumas ferramentas muito boas, como o próprio Excel. Mas, como gerar conteúdo gráfico dinâmico de maneira simples? Para começar, você precisa ter o python instalado em sua máquina e ter uma boa noção básica com uso da linguagem de programação python.

O que é Matplotlib?

A Matplotlib é uma biblioteca de software para criação de gráficos e visualizações de dados em geral, feita para e da linguagem de programação Python e sua extensão de matemática NumPy.

Quer ver mais conteúdos como esse?

Como instalar Matplotlib?

No Python, existe uma biblioteca muito famosa para criarmos gráficos, é a Matplotlib. Com ela, podemos montar diversos tipos de gráficos. Para começar a usar a biblioteca, temos que instalá-la. Portanto:

pip install matplotlib

Ela possibilita a criação de  variados gráficos com várias modificações, que são possíveis de configurar usando o gráfico python. Use o comando abaixo no seu projeto:
Python

Como plotar gráficos usando matplotlib em Python?

A Matplotlib é uma biblioteca Python de plotagem 2d, que auxilia a biblioteca matemática NumPy. Pode ser usada em scripts Python, no shell Python e IPython, em servidores de aplicação web e outras ferramentas de interface gráfica.
A seguir, mostramos como plotar alguns gráficos usando matplotlib.

#importando a classe, da forma mais usual
import matplotlib.pyplot as plt
#definindo variáveis que vamos usar nos exemplos
x = [1, 2, 3]
y = [10, 20, 30]
y2 = [15, 10, 40]
y3 = [20, 10, 35]
yBar = [3, 10, 7, 5, 3, 4.5, 6, 8.1]
z = [i * 1.5 for i in yBar]
xBar = range(len(yBar))
azul = "blue"
verde = "green"
preto = "black"

Desenhando uma linha:
def plota_linha_1():
plt.plot(x, y)

Ainda ficou um pouco confuso? Vamos ver outro exemplo:

Como plotar gráfico em Python?

Contexto

Nessa mesma pasta, você deverá criar um arquivo python, como, por exemplo, “grafico.py”. Utilizaremos  a biblioteca para criar – ou plotar gráfico. Portanto, o primeiro passo é importar a parte da biblioteca responsável pela plotagem dos gráficos.
Python
Agora, simularemos alguns dados fictícios para gerar um gráfico a partir do exemplo a seguir:
Imagine que a empresa em que você trabalha deseja visualizar ou plotar gráfico em uma apresentação com base nos dados dos produtos e seus respectivos lucros do mês atual. Esses dados lhe foram entregues da seguinte forma:

  • Produtos A, com 500 reais de lucro total;
  • Produtos B, com 200 reais de lucro total;
  • Produtos C, com 400 reais de lucro total;
  • Produtos D, com 200 reais de lucro total;
  • Produtos E, com 50 reais de lucro total.

Criando o gráfico

Agora, criaremos um gráfico das nossas vendas mensais para comparar o lucro. Para isso, precisamos falar para o pyplot quais são os produtos e quais são seus respectivos lucros. Faremos isso criando duas listas, uma com os produtos e outra com os valores.
Python
Diante disso, basta indicarmos para o pyplot plotar (plot) o nosso gráfico e, posteriormente,  para ele criar e plotar o gráfico. O pyplot construirá o gráfico e o guarda em uma região da memória. Para conseguirmos ver o gráfico, guiar o pyplot a mostrá-lo ( show() ):
Plotar gráfico
Clicando no CTRL + F5, o seguinte gráfico será plotado:
gráficos usando python
Perceba que temos um problema: a visualização de lucro do produto D não está visualmente tão fácil de identificar. Por isso, vamos duplicar e acrescentar um terceiro parâmetro na plotagem, deixando o código da seguinte forma:
gráficos usando python
Clicando no CTRL + F5, o seguinte gráfico será plotado:
gráficos usando python
O Matplotlib por muitas vezes é questionado, devido a sua simplicidade. O gráfico python pode ser mais fácil do que muitas pessoas imaginam. Entretanto, as pessoas que fazem o seu uso têm em mãos uma ótima ferramenta prática para usar em vários momentos de sua vida, sem muitas dificuldades.

Gráfico Python

Apresentamos neste artigo algumas formas de gerar gráfico e plotar gráfico usando python. Se você quer entender mais sobre o assunto ou tem mais conteúdo para agregar, confira outros artigos técninos em nosso blog!
Lembramos que além de gerar o gráfico python e agregar título e nomes a ele, podemos fazer coisas como alterar a cor da linha e do fundo. Além disos, é possível aumentar o tamanho das fontes, entre diversas outras preferências individuais, isso vai depender de como você precisa do gráfico python e como irá plotar.
Gosta de tecnologia, agilidade e transformação digital? Então acessa o nosso podcast “Os Agilistas” lá no spotify e fique por dentro de mais assuntos como este. Além disso, se você tem interesse em fazer parte de um time ágil na prática, você pode se inscrever em um de nossas vagas disponíveis na página de carreiras. Quem sabe você não aprender a plotar gráficos com a gente? Venha ser dti!

Quer saber mais?

Desenvolvimento de Software

Confira outros artigos

WhatsApp Business na sua estratégia: muito além de um chatbot

Podemos dizer adeus a conversas monótonas com chatbots limitados e sem personalidade. Daqui em diante, veremos interfaces conversacionais oferecendo experiências digitais cada vez mais sofisticadas. Em outro artigo, abordamos como mais experiências estão sendo convertidas, progressivamente, em conversas e como essa tendência é potencializada pelos avanços nos modelos de Inteligência Artificial e nos canais de […]

Desenvolvimento de Software

inteligencia-artificial-ia-como-otimizacao-para-grandes-empresas

A Inteligência Artificial (IA) e otimização operacional nas empresas

Sumário1 Como a Inteligência Artificial (IA) pode otimizar operações empresariais e aumentar a eficiência? Descubra aqui!  2 Automatização de tarefas repetitivas e demoradas 2.1 Exemplos de IA para economia de tempo2.2 10 exemplos de como utilizar a Inteligência Artificial (IA) para automatizar tarefas repetitivas e/ou demoradas: 3 Melhoria da eficiência e redução de custos com Inteligência Artificial (IA)3.1 […]

Desenvolvimento de Software

Desenvolvimento Android e iOS

Desenvolvimento Android x iOS: 10 recomendações para o desenvolvimento produtivo

Entre agosto de 2022 e junho de 2023, o mercado de aplicativos móveis experimentou um crescimento notável, projetando um aumento anual de 13,4% até 2030, alcançando um mercado estimado em US$ 187,58 bilhões. E, certamente, a tendência é que essa expansão continue exponencialmente nos próximos anos.  Portanto, agora é a hora de explorar as oportunidades […]

Desenvolvimento de Software

Veja outros artigos de Desenvolvimento de Software