Métodos ágeis
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Qual abordagem é mais utilizada hoje: Metodologia ágil ou tradicional?

Metodologia ágil ou tradicional?

Atualmente, muito se tem falado sobre as metodologias ágeis, amplamente utilizadas por empresas ligadas à Tecnologia da Informação para o gerenciamento de projetos.

Graças a isso, a metodologia ágil é muito conhecida no mercado atualmente, sobretudo os principios manifesto agil.

Esse crescimento acabou contagiando muitos empreendedores. Eles começaram a exigir dos gestores da área de TI a aplicação dessas metodologias. Mesmo assim, muitas organizações ainda preferem investir nas metodologias tradicionais.

Métodos ágeis
Métodos ágeis

Qual abordagem é mais utilizada hoje: Metodologias Ágeis ou Tradicionais?

Antes de decidir qual método utilizar, é importante conhecer e compreender como cada uma delas funciona. A partir daí, verificar as vantagens de cada uma, de acordo com as necessidades da empresa.

As metodologias tradicionais trabalham com o conceito de produto por escopo. Isto é, um projeto só faz sentido quando ele é entregue 100% terminado e o cliente recebe o produto final em sua totalidade. Assim, as equipes se veem forçadas a seguir um plano sem possibilidade de adaptações ou desvios durante o processo de desenvolvimento.

Em contrapartida, nas metodologias ágeis as equipes realizam específicos e validam aos poucos a solução demandada. Assim, elas são mais aplicadas em projetos que são realizados em etapas, mais flexíveis. Podemos tomar como exemplo o projeto de um novo smartphone, que exige funcionalidades extras ou diferenciadas.

Metodologias Ágeis na prática

Na prática, o que deve ser analisado antes de fazer uma escolha entre os métodos é se o projeto será desenvolvido todo de uma vez ou de forma progressiva e step by step.

Outro ponto extremamente importante ao se analisar os dois métodos é que, no ágil, o cliente vai receber as funcionalidades de acordo com o avanço do projeto. Isso pode fazer com que ele não tenha a noção do custo total do produto que está comprando. Ele paga em partes, de acordo com o que recebe da empresa.

Por outro lado, com a utilização dos métodos tradicionais, é estabelecido um valor fixo junto com o escopo do projeto. Isso dá a pessoa uma melhor noção do projeto e de seu valor total. Entretanto, é um projeto rígido, pouco alinhado com possíveis mudanças de cenário.

Confira a lista de vantagens e desvantagens de cada um dos métodos:

Metodologias tradicionais

Vantagens

  • Maior percepção por parte do cliente referente ao valor total do projeto;
  • Entrega do produto em sua totalidade;
  • Maior enfoque na etapa de planejamento, com o objetivo de eliminar os riscos;
  • Realização de projetos de forma mais rápida.

Desvantagens

  • Planejamento rígido, com pouca flexibilidade de trabalho;
  • Não é interessante para clientes que querem sempre inovar e adicionar melhorias no seu produto.
  • Todo o processo é centralizado no gerente de projetos.
projetos ágeis
projetos ágeis

Metodologias ágeis

Vantagens

  • Se você busca alcançar a famosa transformação digital, esse é o caminho. O mundo digital está em constante metamorfose, escolher metodologias rígidas como as tradicionais irá apenas atrasar seu negócio.
  • Maior liberdade no planejamento do projeto e em cada etapa de trabalho;
  • Fluxo de trabalho cíclico, que permite melhorias constantes;
  • Discussão e flexibilização de projetos em conjunto;
  • Equipe trabalha mais unida e a divisão do trabalho é realizada de acordo com as habilidades de cada membro do time;
  • Existe uma participação mais ativa do cliente em todas as etapas do projeto, através de feedbacks.

Desvantagens

  • O produto é entregue por partes, o que pode não ser vantajoso para o cliente que precisa de um projeto 100% pronto;
  • Planejamento extenso, que exige várias análises em cada etapa do projeto;
  • Pode ter um custo mais imprevisível do que um projeto realizado com metodologias tradicionais.

metodologias ágeis
metodologias ágeis

Qual método devo adotar na minha empresa?

Se você tem um cliente que quer o projeto entregue 100% completo, não faz sentido utilizar metodologias ágeis. Isso comprometeria totalmente o cronograma e, consequentemente o escopo, além do aumento de custos e seguir os princípios do manifesto ágil. Por isso, seria melhor trabalhar com a metodologia tradicional neste caso.

Exemplo de uso da metodologia tradicional

Observa-se a aplicação das metodologias tradicionais em projetos ou licitações do governo, por exemplo. Nesses casos, é preciso apresentar um escopo totalmente detalhado, e se atentar aos principios manifesto agil de acordo com o que o edital pede. Consequentemente, as chances de mudanças no projeto são mínimas. Então, se você busca mais rigidez do que aperfeiçoamentos, os métodos tradicionais podem ser mais aplicáveis sem maiores problemas ou custos extras.

Exemplo de uso das metodologias ágeis

Se você começar um projeto novo e com inovações para uma marca de celulares, por exemplo, já fica bem mais interessante apostar nos métodos ágeis. Nesse caso, não há a necessidade de se fazer um produto totalmente completo logo de primeira. Pode-­se lançar uma versão inicial do smartphone tendo algumas funcionalidades diferenciadas. Assim, o objetivo seria de atrair clientes e testar como será a aceitação do novo aparelho no mercado.

No caso do smartphone, se a empresa investir em metodologias tradicionais e fazer um produto 100% completo, isso pode acarretar até mesmo prejuízos para o cliente. Por exemplo, o produto pode acabar se tornando caro demais, ter baixa aceitação e terminar por encalhar nas lojas. Isso não é interessante, nenhum cliente quer perder dinheiro.

Ademais, outro aspecto que interfere na decisão entre as metodologias ágeis ou metodologias tradicionais é a cultura da organização. Em muitos casos onde os métodos ágeis teriam aplicabilidade, os gestores preferem trabalhar com a metodologia tradicional. Isto porque eles já estão acostumados com essa forma de trabalho e com os princípios do manifesto ágil, com a percepção do valor total, do produto final e uma entrega mais rápida.

Metodologias ágeis são adequadas somente para empresas de tecnologia?

Não, elas também são bem aceitas em outras área! Sem dúvidas, os métodos ágeis nasceram das áreas de TI, sobretudo de desenvolvimento de softwares. Porém o que chamamos de Transformação Digital vai muito além da aplicação de um novo software.

Ela conta com uma mudança no cerne do gerenciamento de projetos de uma empresa, focados na entrega de valor para o cliente. Existe um grande potencial na abertura de empresas tradicionais para o agilismo.

Afinal, a transformação digital é uma reação à uma realidade de incertezas e mudanças constantes. Ainda que empresas tradicionais podem sofrer menos os impactos dessas mudanças, para sua sobrevivência no mercado a inovação é essencial.

Dá para aplicar os dois métodos?

Nada impede que uma organização utilize os dois métodos, dependendo do projeto, ajustando a necessidade de acordo com cada cliente. A empresa não precisa seguir 100% um tipo de metodologia, pois cada produto vai exigir um tipo de abordagem distinta. Basta analisar e fazer a adaptação ao método mais adequado.

Os Agilistas, Episódio 109: práticas ágeis em uma empresa tradicional

Primeiramente, faça a análise dos pontos positivos e negativos de cada um dos métodos ágeis para a sua organização. Em seguida, veja se é mais interessante trabalhar com as metodologias ágeis e os principios manifesto agil, com as metodologias tradicionais ou até mesmo avaliar se vale a pena trabalhar com os dois métodos.

Afinal, nada impede que elas possam trabalhar lado a lado, para que uma fortaleça a outra. Ambos os métodos são interessantes, mas não são perfeitos. Entretanto, quando aplicados em conjunto, podem fazer a diferença em uma empresa.

Ainda prefere investir em uma metodologia apenas? Leia mais sobre metodologia ágil! Se quer trabalhar com os principios manifesto agil na prática, se inscreva em nossa página de carreiras. Lá, você confere a oportunidade que mais tenha a ver com seu perfil. Venha ser dti! 

Preencha seus dados para receber nossa newsletter!

Ficou com dúvidas?

contato@dtidigital.com.br
R. Antônio de Albuquerque, 330 – 14° andar
Savassi, Belo Horizonte – MG, 30112-010

Cuidado

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para analisar sua experiência no site e personalizar conteúdos e anúncios durante sua navegação. Ao navegar pelo site, você autoriza a DTI Digital a realizar tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.

You will be redirected to spotify