O que é Persona: A definição personalizada do seu interlocutor

Por Arthur Almeida|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Jul 2021

Com a transformação digital, muito se discute sobre persona: quem é o meu público, com quem eu converso e com quem eu quero comunicar são perguntas frequentes e feitas por empresas que desejam adentrar o contexto online de pessoas. Neste artigo, apresentamos o conceito de persona, além de desmistificar alguns medos e exemplificar sua utilidade. Bora lá? 

O que é persona?

Com a ascensão do marketing digital e as novas formas de consumo online, saber quem é seu interlocutor se tornou fundamental para conversar de maneira mais assertiva com ele. Além disso, no contexto atual, as organizações precisam desenhar um perfil específico e único de lead (ou consumidor, ou stakeholder), pensando em características de personalidade, idade, gênero e atribuindo até mesmo nome: e é exatamente daí que surge o conceito de persona. 

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Quanto mais detalhes, mais próxima sua persona será 

 Depois de entender a Persona como a representação de um ”cliente ideal”, é preciso definir uma série de fatores para o mesmo. Separamos abaixo alguns tópicos que devem ser levados em consideração no momento de construção da sua persona. Assim, seu produto será destinado e entregue com mais assertividade: 

  • Desejos e ambições
  • Hobbies
  • Estilo 
  • Idade 
  • Etnia 
  • Orientação Sexual
  • Nível de educação 
  • Inseguranças
  • Faixa Salarial 
  • Quais as redes sociais que utilizam? 

Quanto mais se souber sobre o consumidor do seu produto, mais otimizadas serão suas vendas. Os estudos de persona ajudam – e muito – na produção interna de conteúdo, campanhas de marketing e tom de voz para as redes sociais. 

A linguagem da sua audiência diz muito sobre como e onde as divulgações devem ser feitas.  É preciso saber coisas mais específicas, como: se o cliente fala gírias, se ainda consome mídia impressa, se come carne, se gosta de praia ou se é mais do time cinema, etc. São essas características específicas que fazem um produto ser a representação de alguém. 

Defina valores e crenças: consumidores veem a marca como um espelho 

Os valores e causas do produto devem estar diretamente ligados aos valores da persona, atribuindo ao objeto de venda uma extensão da personalidade de quem vai comprá-lo. Isso ajuda na criação de laços mais próximos e, sobretudo, de identificação. 

Quando criança, nós assistimos diversos filmes que representam personagens que sejam uma figura ideal: do qual a gente se sente próximo e ele acaba se tornando uma extensão de nossa personalidade. Isso é extremamente importante para a venda de um produto porque quando você se vê representado ali, naquela marca, as chances da compra ter sido uma boa experiência triplicam, garantindo uma clientela fiel. 

Ainda falando sobre a transformação digital e sua influência sobre o conceito de persona, é preciso levar em consideração os debates sociais que estão em alta! Nunca se olhou tanto para os ideais de um produto como hoje em dia. Por isso, além de apenas vender, é necessário prestar atenção em detalhes e construção de uma narrativa inclusiva e atenta aos preconceitos e mudanças da sociedade. 

Persona - criatividade

É Persona ou Público-alvo?   

A diferença entre Persona e Público-alvo também é um dilema para quem quer começar um produto digital ou quer levar seu produto para esse ambiente. O público-alvo diz respeito ao grupo de pessoas para quem você se destina a vender algo: é uma parcela mais generalizada de pessoas que consomem o seu produto.

Em contrapartida, a persona é a representação específica do cliente ideal, sem pensar no marco dos consumidores e definindo hábitos e características únicas de uma pessoa real.  

Ao pensar: “Senhoras brancas entre 60 e 70 anos que moram no centro de Belo-Horizonte”, pensamos em público-alvo. 

No entanto, ao pensar: “Dona Ivete, de 64 anos, é aposentada e viúva. Ela gosta de sair na parte da manhã para ir ao sacolão e à padaria. Depois de passar nos estabelecimentos citados, ela faz pilates e cuida de sua gata”, pensamos em persona. 

Com o exemplo acima, é mais fácil visualizar como divulgar hortaliças e ração de gato de forma mais estratégica. Agora, a organização pode procurar possíveis oportunidades de conversar com as “Donas Ivetes” existentes na cidade de Belo-Horizonte, e, a partir disso, estabelecer ações de marketing.  

Como criar uma buyer persona? 

Muitas dúvidas surgem quando precisamos de colocar a mão na massa. Ao usar o termo “mão na massa” quero dizer finalmente criar a sua persona. Esse estudo deve ser iniciado com perguntas! Separamos abaixo algumas que te nortearão na hora de criar seu cliente ideal: 

  • Qual característica do seu negócio MAIS chama a atenção dos clientes? 
  • Quem são os clientes ideais? (Levando em consideração os tópicos citados em “detalhes” 
  • Quem é responsável pela tomada de decisão dos seus clientes? Os pais? Ele mesmo? Parceiros de trabalho? Cônjuge? Ele mesmo? 
  • Qual o nível de instrução necessário para que o cliente entenda sua marca? Entenda qual tom de voz usar, seja em newsletter, e-mails ou redes sociais. 
  • Quais são os principais desafios da sua futura persona? O que mais a desafia? Qual é sua zona de conforto? Mapeie as forças e fraquezas da sua persona, assim você pode se apresentar com a solução, 

Essas perguntas são fundamentais ao criar uma persona, afinal de contas elas servirão de base para criar um consumidor ideal. Esse “ideal” significa que a persona compactua com os valores do produto oferecido e são a representação personificada da marca no mercado. Feitas as perguntas, prontos para começar a juntar as peças e criar o frankenstein perfeito? 

Exemplos de personas

Uma vez que as características individuais foram pensadas e estabelecidas, e as perguntas também já foram feitas e respondidas, chegou a hora de testar! Para o protótipo, o conceito do mapa de empatia deve ser usado, e, de maneira resumida, ele serve para definir a persona com base nas emoções dela, e não apenas das características fenotípicas. Use o exemplo abaixo como base para seu mapa: 

Mapa da empatia - persona

Essas emoções farão parte da jornada do cliente do início ao fim, seja pela forma com a qual ele procura uma marca ou pelo feedback que ele terá sobre a mesma. Por isso, é importante usar a emoção e personalidade da persona de maneira assertiva, mas sempre levando em consideração o senso ético e moral da propaganda. 

O que é US person?

Este termo pode ser associado ao uso de persona do marketing digital, mas não tem qualquer relação direta. US person é um termo em inglês usado para pessoas que residem nos Estados Unidos ou que possuem a cidadania norte-americana, ou seja, que possuem o green card. 

A criação da persona somada ao mapa das emoções, na teoria, farão um protótipo eficiente: reflexo direto da forma como os estudos guiaram seu processo. Embora esse exercício de criação do mapa da empatia, das perguntas e dos tópicos definidos seja eficaz, ele ainda é um protótipo. Isso significa que a prática pode mudar tudo e te levar a refazer o processo outra vez. Então também esteja aberto e disposto a testar! 

persona - agilistas

Além da persona, um importante passo para a ascensão de um produto (seja ele digital ou não) é a definição de um método de trabalho. Pensando nisso, recomendamos o nosso podcast, Os Agilistas. Nele, a metodologia ágil é discutida de maneira dinâmica e fácil, o que pode aproximar o seu ambiente de trabalho ainda mais do futuro do mercado de trabalho.

Tem interesse em fazer parte de um time que fomenta o crescimento constante e trabalha com personas para definição de metas? Então corre em nossa página de carreiras e se inscreva na vaga que mais combina com seu perfil. Te esperamos lá!

 

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