Retrospectiva 2020: para além da pandemia

Por Luan Jordano|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Jan 2021

Quando estudamos marcos históricos durante a experiência acadêmica, sempre imaginamos como deve ter sido viver aquele período e presenciar momentos que seriam lembrados por várias gerações pela frente. Bem, agora não precisamos mais somente imaginar: 2020 foi um divisor de águas, que certamente será objeto de estudo e discussão pelos próximos anos. 

2020 foi o ano em que sentimos, na pele, um dos maiores princípios do Agilismo: tudo pode mudar em questão de instantes. Reuniões pelo Zoom e pelo Teams entraram para a nossa rotina, aprendemos, e ainda estamos aprendendo, a ficar distantes daqueles com os quais compartilhávamos a maior parte da semanae enfrentamos desafios que, até alguns meses atrás, nem imaginávamos serem possíveis 

2020 condensou uma década em 365 dias. Uma década de mudanças e crises, mas também de aprendizados e conquistas. Aqui na dti, nós tivemos o apoio dos nossos incríveis crafters e parceiros, que fizeram dessa jornada uma experiência extremamente enriquecedora. Por isso, nem mesmo a distância conseguiu nos parar:  

  • atingimos a marca histórica de 100 episódios no nosso podcast Os Agilistas;  
  • demos boas-vindas aos mais de 400 novos crafters; 
  • mais de 10 mil pessoas acompanharam, do sofá de suas casas, os nossos vários eventos, bate-papos, palestras e workshops realizados ao longo de 2020 
  • conquistamos 8 clientes novos em 8 semanas, completando 20 novos aliados na transformação digital neste ano; 
  • e, é claro, continuamos na nossa missão de dominação mundial (rs): agora a dti também atua no Estados Unidos, Canadá, Áustria e Ásia! 

Além disso, foram dezenas de projetos desenvolvidos parcial ou totalmente de forma remota, e todos se provaram experiências muito enriquecedoras e bem-sucedidas! Selecionamos alguns destaques do ano para a nossa retrospectiva 2020:  

Jeep lovers unidos em um único app 

Já estamos familiarizados com a trilha da transformação digital, mas agora estamos levando o digital para as trilhas naturais no coração do Brasil: o app Jeep Trilhas foi desenvolvido não somente para ser um guia turístico digital, mas para reforçar esse senso de comunidade entre os amantes da marca Jeep, que coleciona uma legião de fãs no mundo todo, principalmente no Brasil.  

Além das funcionalidades já disponíveis, como 11 localidades e 58 trilhas mapeadas, com informações exclusivas sobre seus atrativos, e a oferta de condições especiais para os usuários nos restaurantes e hospedagens da região, a expectativa é de, em breve, evoluir o app para uma “rede social” capaz de conectar jeepeiros do Brasil inteiro.  

Esse foi um case bem desafiador, uma vez que foi desenvolvido quase integralmente durante o período de quarentena, com uma equipe super enxuta de apenas 3 membros. Mas, todo o esforço valeu a pena: hoje, o Jeep Trilhas já acumula mais de 20 mil downloads nas lojas virtuais e uma nota média de 4,6/5,0 entre os usuários, representando um grande passo na relação da FCA com seus clientes!  

Quer ver mais conteúdos como esse?

Retrospectiva 2020 Vale: assegurando a saúde de quem mais importa 

Assim como todas as empresas do mercado global, a Vale também foi afetada pela pandemia. Porém, ela faz parte de um segmento considerado essencial para o Brasil e, por isso, fechar as portas por meses não era uma opção. Então, como continuar as atividades, mantendo ao máximo a segurança e saúde dos funcionários? A solução encontrada foi o GCM (Gestão do Contingenciamento Médico)! 

Em parceria com a dti, a primeira versão do sistema GCM foi desenvolvida em apenas uma semana, devido a sua necessidade imediata. Iniciado como um prontuário médicohoje o GCM abrange todo o processo de monitoramento diário dos sintomas autodeclarados por todos os funcionários, seus familiares próximos, e prestadores de serviços da Vale. Isso representa cerca de 3 milhões de formulários preenchidos por mês, que são lançados em um repositório centralizado e acompanhado pelo time médico da empresa. 

A evolução do GCM foi tão grande que hoje ele é capaz de informar quem está ou não autorizado a entrar na Vale, com base nos históricos coletados, a fim de manter um ecossistema interno saudável e seguro. A eficácia do sistema foi reconhecida até por órgãos externos. Assim, chegou a ser adotado como plataforma de acompanhamento médico oficial do governo de Moçambique durante a pandemia de COVID-19! 

CTA Retrospectiva 2020 - Material Indústrias

Kits Rápidos Pardini: agilidade no combate à COVID-19 

A nossa retrospectiva 2020 não estaria completa sem o case dos Kits Rápidos Pardini, certo? 

A experiência tende a se nivelar por cima. A régua irá subir, independente do ramo de atuação da companhia. Não adianta mais digitalizar por digitalizar. Sem um serviço digitalizado simples, humano e eficaz, os clientes se afastarão. João Alvarenga, diretor de TI e Digital do Grupo Pardini 

Se a pandemia de COVID-19 exigiu reações rápidas de segmentos como Indústria e Educação, imagina no caso da Saúde! 

Todos os olhos estavam voltados para o setor, e o mundo inteiro acompanhava de perto quais seriam os próximos passos da luta contra o coronavírusnão havia tempo a perder! 

Assim que a pandemia mostrou que não iria embora tão cedo, o Hermes Pardini agiu com absoluta agilidade e, em parceria com a dti, foi desenvolvido o sistema de solicitação dos Kits Rápidos em apenas uma semana! Através dele, os laboratórios conveniados ao grupo Pardini podem solicitar, por meio de uma plataforma web, os testes rápidos utilizados no diagnóstico da COVID-19.  

A solução foi um sucesso, batendo o recorde de vendas por dia na vertente Lab to Lab – a área referente ao relacionamento com outros laboratórios – do Pardini. E, o principal: milhares de pessoas foram beneficiadas com essa reação rápida à brusca mudança de contexto. 

CTA Retrospectiva 2020 - Material Saúde

Superamos 2020. E agora? 

Ao fim dessa retrospectiva 2020, não restam dúvidas: o último ano foi diferente de tudo que já presenciamos, e ele ainda deixará marcas por muito tempo. A partir de agora, mais do que nunca, é importante sempre termos em mente: devemos contar com o inesperado.   

Estruturas rígidas e modelos tradicionais sofreram muito mais com essa necessidade de uma adaptação imediata do que aquelas que já colocam em prática os princípios do Agilismo. Definitivamente, é em contextos adversos como o que vivemos que o true agile mostra ainda mais o seu valor, extraindo conhecimento dos problemas e desafios.   

CTA Retrospectiva 2020 - Os Agilistas #106

Agradecemos aos vários parceiros que nos acompanharam em 2020: sem eles o nosso sucesso não seria possível. E, se ainda há dúvidas, é claro que estamos preparados para 2021! A pergunta aqui é: 2021 está preparado para a gente? 

Quer saber mais?