Dicas de carreira: como se sair bem no primeiro emprego

Por Fernanda Camargos|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Ago 2021

Afinal, como se sair bem em um processo seletivo e em novos empregos? Durante a minha trajetória na área de Pessoas/RH, tive contato com inúmeras pessoas que estavam ingressando no mercado de trabalho. Muitas vezes participei da 1ª entrevista profissional de alguns candidatos às vagas, e, a partir disso, trouxe insights e dicas de carreira para quem tem interesse no assunto e quer se destacar. 

E uma lição importante que aprendi é que começos podem ser estressantes. São muitas novidades, situações diferentes, e muitas vezes, não sabemos qual o melhor jeito de lidar com elas. Não conhecemos as pessoas ao nosso redor e podemos ficar inseguros em relação a todos esses fatores.  

Quando você estuda sobre formação de times, descobre que uma das fases iniciais da formação é a do conflito. Tensões são geradas uma vez que opiniões divergentes começam a aparecer, e o mais importante: você ainda não confia naquelas pessoas pois não as conhece. O início de carreira não é muito diferente, seja quando vivenciado por alguém que está em uma transição com dicas de carreira ou por alguém que está no seu primeiro estágio ou emprego. 

Entender melhor como é essa fase de início de carreira pode fazer com que você se sinta bem, confiante, e consiga aproveitar melhor esse processo. E essas são algumas dicas que eu preparei para vocês: 

Dicas de carreira 1: Conheça a sua própria história.

Ao ir para uma entrevista, saiba contar a sua história pessoal e profissional: Isso já te ajuda a responder a pergunta interna de como se sair bem em um processo seletivo, de uma maneira individual e única. Entender como você chegou até ali, quais obstáculos precisou enfrentar, quais oportunidades você teve e o que já conseguiu desenvolver é essencial ao iniciar sua carreira. O objetivo principal de uma entrevista é te conhecer. Entender o que você já vivenciou – mesmo que seja experiências da escola, da faculdade, projetos paralelos ou até mesmo vivências profissionais de outras áreas – será importante para que a empresa entenda se o seu perfil dá match com o que ela busca.  

Para que o papo seja legal, antes de qualquer coisa, você precisa se conhecer! Tire um tempinho para reviver a sua história e tente responder algumas dessas perguntas: 

Quais foram os principais marcos da sua história?
O que você aprendeu e o que busca continuar aprendendo?
Qual a sua motivação? 

Você não precisa ter uma resposta rígida e pronta pra tudo. Afinal de contas, somos sempre seres em construção! Até mesmo entender que você não sabe algumas destas respostas pode te ajudar a mostrar quem você realmente é e o que busca ser. 

Quer ver mais conteúdos como esse?

Dicas de carreira 2: Crie conexões, peça ajuda e colabore sempre que possível. 

Conhecer as pessoas do seu novo ambiente de trabalho, saber o que elas fazem e qual é a história delas será essencial para que você comece a criar laços. Assim, você começará a confiar nas pessoas ao seu redor – e vice-versa – e terá apoio sempre que precisar. O início de carreira é desafiador e ter com quem contar é mais do que essencial. Ninguém cresce sozinho e caso você tente o processo seria muito mais difícil. Seja aberto a experiências que te convidarem, participe de projetos paralelos – sempre que possível dentro da sua gestão de tempo – e peça ajuda sempre que não enxergar um caminho ou solução.  

Na dti digital temos uma rede conectada e colaborativa. Dentro do seu próprio contexto você pode contar com o seu squad, com a sua tribo e sua aliança. Mas se quiser expandir mais ainda suas conexões, pode participar de Guildas de diversos temas: Dados, Arquitetura, Front-end, Liderança, Produto, Segurança e muitos outros. 

Dicas De Carreira - EP 106

Dicas de carreira 3: Faça questionamentos antes de propor soluções. 

Uma situação muito comum para quem acaba de chegar em uma nova empresa é a pessoa se sentir ansiosa para “mostrar serviço” e confirmar que sua contratação valeu a pena. Apesar disso parecer ser um bom caminho, pode não ser tão interessante para todos os outros colaboradores que já estavam lá, trabalhando arduamente há algum tempo.  

Se você é novo no contexto, você ainda não conhece todas as suas facetas e não sabe o que já foi testado anteriormente. Isso não quer dizer que você não possa opinar, mas que tal transformar essas soluções em perguntas? Assim, você vai entender cada vez mais o ambiente em que está, e quando for o momento, suas possíveis soluções e ideias serão muito mais assertivas.  

O progresso se constrói no dia a dia. 

À medida que o tempo passa e você ganha mais experiência, aprendemos uma lição valiosa: o progresso é diário. A fórmula para como se sair bem em um processo seletivo é construida de diferentes maneiras e com diversos fatores. Muitas vezes podemos nos perder no mundo das ideias e começar a imaginar soluções instantâneas para crescer profissionalmente. Mas essa não é uma realidade factível. É preciso esforço, dedicação e tempo. Não quer dizer que você deve sentar e esperar o tempo passar, isso também não é uma solução. 

Entender que a cada dia você pode progredir um pouco é a chave de sucesso para um grande resultado a longo prazo. Organize seu dia, sua semana, seu mês. Aprenda um pouquinho mais a cada dia. Faça pequenas tarefas todos os dias. Leia e estude um pouco todos os dias. Essa constância é que te levará a desafios mais complexos e importantes. Sem mágica, mas com muita dedicação. E você sentirá na pele que valeu a pena.  

Quer saber mais?