O programa de mentoria e sua trajetória profissional

Por Eduarda Cury|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Mai 2021

O programa de mentoria e sua trajetória profissional

A dti possui quatro forças principais, sendo elas: criatividade, cuidado, aprendizado e colaboração. Elas estão tão intrínsecas no nosso dia a dia que há aproximadamente um ano e meio atrás, nascia um experimento pautado nestes quatro fatores. O Programa de Mentoria surgiu da vontade de um grupo de pessoas a fim de prezar pela jornada profissional dos colaboradores da empresa. As mentorias são dinâmicas entre mentor e mentorado, sempre prezando pelo aprendizado do mentorado, mas com foco no crescimento de ambos.   

Quer ver mais conteúdos como esse?

Objetivos e contexto  

Nossa intenção foi viabilizar a troca de conhecimento principalmente entre pessoas de contextos diferentes, dando visibilidade tanto a quem queria aprender profundamente algum tema específico, como a quem poderia ensinar sobre. No final de 2019, início do experimento, contávamos com a participação de 10 duplas na mentoria: atualmente 100 duplas já passaram pela mentoria e continuamos a crescer com 126 duplas ativas, com aderência média de quase 20 pessoas por mês entrando no Programa. 

Programa de mentoria na dti  

Atualmente, o Programa de Mentoria tem como objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional do mentorado. É caracterizado como uma ferramenta de apoio neste desenvolvimento, como várias outras que temos na dti. Por exemplo, temos as Guildas, KTs, Tech Shots, Learning Loops, entre outros. 

 No caso da mentoria, é realizado um acompanhamento periódico de um mentor da dti que tenha um maior nível de experiência nas áreas de interesse escolhidas pelo mentorado e estejam alinhados à visão e objetivos da dti. 

Mentor e mentorado, em maioria, são colaboradores de tribos diferentes. Assim, geramos novos pontos de comunicação e colaboração, que geralmente são habilitadores para geração de novas oportunidades, trocas de contexto e dando força a estrutura descentralizada da dti. 

 Confiamos na criatividade e cuidado de cada dupla formada para garantir a qualidade do desenvolvimento, pois o grande diferencial da mentoria é que cada dupla se constrói e se transforma de maneira singular. Além disso, fornecemos apoio do Programa por meio de bate-papos mensais, tanto com mentores quanto com os mentorados. Ali, axiliamos uns aos outros a formar mentores cada vez melhores, com mais possibilidades de ensino e dar autonomia aos mentorados para levarem novas ideias as suas mentorias. Contamos também com um arsenal de formatos que auxiliam num embasamento inicial da mentoria, no entanto, o formato é livre e o que surge a partir de cada dupla é sempre surpreendente.  

Separamos abaixo alguns depoimentos de pessoas que experenciaram o Programa de Mentoria; 

“A mentoria de liderança técnica foi super importante para mim. Minha mentora, a Fernanda Vieira, já tem bastante tempo de dti e pôde compartilhar uma diversa gama de experiências enriquecedoras comigo. Como na época da mentoria eu já atuava como líder de desenvolvimento, foi possível aplicar os conceitos na prática e discutir com meu mentor web os resultados e desafios nos encontros seguintes. Isso fez toda a diferença no meu processo de aprendizado e evolução. Além disso, aproveitamos a rede interna da dti para fazer encontros com outras duplas, conhecendo mais contextos e visões diferentes. Gostei tanto da experiência que agora estou na minha segunda mentoria, dessa vez de arquitetura de software, com o Rafael Abdala, que também já está rendendo ótimos resultados!” Thais Moraes 

Programa de mentoria “Participar do programa de mentoria em Gestão de Produtos foi uma experiência incrível! Durante seis meses encontrava com meu mentor e criava um produto do zero. Nesse tempo consegui colocar em prática vários conhecimentos que eu tinha – que eram muito teóricos  – e tudo fez mais sentido! Além disso, temos um apoio muito bacana da estrutura da cuidar, que sempre reunia os mentorados para troca de experiências sobre a mentoria. A cultura de troca de conhecimento da dti permite que “juntos conseguimos ir mais longe” e cria várias oportunidades incríveis para todos seus colaboradores.” Ana Caldas

 

Mentor web

O conceito de mentor web é complementar ao conceito abordado neste artigo. Embora não seja nada relacionada à mentoria da dti, essa ferramenta é usada para conexões entre professores e alunos. Por meio dela, os alunos – ou mentorados – têm acesso aos dados das aulas, frequência, notas e recados importantes. O aplicativo pode, sim, servir como um grande auxiliar para mentores dentro deste contexto. Assim como o mentor, o mentorado também busca ser referência dentro do assunto o qual ele irá aprender mais a respeito. É importante que o mentor tenha ciência de sua trajetória e competências, levando segurança e confiança para os mentorados.

Programa de mentoria

Quer conhecer mais sobre nosso programa de mentoria? Que tal ouvir o episódio #121 do podcast: Os Agilistas? Lá, você confere informações sobre a metodologia ágil com pessoas incríveis e de maneira super dinâmica. Te esperamos lá para uma conversa enriquecedora!  

 

Quer saber mais?