O que é Web Design: A atuação do web designer no contexto digital 

Por Arthur Almeida|
Atualizado: Jul 2023 |
Publicado: Mai 2021

O termo Design é debatido há décadas e sempre traz consigo diferentes interpretações e contextos. Seja programando, projetando ou até desenvolvendo, o Web Designer está presente na vida de milhares de pessoas, e tende a estar ainda mais. Esse crescimento exponencial é devido às transformações que acompanham a tecnologia e suas plataformas. 

O Web Design está presente nos pontos visíveis e invisíveis aos nossos olhos, por mais que a gente  pense nele apenas como algo estético. Incluir a tecnologia e as mudanças digitais nesse conceito mais amplo sobre o que é o design, é fundamental para o compreendermos em um mundo ágil

O que é Web Designer? 

Como já dissemos no início deste artigo, há diferentes formas de conceituar o design. Ainda assim, podemos tentar encaixar “o que é web designer” em alguns termos mais palpáveis, como: Utilidade, Pessoas, Problemas, Soluções e Projeto. O conceito de Design ser atrelado à arte não é equivocado, mas o design tem um compromisso com soluções rápidas e otimizadas, diferente da arte propriamente dita. 

WebDesign

Voltando para as aplicações do Design na tecnologia, em cada um dos termos acima existe uma vertente diferente de atuação, ou seja: são muitas áreas possíveis. E que bom que seja assim! Uma vez que esse termo abrange diferentes processos, é possível ser um designer profissional com autonomia e multifacetado. 

Quer ver mais conteúdos como esse?

Web designer o que faz

São inúmeros tipos de funções exercidas por um web designer. Conhecemos Designer Gráficos, de roupas, UX, de softwares, OPS, etc. Todos eles compartilham do título de Design, embora suas atuações sejam bem distintas e sempre complementares. A tecnologia atua como um vetor de junção entre todos, uma vez que as demandas do mercado são sempre versáteis e nada presas em uma área só. 

Ainda que o senso comum diga que o Web Designer é responsável por criar sites estéticamente agradáveis e funcionais, eles atuam para muito além dessa bolha.

Web Designers, em geral, estão mais voltados para o desenvolvimento de layouts para plataformas digitais e criação de conteúdo do início. Isso implica que a pessoa de Web Designer também trabalha analisando necessidades do cliente e objetivos para o desenvolvimento de um site, com o objetivo de garantir a melhor experiência aos usuários. No campo mais tradicional, o Web Designer atua com a inserção de gráficos, peças estéticas e, como já citado neste artigo, linguagens como HTML. Para que isso aconteça de maneira otimizada e com foco específico, o web design pode usar ferramentas ágeis em seu dia a dia.

Web designer no mercado de trabalho

Conhecimento técnico é um ótimo primeiro passo para quem quer atuar no espaço de web designer. Além dele, é importante se lembrar de ter flexibilidade para lidar com diferentes projetos. Isso porque muitos web designers se prendem a um projeto único, nos quais ele atua.  Além de compreender as diversas faces que a profissão tem, é preciso compreender os aspectos técnicos.

O dia a dia de um Web Designer é relacionado à criação e desenvolvimento de layouts para plataformas digitais (sites, apps, etc) e criação de conteúdo.

Web Design

Geralmente, os programas mais usados por web designers são o Adobe Dreamweaver, CMS, WordPress e o clássico HTML. Entender todos não é uma exigência – pelo menos não na maioria das vagas – , mas compreender as diferenças entre elas e dominar pelo menos uma é necessário. Por isso, vale a pena investir em cursos de web design! Outro fator de destaque no mercado é o entendimento sobre experiência do usuário (User Experience).

O UX é importante não apenas para quem trabalha com design, porque ela é uma competência que abrange inúmeras áreas. Aqui na dti, a UX é atrelada à metodologia ágil, e usada pensando no usuário a todo momento. Se você quer saber mais sobre essa competência, acesse nossos insights! 

O retorno financeiro (vulgo web designer salário)  também é algo que sempre acaba pesando na hora de tomar decisões profissionais, certo? Bom, segundos dados do site “Vagas”, o salário do Web Designer tem um início de média R$1.582,00 e pode chegar a R$3.428,00.

Como atuar no web design? 

Não existe uma receita de bolo, muito menos há um manual com prescrições exatas sobre como se tornar um web designer. Ainda assim, alguns cursos e especializações são essenciais para a profissão:

  • Cursos profissionalizantes: é uma dica um pouco óbvia, mas segue sendo o principal método de adquirir conhecimento em qualquer área 
  • Leituras: recomendamos o “Princípios do WebDesign Maravilhoso”, do Jason Beaird, mas vale a pena experimentar novos insights 

Web Design

  • Converse com profissionais já atuantes no mercado: entender as dores e os prazeres de uma profissão é um ótimo primeiro passo. Assim, os dois lados já lhe serão apresentados sem medos, sem contar que isso ajuda na construção de um bom networking. 
  • Procure empresas que estão inclinadas para o mercado digital: saiba para onde a correnteza está indo, assim é mais fácil nadar na crista da onda tecnológica. 

WebDesign

Design Ops

Quem trabalha com design já deve ter esbarrado com o conceito de Design Ops em algum momento de sua carreira. Com a crescente dos times de design nas organizações, pessoas que atuam com design ops são destaques da área. Ainda que seja um termo novo, o ofício existe há décadas e se torna importante para iniciativas que querem que seu produto de design seja otimizado e apresente resultados ágeis.

Na prática, quem trabalha com Design Ops é responsável por planejar, definir e gerenciar todo o ciclo de design dentro de uma empresa. Sua meta é a garanta de que o time de design faça entregar eficientes em curtos períodos de tempo — tarefa que, dentro da cultura ágil, é base de todos os processos.

Se você nos acompanhou até aqui, sabe que um Web Designer pode atuar de diferentes maneiras e com competências diferentes. Além de fazer sites, há um universo inteiro de formas de atuar em um mundo de transformações, como é o digital. Se você quer acompanhar de perto essas transformações, escute Os Agilistas, nosso podcast que fala sobre tecnologia e mercado de trabalho, tendo o agilismo como a base das discussões.  Te esperamos lá! 

Quer ter a oportunidade de trabalhar como Web Designer em um time que entende de cultura agil, metodologias ágeis e fomenta o conhecimento constante? Então se inscreva em nossa página de carreiras e cadastre a vaga que mais encaixa com o seu perfil! Venha ser dti!

Quer saber mais?