
Case GERDAU SUMMIT

Sistemas de inteligência na industria
gerdau summit
smart rolls
entregas
gerdau+dti
A nossa história com a Gerdau é antiga e já somos próximos há muito tempo. Mas, foi através da Gerdau Summit que essa relação atingiu um novo patamar e se fortaleceu, consolidando definitivamente a nossa parceria.
A Gerdau Summit foi criada em 2017, a partir da Joint Venture entre Gerdau, Sumitomo Corporation e The Japan Steel Works (JSW).
Entre as principais atividades da empresa está a potencialização da linha de cilindros de laminação
em Pindamonhangaba, São Paulo.
o inicio da parceria >>
Foi nesse campo de atuação que se iniciou a parceria Gerdau Summit + dti: no primeiro semestre de 2019, a empresa nos demandou uma plataforma para monitorar os pedidos e o uso dos cilindros de laminação. Nas fábricas dos clientes da Gerdau Summit, esse acompanhamento era feito manualmente, por meio de planilhas de Excel, o que resultava em um monitoramento errático e em confusão de informações.

O impacto nos fluxos de produção era direto:
uma má gestão poderia levar à falta de cilindros e, sem cilindros, não há produção de chapas e lâminas de ferro. Em casos extremos, a fábrica poderia parar.
Iniciamos então o desenvolvimento de um sistema que realizasse uma melhor gestão do processo de laminação de chapas planas com cilindros. A ideia inicial era a implantação de um piloto em uma das fábricas clientes da Gerdau Summit e, caso bem sucedido, investiríamos na expansão do produto para todos os clientes da empresa. É aí que nasce o Smart Rolls.
No primeiro Design Sprint, foram determinados os objetivos do Smart Rolls:
prever demandas, realizar cálculos e análises qualitativas e unificar as informações relacionadas a desempenho, estoque e custo dos cilindros em um só lugar.
Além disso, definimos a entrega de 5 versões do Smart Rolls, cada uma abrangendo uma fase do processo de gestão dos cilindros. A quinta e última entrega será a versão final e completa do produto.

os primeiros MVPs >>
Depois de 4 Sprints foi realizada a entrega do MVP1, como ficou conhecida essa primeira versão da solução. Ao solucionar vários problemas de gestão de estoque, o MVP1 e parte do MVP2 preveem antecipadamente a falta de cilindros na fábrica e a interrupção da produção.

Além disso, as primeiras entregas trouxeram um outro valor agregado:
um melhor planejamento da compra de cilindros.
A partir dessa otimização da gestão, o Gerente de Oficina tornou-se capaz de fazer estudos mais precisos e estratégicos sobre o estoque de cilindros, evitando dessa forma desperdícios e gastos desnecessários.
a plataforma >>
A parte final do MVP2, o MVP3 e parte do MVP4 funcionam como uma plataforma comparativa do desempenho dos cilindros: com eles, o usuário consegue comparar a performance das peças da Gerdau Summit em relação aos concorrentes.

Essa função do Smart Rolls permite uma análise de custo/benefício mais assertiva, auxiliando o setor de compras na hora de escolher o melhor fornecedor de cilindros.
Isso já gerou uma uma economia de milhares de reais
na fábrica onde o projeto piloto está sendo implementado.
Com a proximidade das entregas finais do MVP4 e MVP5, e, finalmente, o lançamento do Smart Rolls completo, as nossas expectativas não poderiam ser melhores. Porém, o próprio presente já é motivo de muito orgulho:
o Smart Rolls solucionou problemas antigos e já gera grande valor para a Gerdau Summit.
Diante dos resultados, não nos resta dúvidas: nossa parceria ainda nos reserva um futuro de muito sucesso pela frente.

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